o folheto que você leu, podemos afirmar que
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- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
A tabela relaciona a distância percorrida por um carro popular com a quantidade de combustível gasta.
Distância ( km ) Gasolina (litros)
x 10
x+ 66 15
O valor de x, em quilômetros, é
- Geografia - Fundamental | 03. O Brasil e suas diferenças sociais
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
MAIS ESTUDO, MENOS VIOLÊNCIA
Monica Weinberg
Revista Veja - 09/09/2009 (...) Acaba de ser lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro um programa que promete oferecer às crianças das favelas cariocas novas perspectivas de vida, afastando-as de um cotidiano violento. (...) O Escolas do Amanhã abrange 73 favelas, 150 escolas, 108 000 alunos. Esse programa oferece o turno integral nas escolas e mantém as crianças no colégio por sete horas e meia. O Escolas do Amanhã também se destaca por sua ênfase na qualidade de ensino. Em outras palavras, sua filosofia é a de que não basta manter os alunos dentro dos muros do colégio - é preciso ensiná-los realmente. Assim, cursos adicionais como xadrez, música, dança e mecânica serão dados nas horas extras. Além disso, no novo turno, os estudantes terão reforço escolar, já que muitos não sabem sequer ler. E ainda serão supervisionados, sempre que necessário, na lição de casa. Todo o esforço é para fazer com que as crianças gostem da escola e não abandonem os estudos. Logo de saída, o programa promoveu grandes avanços na rotina de crianças como Lorrayne Pereira, 11 anos, e Jennifer Peixoto, 13, ambas moradoras da favela Cidade de Deus. O que elas costumavam fazer no tempo livre? "Via muita televisão", conta Lorrayne. "Ficava perambulando por aí. Quando ouvia barulho de tiro, voltava correndo para casa", completa Jennifer, que passou a preencher seu tempo de forma bem mais produtiva. Sem um adulto por perto, nenhum estímulo para os estudos e sob pressão para ganhar dinheiro, muitas dessas crianças começam muito cedo a trabalhar, às vezes no tráfico de drogas da favela onde moram. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/estudo-menos-violencia-favelas-carioca-498584.shtml> Acesso em 10/11/2009 - Adaptação
Enunciado:
Por que existem tantas favelas e aglomerados nas cidades brasileiras?
- Matemática - Fundamental | 2.2 Adição e Subtração com Números Inteiros
Leia com muita atenção o texto a seguir.
a) Considerando as jogadas de Paulo e Carlos, num campo de 10 buracos, complete as tabelas a seguir, utilizando os números inteiros, de acordo com as regras do jogo.
b) Comparando os pontos obtidos por Paulo e Carlos, escreva o nome de quem se saiu melhor e explique, por escrito, sua conclusão.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
La profesora Sara nos está enseñando sobre los colores de un semáforo.
__O___O
A__AR_LLO
__ER__E
Disponible en < https://pixabay.com/pt/sem%C3%A1foro-luzes-de-tr%C3%A1fego-149579/>. Acceso el: 09 jan. 2019.
A) Completa los colores con las letras que faltan
B) Pinta cada espacio de la figura con el nombre del color indicado.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(FUVEST 2020 1º FASE)
O feminismo negro não é uma luta meramente identitária, até porque branquitude e masculinidade também são identidades. Pensar feminismos negros é pensar projetos democráticos. Hoje afirmo isso com muita tranquilidade, mas minha experiência de vida foi marcada pelo incômodo de uma 1incompreensão fundamental. 2Não que eu buscasse respostas para tudo. Na maior parte da minha infância e adolescência, 3não tinha consciência de mim. Não sabia por que 4sentia vergonha de levantar a mão quando a professora fazia uma pergunta já supondo que eu não saberia a resposta. 5Por que eu ficava isolada na hora do recreio. Por que os meninos diziam na minha cara que não queriam formar par com a “neguinha” na festa junina. Eu me sentia estranha e inadequada, e, na maioria das vezes, fazia as coisas no automático, 6me esforçando para não ser notada.
Djamila Ribeiro, Quem tem medo do feminismo negro?.
O trecho que melhor define a “incompreensão fundamental” (ref. 1) referida pela autora é: