(Unit) Boa parte das explicações para os fenômenos químicos envolve conhecer o número das entidades microscópicas (átomo, íons, moléculas, fórmulas unitárias etc.) presentes em uma amostra. Porém relacionar o mundo microscópico com o macroscópico sempre foi uma tarefa difícil em ciência. Em Química, essa tarefa tornou-se mais fácil a partir de 1909, quando o físico francês Jean Perrin, em homenagem ao químico e físico italiano Amedeo Avogadro, introduziu a constante de Avogadro, que expressa o número de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
Percentual de população por classe social no Brasil (1995 e 2009)
18,5 milhões de pessoas subiram de classe social entre os anos de 1995 e 2009, mostra levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados mostram também que, nos últimos anos, a população de menor renda perdeu importância dentro do conjunto, caindo de participação de 34% no total da população até 1995 para 26% em 2009. Como consequência, as classes média e alta ganharam maior representatividade populacional. A classe média passou de 21,8% de participação em 1995 para 37,4% em 2009. No caso da classe alta, o saldo foi de 31,5% em 1995 para 36,6% em 2009.
Disponível em: www.unicamp.com.br. Acesso em: 28 out. 2011.
Dê um exemplo de atitude pessoal e de uma ação do governo eficazes no combate à pobreza.
- Matemática
Um comerciante, para aumentar as vendas de seu estabelecimento, fez a seguinte promoção para determinado produto:
COMPRE 4 UNIDADES E LEVE 5
Essa promoção representa um desconto de x% na venda de 5 unidades.
O valor de x é igual a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe com atenção os elementos que aparecem na tirinha.
Disponível em: https://www.obrasileirinho.com.br. Acesso em: 3 mar. 2012.
A tirinha mostra uma situação de desrespeito aos direitos da criança. Explique que situação é essa.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee y contesta a la pregunta:
¡Hola! ¿Cómo estás? Me llamo Eduardo y vivo en Alicante. Estoy muy contento porque vas a venir a mi casa y porque tenemos los mismos gustos. A mí también me gusta jugar al tenis y montar en bicicleta. Te mando unas fotos de mi familia y de mi casa. En la primera estoy yo con mi familia: mi hermana mayor, mi padre, mi madre y mis abuelos, que viven con nosotros. Mi abuelo es muy divertido porque cuenta historias fantásticas y le gusta jugar conmigo. Mis padres están poco en casa porque trabajan mucho. A mi madre le gusta nadar todos los días y mi padre juega al fútbol los domingos. Mi hermana es muy simpática. La segunda foto es de mi dormitorio. No es muy grande, pero tengo un ordenador nuevo. Y por último, una foto de mi jardín, que es lo que más me gusta de toda la casa. Es muy grande y tiene piscina. ¿Me puedes enviar fotos de tu familia, de tu casa y de tu colegio, por favor? ¡Hasta pronto! Eduardo.
Disponível em: <www.cervantes.es/imagenes/File/lengua/diplomas/a1-escolar/lectura/A1E_CL_Tarea1.pdf>. Adaptado.
En la frase:
En la primera estoy yo con mi familia: mi hermana mayor, mi padre, mi madre y mis abuelos, que viven con nosotros.
La palabra destacada significa:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(Uece) Analise as seguintes afirmações sobre membrana plasmática e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Cada tipo de membrana possui proteínas específicas que funcionam como portas de entrada e saída de moléculas do meio interno para o meio externo à célula, e vice versa.
( ) Mosaico fluido é o modelo válido para explicar a membrana plasmática, mas não para as membranas que envolvem as organelas celulares.
( ) As proteínas periféricas se encontram embutidas nas membranas, interagindo fortemente com as porções hidrofóbicas dos lipídios e, por essa razão, são de difícil isolamento em laboratório.
( ) O2 , CO2 , ácidos graxos e hormônios esteroides são substâncias que entram e saem da célula por difusão simples, pois o movimento acontece apenas pela força do gradiente de concentração.
A sequência correta, de cima para baixo, é: