OS NEGÓCIOS BILIONÁRIOS DA SAGA STAR WARS
O pesquisador americano Chris Taylor analisa o fenômeno que já faturou US$ 42 bilhões em quase quatro décadas (...) A estimativa que fiz há dois anos é que se faturou algo em torno de US$ 42 bilhões. E isso obviamente aumentou. Somente esse ano é provável que se arrecade algo em torno de US$ 3 bilhões em bilheteria, e principalmente merchandising. Dos US$ 42 bilhões a que me referi, US$ 32 bilhões são de merchandising, que é como a Lucas Film e a Disney (estúdio) fazem de fato dinheiro. Para efeito de comparação, a série James Bond, que tem muito mais filmes, e Harry Potter não arrecadaram US$ 10 bilhões cada uma, incluindo bilheteria e licenciamento de marcas para produtos.
Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2016.
Star Wars, como declara o texto, é um produto de entretenimento bastante lucrativo. Apesar de ser uma franquia originada no cinema, seu principal lucro não vem da renda dos filmes, como identifica a reportagem, mas do merchandising.Star Wars e outras franquias tiram grande parte de seu lucro de bonecos, actions figures, cadernos, camisetas, porta-copos, enfim, de uma variedade de produtos, que vendem por possuírem em si a representatividade da marca.
Tais dados evidenciam o conceito sociológico de