(UESB) As bactérias que provocam a maior parte dos casos de envenenamento alimentar nos Estados Unidos podem, algum dia, ser responsáveis por grande parte do combustível para transporte do país. Pesquisadores utilizaram ferramentas da biologia sintética para manipular Escherichia coli, bactéria intestinal comum, de forma que ela possa digerir vegetação para produzir biodiesel e outros hidrocarbonetos.
(BIOCOMBUSTÍVEL, 2010. p.15 ).
Com relação à produção de bactérias produtoras de biodiesel, pode-se afirmar que esse processo é possibilitado pela:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
Civilização fenícia
[...]
Os fenícios eram [...] excelentes arquitetos e construtores, sendo responsáveis pela construção do templo de Jerusalém, durante o reinado de Salomão.
[...]
A Astronomia e a Matemática foram áreas nas quais os fenícios também produziram importantes conhecimentos, principalmente em decorrência das necessidades da navegação. [...]
Civilização fenícia. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/civilizacao-fenicia.htm>. Acesso em: 14 abr. 2017. Adaptado.
De acordo com o texto, por que os fenícios produziram importantes conhecimentos na área de Astronomia e Matemática?
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Organize a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve ter duas folhas e meia de papel cartão. A primeira folha deve ser marcada da seguinte forma:
- Faça uma borda de dois centímetros;
- Dobre o restante ao meio, deixando o lado preto para dentro;
- Dobre mais uma vez, dividindo a folha (menos o espaço de 2 cm) em quatro partes iguais.
Essas partes serão dobradas e a folga de dois centímetros servirá para colar a borda, formando um cano retangular. A experiência funciona também com outros formatos, como triângulos e cilindros.
Precisamos agora colar um dos fundos de modo a ficar completamente escuro. Para isso cortaremos um quadrado maior que a medida da "tampa". Demos um modelo para corte e dobra dessa parte (3). Cole as bordas com cola ou fita isolante. É muito importante que essa caixa fique completamente escura. Para isso confira com os alunos olhando dentro dela em direção à luz. Em caso de algum pedacinho com luz, cubra por fora com a fita isolante.
A parte de dentro deve ser um pouco menor, pois irá ficar dentro dessa caixa maior e não terá a tampa escura. Então, fale para os alunos fazerem os mesmos procedimentos 1 e 2, só que antes, retirem um filete de aproximadamente 1,5cm do papel. No lugar da tampa deve ser colocado um quadrado de papel manteiga, da mesma forma em que a tampa foi posta no outro.
Assim, teremos duas caixas e uma entra na outra: a caixa escura fica por fora. Com cuidado os alunos devem fazer um pequeno furo na parte central da tampa da caixa escura, com o auxílio de uma lapiseira, por exemplo. Esse furo será ajustado nas próximas etapas, mas a princípio tem que ser pequeno.
Agora, vão a um lugar claro, como o pátio da escola. Eles devem olhar por dentro da caixa e ver o resultado.
A luz de fora vai entrar pelo orifício e projetar a cena externa no papel manteiga, só que invertido. Se a projeção ficar pequena, aumentem gradualmente o buraco.
É como um cinema da vida real. Deixe os alunos experimentarem bem. Observem os efeitos quando os orifícios são maiores ou menores. Esse é o princípio óptico utilizado nas primeiras câmeras fotográficas e também pelos artistas, desde a renascença para observar e retratar o mundo.
Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/lcn/_camaraescura86158.3.jpg?110708081428>. Acesso 01 nov. 2014.
- História
Em janeiro de 2011, os jornais noticiaram que os protestos contra o governo do Egito poderiam ter um efeito colateral muito sério: a destruição ou dano de várias relíquias, obras e sítios arqueológicos da antiga civilização egípcia. De acordo com as agências de notícias, houve várias tentativas de saquear o museu do Cairo. Numa delas, indivíduos quebraram pouco mais de uma dezena de estátuas e decapitaram duas múmias, recentemente identificadas como avós do faraó Tutankhamon. Alguns saqueadores pareciam procurar apenas por ouro.
Sobre o material arqueológico proveniente do Antigo Egito, é correto afirmar que
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(PUC-PR)
A espuma da cerveja A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem. Atualmente, é a terceira bebida mais consumida no mundo, logo depois da água e do chá. A espuma da cerveja, também chamada de colarinho ou creme, tem um papel fundamental na apreciação adequada da bebida, começando pelo visual: a espuma deve ser consistente e formada por bolhas pequenas. Ela protege o líquido de entrar em contato com o ar, o que evita, principalmente, que o oxigênio do ar cause oxidação da cerveja (deixando com um sabor desagradável). Além disso, também evita que a cerveja esquente e que os compostos aromáticos volatilizem rapidamente, o que ajuda a reter os aromas durante toda a degustação.
Sobre a ação biológica que ocorre na formação da cerveja, analise as afirmativas a seguir:
I. A fermentação dos cereais utilizados ocorre por ação bacteriana.
II. A espuma ou colarinho da cerveja é formada pela liberação de gás carbônico resultante da respiração do microrganismo.
III. A degradação dos açúcares presentes resulta na formaçãode oxigênio e de álcool.
IV. O microrganismo envolvido é certamente unicelular.
Das afirmativas acima, são CORRETAS.
- Física
A ilustração abaixo refere-se a um esquema simplificado de parte de uma válvula termiônica, também conhecida por diodo retificador.
O filamento A é aquecido por efeito Joule e, devido ao potencial elétrico do filamento B, distante de A, 3,00 mm, elétrons se deslocam, a partir do repouso, de A para B, com aceleração praticamente constante. Se a d.d.p. VB - VA mede 300 V, os referidos elétrons estarão sujeitos a uma força de intensidade
Dado: Carga do elétron = - 1,6 . 10-19 C