(UESC)
A afinidade eletrônica é a variação de energia que ocorre quando um elétron é adicionado a um átomo gasoso. Para muitos átomos a energia é liberada durante esse processo, entretanto para outros a energia é absorvida, como mostram as equações químicas I e II, que representam as afinidades eletrônicas do cloro e do argônio.
A partir da análise dessas informações e dos dados da tabela, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
O surgimento da vida, configurado na colonização da Terra primitiva pelas células procarióticas, é inerente à evolução da molécula informativa — o material genético — que mantém a ordem do sistema e propicia a sua reprodução.
Em relação à organização do material genético da célula procariótica, é correto dizer que - Química | 1.7 Gases
Uma pessoa gera em média 160 litros de esgoto por dia; esse valor é obtido pelo consumo de água usada pela população. No Brasil, 47,8% dos municípios não têm coleta de esgoto e dos outros 52,2% dos municípios que têm esgotamento sanitário, 32% têm serviço de coleta e 20,2% coletam e tratam o esgoto. Em volume, diariamente, 14,5 milhões de m³ de esgoto são coletados, sendo que 5,1 milhões de m³ são tratados. O sudeste é a região do país em que a quantidade de municípios com esgoto coletado e tratado é maior. O tratamento de 1m³ de esgoto produz em média 0,070 m³ de biogás, que tem como principal componente o metano, cerca de 60% além de H2O, CO2 e outros. O metano, quando usado como combustível de automóveis, tem a proporção de consumo de 1m³ de metano para 1 L de gasolina. Utilizando as informações do texto, quantos litros de gasolina seriam economizados diariamente, aproximadamente, se todo esgoto coletado fosse utilizado para produzir biogás?
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UFSM) O conhecimento da Química propicia uma melhor compreensão do mundo e, consequentemente, auxilia na melhoria da qualidade de vida. A química está presente no dia a dia, como, por exemplo, no processamento e na conservação de alimentos.
Assim, avalie os seguintes processos:
I. o amadurecimento de uma fruta.
II. a fermentação do vinho em vinagre.
III. a transformação do leite em iogurte.
IV. o cozimento do ovo.
São fenômenos químicos:
- Língua Portuguesa
“De repente chegou o dia dos meus setenta anos.
Fiquei entre surpresa e divertida, setenta, eu? Mas tudo parece ter sido ontem! No século em que a maioria quer ter vinte anos (trinta a gente ainda aguenta), eu estava fazendo setenta. Pior: duvidando disso, pois ainda escutava em mim as risadas da menina que queria correr nas lajes do pátio quando chovia, que pescava lambaris com o pai no laguinho, que chorava em filme do Gordo e Magro, quando a mãe a levava à matinê. (Eu chorava alto com pena dos dois, a mãe ficava furiosa.)
A menina que levava castigo na escola porque ria fora de hora, porque se distraía olhando o céu e nuvens pela janela em lugar de prestar atenção, porque devagarinho empurrava o estojo de lápis até a beira da mesa, e deixava cair com estrondo sabendo que os meninos, mais que as meninas, se botariam de quatro catando lápis, canetas, borracha – as tediosas regras de ordem e quietude seriam rompidas mais uma vez.
Fazendo a toda hora perguntas loucas, ela aborrecia os professores e divertia a turma: apenas porque não queria ser diferente, queria ser amada, queria ser natural, não queria que soubessem que ela, doze anos, além de histórias em quadrinhos e novelinhas açucaradas, lia teatro grego – sem entender – e achava emocionante.
(E até do futuro namorado, aos quinze anos, esconderia isso.)
O meu aniversário: primeiro pensei numa grande celebração, eu que sou avessa a badalações e gosto de grupos bem pequenos. Mas pensei, setenta vale a pena! Afinal já é bastante tempo! Logo me dei conta de que hoje setenta é quase banal, muita gente com oitenta ainda está ativo e presente.
Decidi apenas reunir filhos e amigos mais chegados (tarefa difícil, escolher), e deixar aquela festona para outra década.”
LUFT, 2014, p.104-105
Leia atentamente a oração destacada no período a seguir:
“(...) pois ainda escutava em mim as risadas da menina que queria correr nas lajes do pátio (...)”
Assinale a alternativa em que a oração em negrito e sublinhada apresenta a mesma classificação sintática da destacada acima:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Textos do Dia a Dia: Receita
Texto para a questão
Mousse de maracujá
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
• 4 maracujás
• pacote de gelatina sem sabor
• 1 lata de creme de leite
• 1 lata de leite condensado
Modo de preparo
1. Tire o suco do maracujá e bata com um garfo ou uma batedeira de mão para liberar a semente. Peneire o suco para tirar as sementes e reserve-as.
2. Em outro recipiente, misture o creme de leite e o leite condensado. Depois, acrescente o suco de maracujá. Mexa bastante e coloque a gelatina, sempre misturando para não empedrar.
3. Coloque a mousse em um recipiente e decore com as sementes. Leve à geladeira para resfriar.
Disponível em: <http://receitasgnt.com.br/video/mousse-de-maracuja-com-gelatina/14339/>. Acesso em: 12 jan. 2015. Adaptado.
No trecho “Em outro recipiente, misture o creme de leite e o leite condensado. Depois, acrescente o suco de maracujá”, a palavra destacada dá ideia de