Cite dois tipos de brincadeiras ou jogos que as crianças do passado praticavam:
- - Individualmente
- - Coletivamente
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Enunciado:
Adicionando os números que estão representados no interior dos retângulos na mesma linha, da figura a seguir, devemos obter resultados iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação do valor correto da incógnita y.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(UERJ) No ano letivo de 2014, em uma turma de 40 alunos, 60% eram meninas. Nessa turma, ao final do ano, todas as meninas foram aprovadas e alguns meninos foram reprovados. Em 2015,nenhum aluno novo foi matriculado, e todos os aprovados confirmaram suas matrículas. Com essa nova composição, em 2015, a turma passou a ter 20% de meninos.O número de meninos aprovados em 2014 foi igual a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Algumas brincadeiras possuem regras definidas e outras não. Marque a brincadeira que não possui regras definidas.
- Química | 2.8 Radioatividade
Em cinco anos, se não faltarem recursos orçamentários, o Brasil poderá se tornar autossuficiente na produção de radioisótopos, substâncias radioativas que podem ser usadas no diagnóstico e no tratamento de várias doenças, além de ter aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente. O ouro-198, por exemplo, é um radioisótopo que tem sido frequentemente empregado pela chamada “Medicina Nuclear” no diagnóstico de problemas no fígado.
Supondo que um paciente tenha ingerido uma substância contendo 5,6 mg de 198 Au, a massa (em miligramas) remanescente no organismo do mesmo depois de 10,8 dias será igual a:
Observação: Admita que não tenha ocorrido excreção do radioisótopo pelo paciente durante o período de tempo descrito no texto.
Dado: t1/2 do 198 Au = 2,7 dias.
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha da Mafalda.
Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/785033778768115351/>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) De quem era o troco da padaria?
b) O que Mafalda queria fazer com o troco da padaria?
c) Por que ela não gastou o troco da padaria?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos
a) Quem é esse inquilino que Mafalda disse que tem dentro da gente e diz o que devemos ou não fazer as coisas certas ou erradas? (Caso os alunos não respondam, diga a eles que é a nossa ética.)
b) Com quem aprendemos a ter atitudes éticas?
c) Como aprendemos a ter atitudes éticas?
3.2. Peça aos alunos que relatem um caso em que agiram com atitude ética.