(FITS) Analisando as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F, para as falsas. O DNA mitocondrial (mtDNA) é um marcador genético de interesse nos estudos forenses, especialmente pelo fato de que:
( ) é herdado conforme o padrão de herança patrilinear do cromossomo y.
( ) sofre poucas modificações e, por essa razão, vem sendo utilizado em muitos estudos antropológicos.
( ) apresenta caráter policlonal, sendo que o mtdna de todos os indivíduos apresentam as mesmas sequências.
( ) o DNA mitocondrial, presente no citoplasma das células, é de herança matrilinear, posto que o citoplasma do zigoto provém do óvulo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(INTA)
O tetra-hidrocanabinol, THC, um dos psicoativos encontrados na planta do gênero Cannabis sativa, de onde é extraído com éter de petróleo, mistura de pentano e hexano, foi isolado no ,Instituto Weizmann, em Israel, em 1964. Absorvido por inalação, atravessa os alvéolos pulmonares, entra na circulação sanguínea e chega ao cérebro, em alguns minutos. Acumula-se no tecido adiposo, atingindo o pico de concentração em quatro a cinco dias e a eliminação do organismo pode levar até 30 dias. No cérebro, pode desencadear efeitos psicóticos, psicomotores e cognitivos, além de depressão e ansiedade. Os riscos de consumo na adolescência vão desde a apatia, comportamento antissocial, baixa autoestima e até psicose. Os benefícios terapêuticos têm sido questionados, uma vez que os efeitos adversos tendem a tornar a relação risco beneficio desfavorável ao uso clinico.
Considerando-se essas informações e a estrutura química do THC, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
“A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos”, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.
“Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações”, disse Audrey.
“Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás – e os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso.”
Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e os direitos dos outros.
Disponível em: https:/Inacoesunidas.org. Acesso em: 3 abro 2018 (adaptado).
Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim,
- Matemática | 14.6 Esfera
( ENEM 2009 CANCELADA ) Um artista plástico construiu, com certa quantidade de massa modeladora, um cilindro circular reto cujo diâmetro da base mede 24 cm e cuja altura mede 15 cm. Antes que a massa secasse, ele resolveu transformar aquele cilindro em uma esfera.
Volume da esfera: Vesfera =
Analisando as características das figuras geométricas envolvidas, conclui-se que o raio R da esfera assim construída é igual a
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UNIT) A evo-devo (Biologia da evolução e do desenvolvimento) revelou que a evolução de fato se repete na criação de estruturas e padrões, assim como de genes individuais. Se é sempre escolhido o caminho mais provável, por meio das estruturas e dos genes existentes, então diferentes espécies poderão seguir vias adaptativas semelhantes ao serem confrontadas com as mesmas pressões seletivas. (CARROLL,2006, p. 255).
O processo evolutivo que está diretamente envolvido ao que foi mencionado no texto é a
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
⎯ E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
⎯ Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.
⎯ E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
⎯ Macabéa.
⎯ Maca ⎯ o quê?
⎯ Bea, foi ela obrigada a completar.
⎯ Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
⎯ Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo ⎯ parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor ⎯ pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
⎯ Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande dívida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
⎯ Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?
Da segunda vez em que se encontraram caía uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
Clarice Lispector, A hora da estrela.
(FUVEST 2006 1ª FASE) Considere as seguintes comparações entre a cena do primeiro encontro de Macabéa e Olímpico, figurada no excerto, e a célebre cena do primeiro encontro de Leonardo e Maria da Hortaliça (Memórias de um sargento de milícias), a bordo do navio:
I – Na primeira cena, utiliza-se o diálogo verbal como meio privilegiado de representação, ao passo que, na segunda, a ausência notória desse diálogo responde, em grande parte, pelo efeito expressivo do texto.
II – Em ambas as cenas, a representação da pobreza vem acompanhada de forte sentimento de culpa que perturba o narrador e o leva a questionar a validade da própria literatura.
III – Ambas as cenas são construídas como paródias de modelos literários consagrados: na primeira, parodiam-se as cenas amorosas do Romantismo; na segunda, são parodiadas as cenas idílicas dos romances do Realismo.
Está correto apenas o que se afirma em