(UNINORTE) Uma das principais impurezas encontradas nos combustíveis fósseis como a gasolina, o óleo diesel e o carvão mineral, são os compostos de enxofre que, ao serem queimados, produzem o dióxido de enxofre, SO2(g), liberado para a atmosfera. No ar atmosférico, parte do SO2(g), reage com o oxigênio e se transforma, lentamente, em trióxido de enxofre, SO3(g) que, ao reagir com a água da chuva forma o ácido sulfúrico, H2SO4(aq), substância química corrosiva.
Considerando-se as informações do texto, as estruturas e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Descendente de italianos, Lívio Abramo (1903-1992) nasceu em Araraquara. Em São Paulo, frequentou teatros, exposições e conferências artísticas. Estudou no Colégio Dante Alighieri quando começou a se interessar por desenho. Sempre sonhou em ser arquiteto, mas não conseguiu concluir os estudos.
Lívio Abramo tornou-se artista por conta própria - autodidata. Conheceu as gravuras de Oswaldo Goeldi e, quando tinha 27 anos, visitou uma exposição de gravuras dos expressionistas alemães, em São Paulo. Ao sentir a força das gravuras de Kathe Kollwitz e demais artistas, decidiu fazer o mesmo.
Início da carreira do artista
Abramo conta sua experiência: "ao sair dessa exposição, fui para casa, peguei uma gilete e um pedaço de madeira e fiz minha primeira gravura". Ao lado de Goeldi, Abramo é considerado o introdutor da gravura moderna no Brasil.
Num período de dificuldades financeiras, trabalhou fazendo desenhos de moda, cartazes de propaganda, pintura de anúncios e cenários de teatro e cinema. Engajou-se no Partido Comunista Brasileiro, com o qual rompeu.
As fases do artista
Entre de 1935 até 1938, morou numa vila operária no Brás e a temática de suas gravuras e desenhos era sempre social. Essa sua primeira fase se caracteriza por forte influência expressionista, como se pode ver em Operário, no alto.
A temática, a maneira de gravar e os traços fortes são característicos do expressionismo.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a intensa atividade política o afastou de seus trabalhos artísticos. Tornou a desenhar e gravar em 1947 quando foi convidado para ilustrar o livro "Pelo Sertão" de Afonso Arinos, o que fez com que se voltasse para temas relacionados à paisagem do Brasil.
Sua última fase é o período em que ocorre um amadurecimento artístico, quando ele cristaliza melhor sua linguagem gráfica, já valorizada pelos claros e escuros. Lívio Abramo faz uma série de gravuras sobre o Rio de Janeiro e uma série sobre festas em que procurava mesclar o que tinha visto na Europa com as festas populares brasileiras.
Foi convidado pelo Itamaraty a integrar a Missão Cultural Brasil-Paraguai. Em 1962, mudou-se para o Paraguai e dirigiu, até 1992, o Setor de Artes Plásticas e Visuais. É fundador do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraguai.
Faceta expressionista:
É quando a expressão artística toma aspecto de crítica social; as figuras são deformadas, as cores contrastantes e as pinceladas vigorosas, rejeitando todo tipo de comedimento. Retoma as artes gráficas, especialmente a xilogravura, devido ao interesse pela arte primitiva. Essa poética encontra sua tradução em motivos retirados do cotidiano.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1687u32.jhtm
Converse com a turma sobre o tema "gravura" e peça que pesquisem a respeito do assunto em livros, revistas, jornais e sites na internet, observando o contraste de luz e sombra. Abra um espaço para compartilharem o material pesquisado, compartilhe também o texto acima e direcione a análise das imagens de acordo com o tema luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam uma gravura utilizando como matriz um pedaço de acetato, que pode ser uma transparência de retroprojetor ou aproveitamento de embalagem. Para gravar sobre o acetato eles poderão usar um objeto metálico com ponta, como por exemplo, uma agulha. Peça para os alunos fazerem um desenho em folha de papel sulfite e colocar por baixo do acetato. Lembre os alunos que o local onde eles sulcarem o acetato será o local onde ficará mais claro e os espaços não trabalhados com a agulha ficarão mais escuros, um efeito em negativo. Depois é só passar tinta gauche bem espessa com rolo de espuma sobre o acetato, colocar uma folha de papel sulfite branca, pressionar com um pedaço de tecido e movimentos regulares e tirar a folha.
Combine com a turma uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A dupla moral e as santinhas de pau oco Durante
[1] Durante o século XIX, continuavam sem punição as
infidelidades descontínuas e transitórias por parte dos
homens casados, bem como se toleravam concubinatos de
[4 ]escravas com seus senhores. As regras do celibato eram
abertamente desrespeitadas. Embora não haja estatísticas
sobre o assunto, é de se supor que as relações extraconjugais
[7] fossem correntes. O adultério perpetuava-se como
sobrevivência de doutrinas morais tradicionais. Fazia-se
amor com a esposa quando se queria descendência; no
[10] restante do tempo, era com a outra. A fidelidade conjugal era
sempre tarefa feminina; a falta de fidelidade masculina era
vista como um mal inevitável que se havia de suportar. Era
[13] sobre a honra e a fidelidade da esposa que repousava a
perenidade do casal.
Mas seriam elas tão santinhas assim? Os amores
[16] adúlteros custavam caro para as mulheres de elite. Em 1809,
certo João Galvão Freire achou-se preso, no Rio de Janeiro,
por ter, confessadamente, matado sua mulher, D. Maria
[19] Eufrásia de Loiola. Alegando legítima “defesa da honra”,
encaminhou ao Desembargo do Paço uma petição solicitando
“seguro real para, solto, tratar de seu livramento”. A resposta
[22] dos desembargadores não deixa dúvidas sobre a tolerância
que rodeava tais tipos de crimes: “a ocasião em que este [o
marido] entrou em casa, os achou ambos, esposa e amante,
[25] deitados numa rede, o que era bastante suspeitar a perfídia e
o adultério e acender a cólera do suplicante, que, levado de
honra e brio, cometeu aquela morta em desafronta sua,
[28] julgando-se ofendido”.
Já entre mulheres de camadas desfavorecidas, a
solução era a separação. Algumas mais corajosas ou
[31] tementes a Deus declararam, em testamento, que, “por
fragilidade humana”, tiveram cópula ilícita durante o
matrimônio.
Mary Del Priory. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005, p. 187-192 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o seguinte item.
Um dos objetivos do texto é mostrar como o comportamento referente ao adultério é definido, no século XIX, por fatores como gênero e classe social dos envolvidos. Nesse contexto, o pior desfecho estava reservado para as mulheres adúlteras de classes trabalhadoras, que eram abandonadas pelos maridos traídos.
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
O magnetismo está presente em muitos aspectos do nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não o percebamos diretamente. Desde os ímãs utilizados nas portas dos nossos armários até as bússolas ajudam na nossa orientação espacial, a tecnologia que usamos diariamente usa o magnetismo para funcionar. Os alto-falantes dos nossos dispositivos móveis, por exemplo, usam ímãs para produzir som. Além disso, muitos motores usados em eletrodomésticos, como liquidificadores, aspiradores de pó e geladeiras, também funcionam usando o magnetismo. Até mesmo o transporte público utiliza o magnetismo em sistemas de levitação magnética em trens de alta velocidade, permitindo que eles se movam sem contato com os trilhos. Em suma, o magnetismo é uma força fundamental que tem um papel importante em muitas áreas da nossa vida diária, e é um exemplo fascinante de como a ciência pode ser aplicada para melhorar nossas vidas.
O que são polos em um ímã?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB)
A figura apresenta uma mola de constante elástica K = 2000,0 N/m que está comprimida 10,0 cm por um bloco de massa 500,0g com o auxílio de uma trava. Destravando-se a mola, o bloco é lançado ao longo da trajetória AB na ausência de forças dissipativas. Assim, o módulo da velocidade do bloco, ao passar pelo ponto B, em m/s, é igual a
- Língua Inglesa | 2.04 Voz Passiva
(MACKENZIE) The following text refers to question(s) below.
Brazil Plans to Implement a Control Center on Border with Argentina and Paraguay
Folha Online 03/20/2015
Renata Agostini From São Paulo
Mariana Carneiro From Buenos Aires
The Brazilian government started negotiations with Argentina to implement a Center of Integrated Command and Control in the Triple Border – which unites the two countries and Paraguay – as a way to intensify anti-smuggling efforts in the area.
The information was given on Thursday (19) by the Minister of Justice José Eduardo Cardozo, at a forum held by Folha in São Paulo, entitled “Smuggling in Brazil”.
The idea is to bring the police forces of the three countries which could draw together intelligence and enforcement operations. The neighbors could help each other also with commercial information and immigration in the region.
“Even if we put a man every feet along the border, it would not be enough supervision. We need intelligence,” the minister said.
He said that border control is one of the main problems faced by Brazil in regards to public safety, and the solution would come from integrated actions combined with the use of technology.
According to the Brazilian proposal, Paraguay would be exempt from the project cost, which would be funded by Brazil and Argentina, the minister said.
The experience derived from the Integrated Centers erected in the host cities for the World Cup was considered successful and inspired the idea of a unified initiative between the three countries.
The region of the Triple Border, where the Brazilian city of Foz do Iguaçu is located, is a major entry point for smuggled goods in the country. Most come from Paraguay.
The sentence “The information was given on Thursday by the Minister of Justice José Eduardo Cardozo, at a forum held by Folha in São Paulo” in the active voice is: