(UEFS) A safira azul usada na confecção de joias é um cristal constituído por óxido de alumínio, Al2O3 (s), substância química incolor, contendo traços dos elementos químicos ferro e titânio, responsáveis pela cor azul.
Considerando a informação associada aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIT)
A associação de resistências representada na figura está submetida a uma ddp de 192,0V. Com base nessas informações, conclui-se que a intensidade da corrente elétrica que circula pelo resistor de 30Ω, em A, é igual a
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UEFS)
• Causada por um helminto.
• A transmissão se dá pela ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
• Possui somente um hospedeiro, o próprio homem.
Essas características são da seguinte doença parasitária do homem:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.2 Denotação e Conotação
O Desaparecido
Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim. Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão. Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor. BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes. Editora Sabiá. Rio de Janeiro: 1969. p. 112.
- a) O gênero “crônica” explora as diversas potencialidades das palavras; por isso, geralmente, o cronista faz uso do sentido figurado. Retire da crônica anterior uma passagem em que esse recurso esteja presente.
- b) Explique qual é a intencionalidade do escritor ao empregar, na crônica, o sentido conotativo.
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
A imagem a seguir representa a forma de organização de um feudo medieval e a tabela exemplifica a forma como a terra era cultivada.
A forma de organização das áreas de cultivo e o sistema de plantio adotado nessas propriedades revelam a preocupação dos senhores feudais em
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Para que tudo se encaixe perfeitamente Taís precisa conhecer algumas medidas de lados e de ângulos.
- a) Quanto medem os ângulos internos do trapézio retângulo?
- b) Quanto medem os ângulos internos do paralelogramo branco?
- c) Quanto medem os ângulos internos do triângulo isósceles?