Explicaê

01

(UNIFACS) Ao lado do vinho, a região do Mediterrâneo tem uma cesta de produtos nobres cujo consumo nos países em desenvolvimento, até recentemente, era restrito às classes altas. Nos últimos cinco anos, porém, artigos, como frutas secas, vinagre balsâmico, nozes e castanhas, começaram a ganhar mercado nos emergentes. Nos quatro maiores, os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), nenhum avançou mais rápido que o azeite. Desde 2005, as vendas do produto nesses países tiveram, em média, crescimento de 235%. (BETTI, 2010, p.105)

Uma das etapas do método tradicional de produção de azeite de oliva é esmagar as azeitonas entre duas pedras de uma prensa com movimentos opostos, até que o fruto fique reduzido a uma pasta, separando-se do caroço. Considerando-se que as pedras giram com uma frequência de 3000 rpm, é correto afirmar que a força centrípeta que atua em um caroço de azeitona, de massa igual a 5,0g, situado a uma distância de 50,0 cm do eixo da prensa, é igual, em N, a

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.