(Unit) Considerando o surgimento de importantes estruturas, contextualizando na evolução dos principais grupos vegetais, é correto afirmar.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa
sobre fotografias e pergunte se eles têm o hábito de fotografar. Informe aos alunos que as
fotografias contam um pouco da nossa história, pois registram momentos da história de uma
pessoa ou lugar, por isso, dizemos que tudo que nos ajuda a entender como era o passado é
considerado uma fonte histórica.
- Apresente as fotografias de álbuns de bebês em cartaz ou data show e peça aos alunos que
as observem atentamente para discutirem e depois realizarem as atividades propostas:
Fonte: Sítio: "G1 Ciência e Saúde". Disponível em: <
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/ouco-falar-dele-desde-crianca-diz-1-bebe-de-proveta-do-brasil-sobre-nobel.html>.
Fonte: https://bebemamae.com/bebes/bebes-sentem-muito-mais-frio-do-que-os-adultos-descubra-e-entenda
http://www.ficargravida.com.br/comportamento/nomes-antigos-sao-tendencia/
-Explique para os alunos que essas fotografias são de álbuns de bebê, porém álbuns de
diferentes épocas, mas com a mesma finalidade, que é registrar momentos da vida de uma
pessoa.
- Professor, após a discussão sobre as fotografias questione a turma:
- - Você consegue perceber semelhanças entre as fotografias? Quais?
- - Existem diferenças entre elas? Comente.
- - Qual das fotografias é a mais antiga? Como você sabe disso?
- - Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.
- - E as fotografias que costuma tirar nos dias de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no computador?
- - Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias.
- Nesta aula o professor vai propor a turma uma dinâmica bem legal !
- O professor vai pedir a turma, antecipadamente, para trazerem fotografias de diferentes períodos de suas vidas.
- Fale com os alunos para não mostrar a sua foto para outro colega.
- Peça a cada aluno que pegue uma foto de quando era bebê e com cuidado para não deixar
os colegas verem escreva o nome no verso.
- Organize uma roda com todas as fotos no centro. Peça aos alunos que peguem uma
fotografia que não seja a sua para observar e tentar descobrir quem é. Se conseguir acertar
entrega a foto para o dono, que passa a vez ao participante posterior. Se errar, o apontado
diz: A foto não é minha. E o seguinte faz sua tentativa. A dinâmica termina quando todos
estiverem com suas fotografias nas mãos.
- Organize um mural com as fotos dos alunos. Converse com os alunos sobre as semelhanças e
diferenças entre as fotografias de cada um.
- Agora que tal montar um álbum para relembrar a história de sua vida?
- Lembre-se que se não foi possível trazer as fotografias, você pode fazer desenhos de como
você era e como está nos dias de hoje.
- Faça assim:
- Pegue folhas de papel A4 (na quantidade que dá para colar as fotografias que trouxe.) e dobre - as ao meio.
- Coloque suas fotografias em ordem cronológica e cole-as nas folhas do seu álbum.
- Ao lado de cada foto ou desenho, escreva sua idade na época e o lugar onde estava.
- Depois de prontos, apresente seu álbum para a turma.
- Como registro, proponha aos alunos que elaborem um texto descrevendo detalhes das fotos.
Em que lugar estava? O que faziam momento? Existiam outras pessoas com você? Quem?
- Prepare um momento para os alunos apresentarem suas produções aos colegas, depois
exponha os textos no mural da escola.
- Vai seu uma atividade muito legal!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
I. Realeza ou monarquia.
II. República.
III. Triunvirato e Império.
IV. Império.
V. Ditadura e teocracia.
VI. Triunvirato.
Para a historiadora Corassin, “a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. Embora fosse formado por um mosaico de culturas, criou o inconfundível “estilo de vida romano” [...]”.
(CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, p. 07 e 08).
Com relação ao antigo Império Romano citado pela autora e a forma de governo que os romanos praticaram ao longo de sua história política, é correto o que se afirma em:
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
(Uern) As perspectivas do Mercosul nestas primeira e segunda décadas do século XXI são a continuação do avanço nas relações comerciais entre os países membros. Analise o quadro síntese da tabela a seguir.
Quadro síntese dos países membros do Mercosul
País
Área (km2)
População em 2008
(em milhões de hab.)
PNB em 2008 (em bilhões de dólares)
Renda per capita
(em dólares)
Ano de entrada no bloco
População abaixo da linha da pobreza ***
Brasil*
8 547 403
188
1 300
4 730
1991
21,2%
Argentina*
2 780 092
41
280
5 150
1991
23,0%
Uruguai*
176 215
3,5
23,2
5 310
1991
5,7%
Paraguai*
406 752
6
10,8
1 400
1991
33,2%
Chile**
756 626
16,5
165
6 980
1996
9,6%
Bolívia**
1 098 581
9,5
10,2
1 100
1996
42,2%
Peru**
1 285 220
28,8
110
2 920
2003
31,8%
Colômbia**
1 138 914
44
171, 8
2 750
2004
17,8%
Equador**
283 560
13,5
44,2
2 840
2004
37,2%
Venezuela*
916 445
28
236,4
6 070
2006
27,6%
* Membros plenos.
** Membros associados.
*** População abaixo da linha da pobreza refere-se aos indivíduos que vivem com menos de 2 dólares ao dia.
Nota: Apesar de o México ser um membro observador do Mercosul, ele não foi incluído nesta tabela porque é um membro pleno de outro bloco ou mercado regional, o Nafta, no qual está de fato bastante integrado e com o qual tem o seu compromisso prioritário.
(Quadro elaborado pelo autor a partir de várias fontes: Inter-American Development Bank. Economic and Social Statistics, 2007; estimativas do World Bank, 2008; site do Mercosul: www.mercosur.int; Vesentini, J. William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2010. p. 335.)
Com base na tabela, é correto afirmar que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
É possível afirmar que grande parte da população brasileira participava das decisões políticas no período regencial? Justifique sua resposta.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Pucsp) O termo 'superbactérias' é atribuído às bactérias que desenvolvem resistência a, praticamente, todos os antibióticos. Vários fatores estão envolvidos na disseminação desses micro-organismos multirresistentes, incluindo o uso abusivo de antibióticos, procedimentos invasivos (cirurgias, implantação de próteses médicas e outros) e a capacidade das bactérias de transmitir seu material genético.
(Ciência Hoje, n.º 287, novembro de 2011)
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos de biologia, é correto afirmar que