(UNIT) O índio é um elemento químico do grupo 13 da Tabela Periódica, que é usado para dopar cristais, na fabricação de transistores de InAs e em diagnóstico de esquistossomose. Considerando-se essas informações, a distribuição eletrônica em níveis e subníveis crescentes de energia e as propriedades desse elemento químico, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para resolver a questão.
Conselhos de um pai
Você tem ideia da vida do camponês que cultiva a terra? O cobrador de impostos fica no cais para receber os impostos da colheita. Ele está acompanhado de soldados com cassetete e escravos com varas de palmeira. Eles gritam para o camponês: “vamos, os grãos!”. Se o camponês não os tem, atiram-no ao chão, o espancam, arrastam-no até o canal e mergulham sua cabeça na água.
Já o pedreiro é obrigado a ficar agachado quase todo o dia, exposto ao sol e aos ventos. Seus braços machucam-se no trabalho, suas roupas desgastam-se totalmente. Ele só toma banho uma vez por dia.
O tecelão (...) trabalha com o joelho à altura do estômago. Se deixar de fabricar um só dia a quantia de pano estabelecida, pode ser condenado à prisão.
Só observei violência por toda parte. Por isso, recomendo que você se dedique às letras. Nada existe acima da profissão das letras. Assim, aquele que, desde a infância, dedica-se à escrita, será um homem honrado.
Papiro egípcio anônimo, de 1500 a.C. Apud G. Maspero. Histoire ancienne dês peuples de LÓrient. Paris, Hachette, s/d. p. 137.
Monte uma pirâmide social com as categorias sociais apresentadas no texto.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(FUVEST) Em um organismo, células musculares e células nervosas diferem principalmente por:
- Matemática | 10. Estatística
O quadro a seguir mostra o número de vagas oferecidas pelo Colégio Pedro II para o ingresso de alunos no ano letivo de 2016.
Modalidade
Nº de vagas
Grupamento I (3 anos)
24
Grupamento II (4 anos)
48
1º ano do Ensino Fundamental
481
2º ano do Ensino Fundamental
56
6º ano do Ensino Fundamental
346
1ª série do Ensino Médio Regular
580
1ª série do Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática
152
1ª série do Ensino Médio Integrado – Técnico em Meio Ambiente
16
1ª série do Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumento Musical
16
PROEJA – Técnico em Administração
216
PROEJA – Técnico em Informática
72
Fonte: www.cp2.g12.br/noticias_destaque/3620-cpii-oferecemais-de-2-mil-vagas-para-novos-alunos.html Acessado em: 03/11/2015.
Quantas das modalidades acima apresentam uma quantidade de vagas maior que o número de vagas oferecido para o 6º ano do Ensino Fundamental?
- Física | 3.6 Termodinâmica
Uma pessoa abre uma geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual.
A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. Uma cidadã de última classe
Filha de mãe libanesa, Zeinab Shehayib nasceu e viveu toda a sua vida no Líbano. Mas isso não foi suficiente para que ela tivesse direito à cidadania. Zeinab Shehayib, de 25 anos, nasceu e cresceu no Líbano. É filha de mãe libanesa. Mas não tem direito à cidadania do país. Isso porque a lei libanesa não permite que as mulheres transmitam automaticamente sua cidadania aos filhos. Como o pai de Zeinab era egípcio e morreu antes de transferir sua própria cidadania à filha, Zeinab e a irmã, Manal, tornaram-se apátridas na própria terra natal. Isso provocou uma série de problemas. Quando ainda era estudante, Zeinab ganhou uma bolsa de estudos no Canadá, mas não pôde ir porque não tinha passaporte. Em todos os trabalhos que consegue, o salário dela (que é vendedora) é mais baixo que o dos colegas e a jornada, mais longa, como se ela fosse uma imigrante clandestina. "Uma vez, me candidatei a uma vaga numa companhia de cosméticos. Minha experiência preenchia os requisitos e me saí bem na entrevista", recorda. Porém, quando a recrutadora pediu sua carteira de identidade para a assinatura do contrato, tudo ruiu. "Quando eu disse que não tinha os documentos libaneses, a recrutadora rasgou o contrato e atirou na lixeira na minha frente. Fui para casa chorando. Eu me sinto como uma prisioneira", disse em depoimento à Acnur, agência da ONU que cuida de refugiados. A condição de apátrida interfere até na vida pessoal da vendedora, que acabou perdendo o noivo porque a falta de documentos a impedia de se casar. "Ele desistiu de mim." Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/apatridas-pessoas-lugar-nenhum-803112.shtml> Acesso em: 21 out. 2014.
Levando-se em consideração as informações sobre as situações enfrentadas por ser apátrida e os recursos visuais do texto, explique como a imagem contribui para o sentido do texto.