(Uefs) O modo como ocorreu a evolução dos processos sexuados e dos ciclos de vida nas plantas foi de fundamental importância para a conquista do ambiente terrestre.
Pode-se considerar como um desses fatores evolutivos na formação do grupo vegetal
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Analise atentamente a figura a seguir.
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UFU) Na composição celular são encontrados vários elementos, entre os quais, os sais minerais. Por serem fundamentais ao adequado funcionamento de diversas células e órgãos, esses sais aparecem em diferentes regiões do corpo humano e em diversos alimentos. Faça a correlação entre os sais minerais apresentados na COLUNA A com as informações descritas na COLUNA B.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Em um planeta X, uma pessoa descobre que pode pular uma distância horizontal máxima de 20,0m se sua velocidade escalar inicial for de 4,0 m/s.
Nessas condições, a aceleração de queda livre no planeta X, em 10-1 m/s², é igual a
- Química | 1.7 Gases
(UNIT) Os gases possuem características bem particulares, podem constituir moléculas ou se apresentar como átomos isolados, expandir ou sofrer compressão, adquirir formato específico ou ocupar todo o ambiente. Esse grau de liberdade das moléculas gasosas faz com que elas se movimentem de forma desordenada, mas, ao mesmo tempo, contínua.
Quando os indivíduos se deparam com moléculas de diferentes gases ideais que possuem a mesma energia cinética média, é de se esperar que tenham igual
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado* e olhei atônito para um tipo de chiru*, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
– Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
Mário Quintana, As cem melhores crônicas brasileiras.
*Glossário:
estremunhado: mal acordado.
chiru: que ou aquele que tem pele morena, traços acaboclados
(regionalismo: Sul do Brasil).(FUVEST 2010 1ª FASE) No contexto em que ocorre, a frase “estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos” constitui