(UNIT MACEIÓ) Um corpo lançado nas proximidades do solo recebe influência da gravidade da Terra e da força de resistência do ar. Se a força de resistência do ar for eliminada, o movimento ocorrerá sob a influência exclusiva da gravidade. Considere um corpo sendo lançado verticalmente para cima com velocidade de 4 m/s, a partir do solo.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Hoje em dia, nas grandes cidades, enterrar os mortos é uma prática quase íntima, que diz respeito apenas à família. A menos, é claro, que se trate de uma personalidade conhecida. Entretanto, isso nem sempre foi assim. Para um historiador, os sepultamentos são uma fonte de informações importantes para que se compreenda, por exemplo, a vida política das sociedades.
No que se refere às práticas sociais ligadas aos sepultamentos,
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Nossas vidas são dominadas não só pelas inutilidades de nossos contemporâneos, como também pelas de homens que já morreram há várias gerações. Além disso, cada inutilidade ganha credibilidade e reverência com cada década passada desde sua promulgação. Isso significa que cada situação social em que nos encontramos não só é definida por nossos contemporâneos, como ainda predefinida por nossos predecessores. Esse fato é expresso no aforismo segundo o qual os mortos são mais poderosos que os vivos.
BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).
Segundo a perspectiva apresentada no texto, os indivíduos de diferentes gerações convivem, numa mesma sociedade, com tradições que - Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNICAMP) A depilação a laser é um procedimento de eliminação dos pelos que tem se tornado bastante popular na indústria de beleza e no mundo dos esportes. O número de sessões do procedimento depende, entre outros fatores, da coloração da pele, da área a ser tratada e da quantidade de pelos nessa área.
Uma sessão de depilação a laser utiliza pulsos de alta potência e curta duração. O tempo total da sessão depende da área tratada. Considere certa situação em que a luz do laser incide perpendicularmente em uma área A= 2 mm² com uma intensidade média igual a I= 2,0 x 104 W/m². A energia luminosa que incide nessa área durante um intervalo de tempo ∆t= 3 ms é igual a
Dados: Se necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s², aproxime π=3 e 1 atm= 105 Pa.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Marque a afirmativa verdadeira sobre o trabalho infantil.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Parecia a gravação de um episódio do CSI. Para produzir as imagens desta nossa reportagem de capa, deslocamos para Brasília uma equipe composta de repórter, editor, fotógrafo e maquiador a fim de acompanhar de perto o trabalho dos profissionais do Instituto de Criminalística do Distrito Federal. Com outro time em campo, fizemos o mesmo em São Paulo. Durante as sessões de fotos, uma parafernália de câmeras, holofotes e elementos de cena misturavam-se aos equipamentos ultramodernos dos peritos, dando a impressão de que estávamos diante de uma produção hollywoodiana. E esses profissionais de fato se assemelham mais aos personagens de séries como CSI ou Bones do que com aquela desgastada imagem que temos acerca de funcionários públicos. São eles os responsáveis pela resolução de alguns dos crimes mais enigmáticos do Brasil, a exemplo do caso da menina Isabella Nardoni, atirada pela janela de um prédio em São Paulo pelo próprio pai, há dois anos; da adolescente Maria Cláudia Del’Isola, morta a golpes de pá pelo caseiro e pela empregada em 2004, em Brasília; e de Suzane von Richthofen, acusada de assassinar pai e mãe com a ajuda do namorado numa mansão em São Paulo, em 2002.
Trata-se de uma equipe jovem (a média de idade é 30 anos), bem remunerada (os salários vão de R$ 3 mil a R$ 18 mil) e muito inteligente (boa parte dos peritos ostenta, além de diplomas, mestrados e cursos específicos em respectivas áreas). E não é tarefa fácil fazer parte do grupo. Os interessados precisam passar por um verdadeiro vestibular de conhecimentos teóricos e práticos, não raro mais concorridos do que muitas faculdades de medicina. Uma vez aprovados, aprendem a lidar com os equipamentos mais modernos do mundo no que diz respeito à investigação criminalística. Mas não se trata de uma profissão glamorosa, como muitas vezes a TV nos dá a impressão. O dia a dia desse pessoal envolve sangue, cadáveres e violência. Um trabalho duro, mas alguém tem de fazê-lo.
Ricardo Moreno,
Diretor de Redação.
(GALILEU, abril de 2010, n⁰ 255. p. 06)
O editorial da revista Galileu de abril descreve a reportagem de capa: Na Cena do Crime. Nesse gênero textual, o discurso deve: