(UESB) A dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos dos corpos, analisando as causas que explicam como um corpo em repouso pode entrar em movimento, como é possível modificar o movimento de um corpo ou como um objeto em movimento pode ser levado ao repouso. Com base nos conhecimentos da Dinâmica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UEFS)
O gráfico representa o gasto de energia de uma pessoa durante a marcha (andando) e a corrida, em três inclinações diferentes: +5% (aclive); 0% (plano); -5% (declive). Com base nas informações do gráfico e no conhecimento referente à fisiologia humana associada ao metabolismo energético, é possível afirmar:I. Com o aumento da velocidade, apenas a marcha passa apresentar um maior gasto energético por tempo decorrido.II. Quando a velocidade da caminhada excede o valor de 12,5 Km h-1, a curva para a marcha cruza e excede a curva da corrida.
III. A partir do ponto de intersecção das duas curvas (marcha e corrida) e com o aumento da velocidade, torna-se mais desgastante andar do que correr.
IV. Conforme o gráfico, é mais desgastante mover-se em aclives do que mover-se em declives.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em:
- Física
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrica de aproximadamente 7800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da ANEEL, 2016).
Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica.
Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Usando a capacidade máxima de carga do caminhão de uma loja de materiais de construção, é possível levar 60 sacos de cimento, ou 90 sacos de cal, ou 120 latas de areia. No pedido de um cliente, foi solicitada a entrega de 15 sacos de cimento, 30 sacos de cal e a maior quantidade de latas de areia que fosse possível transportar, atingindo a capacidade máxima de carga do caminhão.
Nessas condições, qual a quantidade máxima de latas de areia que poderão ser enviadas ao cliente:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola. Em seguida, sai montando nela e a égua, de que estou falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço: “Obrigado”, disse eu, “já comi galinha no almoço”.
Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor. Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me a que estava na corda secando, quando começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa.
Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira. Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço.
Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto é, nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do porco enche a bacia.
Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretoria adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias.
FERNANDES, M. Trinta anos de mim mesmo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
Nesse texto, o autor reorienta o leitor no processo de leitura, usando como recurso expressões como “refirome/me refiro”, “estou me referindo”, “de que estou falando agora”, “digo”, “estou falando da”, “esclareço”, “isto é”. Todas elas são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases, que servem para:
- Matemática | 11. Binômio de Newton
(IME) No desenvolvimento de o valor do termo independente de x é igual a 63/256. Considerando que ß é um número real, com 0<ß< π/8 e x ≠ 0, o valor de ß é: