(UEFS) [...] “A energia nuclear não é eficiente, confiável, limpa e muito menos segura. Atualmente ela libera quantidades significativas de gases de efeito estufa e centenas de milhares de curies — unidade de radioatividade —, de gases e elementos radioativos fatais. Elas também são fábricas de bombas atômicas.” [...]
A energia nuclear não deve ser aceita como uma forma alternativa de energia para atender à demanda da população humana porque
Questões relacionadas
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Materiais:
- Papel sulfite branco em rolo (no mínimo 3m)
- Tinta guache
- Pratinhos de plástico
- Sapatos velhos das crianças
Desenvolvimento:
1 – Acredito que seria interessante abordar com as crianças como a natureza deixa suas marcas. Seguem aqui alguns exemplos:
A água da chuva
O rastro do caracol
O golfinho no mar
A lava do vulcão
2 – Ao apresentar cada imagem o professor poderá abordar o fato de que a natureza também desenha.
3 – A natureza desenha e seus desenhos permanecem como marcas. A partir daqui é interessante levar as crianças a pensar em como o homem deixa marcas...tanto para o bem como para o mal... e como isto tem influenciado na vida do próprio homem e do planeta.
4 – Pensar também em tudo o que o homem cria para demonstrar quem ele é: os documentos, o nome, o sobrenome, a fotografia 3X4, a impressão digital, bem como em tudo que escolhemos e que está diretamente relacionado a quem somos: nossas roupas e objetos pessoais, nosso quarto, brinquedos, etc.
5 – Na arte também existem várias maneiras do artista deixar suas marcas. Ele poderá fazer isto com o desenho
( caracterizado pelo predomínio da linha) , com a pintura ( predomínio da cor), com a gravura (predomínio da matriz).
6 – A matriz na gravura é o como um carimbo. Isto significa que o artista poderá tirar quantas cópias quiser de seu trabalho.
7 – Faremos hoje um trabalho a partir de um carimbo: os nossos sapatos! Ver na página 30 do livro a marca do pé do astronauta Armstrong na superfície da Terra.
8 - Após levar as crianças para o pátio, estender o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do papel aberto (de um lado e outro do papel para que nada fique sem ser usado ).
9 - Cada criança vai molhar seu sapato na tinta do pratinho e carimbar o papel deixando seu rastro.
10 – Quando fixar o trabalho na parede, o professor poderá montar a exposição dos sapatos junto à pintura.(eles poderão ser colocados no cantinho da parede, no chão, lado a lado ou sobre um aparador).
11- Olhe que belo desdobramento este trabalho poderá dar a partir dos sapatos pintados por Van Gogh:
1886
1886
1886
1887
1887
1888
1889
12 – Depois de registrar os rastros deixados por seus pés, apresentar as imagens de Van Gogh (o artista aparece na página 19 do livro). A partir daí as crianças poderão desenhar os seus sapatos (deixe que elas façam isto observando e desenhando). Busque o melhor de cada aluno, mas deixe que prevaleça sempre o modo como a criança percebe o que está vendo. Dê a ela liberdade para construir sua imagem como quiser.
Referências:
Água de chuva na erosão:
Rastro de caracol:
Vulcão:
Golfinho:
Sapatos de Van Gogh:
http://aprofessoratialilian.blogspot.com/2011/08/sapatos-arte-cultura-e-estilo.html
Sobre Van Gogh:
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u242.jhtm
www.pintoresfamosos.com.br/?pg=vangogh
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(ETEC) Os parques eólicos marítimos apresentam vantagens em relação aos parques eólicos terrestres, pois neles não há problema com o impacto sonoro e o desgaste das turbinas é menor, devido a menor turbulência do vento.
Na instalação dos parques eólicos marítimos, é preciso calcular sua distância até o continente, a fim de instalar os cabos condutores de eletricidade.
Observe o esquema que representa um parque eólico (A), uma estação elétrica (B) no continente e pontos auxiliares C, D e E para o cálculo da distância do parque eólico até a estação elétrica no continente.
No esquema temos:
- Ponto A: parque eólico marítimo;
- Ponto B: estação elétrica no continente;
- Ponto C: ponto auxiliar (C ∈ );
- Ponto D: ponto auxiliar (D ∈ );
- Ponto E: ponto auxiliar;
- A medida do segmento é 150 metros;
- A medida do segmento é 100 metros;
- A medida do segmento é 200 metros;
- Os segmentos e são paralelos entre si.
Assim sendo, é correto afirmar que a distância do parque eólico marítimo até a estação elétrica no continente é, em metros:
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(UNIT) Em 1839, o americano Charles Goodyear, após dez anos de muito trabalho nas tentativas de melhorar a borracha, deixou acidentalmente cair borracha e enxofre sobre um fogão quente e notou que a borracha havia se tornado menos mole e pegajosa, mais elástica e resistente às variações de temperatura. Começou assim o processo de vulcanização da borracha. Charles Goodyear obteve assim um material elástico, de boa qualidade e resistência mecânica.
A partir dessas informações, é correto afirmar que os trabalhos de Charles Goodyear levaram-no à seguinte conclusão: