(UNIT MACEIÓ) Um corpo lançado nas proximidades do solo recebe influência da gravidade da Terra e da força de resistência do ar. Se a força de resistência do ar for eliminada, o movimento ocorrerá sob a influência exclusiva da gravidade. Considere um corpo sendo lançado verticalmente para cima com velocidade de 4 m/s, a partir do solo.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
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- História - Fundamental | 10. Transformações no Mundo Grego Antigo
Leia o texto a seguir.
Esta cidade não está sob o poder de um só: Atenas é livre. O povo aqui reina em tudo ao redor; os cidadãos, magistrados anuais, administram o Estado. Nenhum privilégio à fortuna, pois o pobre e o rico têm direitos iguais. [...] Sob a autoridade das leis escritas, [...] o fraco pode responder ao insulto do forte, e o pequeno, se tem razão, vence o grande. (Eurípedes, As Bacantes)
Disponível em: <educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/bacantes.htm>. Acesso em: 24 jun. 2012.
A situação descrita no texto é resultado
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
A busca por vida fora da Terra
Um sinal eletrônico é emitido pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês) da NASA, em Pasadena, Califórnia, e viaja até um robô fixado na parte inferior da camada de gelo de 30 centímetros de espessura em um lago do extremo norte do Alasca. O holofote do robô começa a brilhar. “Funcionou!”, exclama John Leichty, um jovem engenheiro do JPL, que está em uma barraca perto do lago congelado. Embora não pareça uma grande façanha tecnológica, esse talvez seja o primeiro passo para a exploração de uma lua distante.
Mais de sete mil quilômetros ao sul do Alasca, no México, a geomicrobióloga Penelope Boston caminha por uma água turva que bate em seus tornozelos, em uma gruta, cerca de 15 metros abaixo da superfície. Como os outros cientistas que a acompanham, Penelope carrega umrespirador pesado, além do tanque adicional de ar, de modo que possa sobreviver em meio ao sulfeto de hidrogênio, monóxido de carbono e outros gases venenosos da caverna. Aos seus pés, a água corrente contém ácido sulfúrico. A lanterna no capacete ilumina a gotícula de uma gosma espessa e semitranslúcida que escorre da parede. “Não é incrível?”, exclama.
Esses dois locais (um lago congelado no ártico e uma gruta nos trópicos) talvez possam fornecer pistas para um dos mistérios mais antigos e instigantes: existe vida fora do nosso planeta? Criaturas em outros mundos, seja em nosso sistema solar, seja em órbita ao redor de estrelas distantes, poderiam muito bem ter de sobreviver em oceanos recobertos de gelo, como os que existem em um dos satélites de Júpiter, ou em grutas fechadas e repletas de gás, que talvez sejam comuns em Marte. Portanto, se for possível determinar um procedimento para isolar e identificar formas de vida em ambientes igualmente extremos aqui na Terra, então estaremos mais preparados para empreender a busca pela vida em outras partes do Universo.
(Adaptado de Michael D. Lemonick, A busca por vida fora da Terra. National Geographic, jul. 2014, p. 38-40.)
Assinale a alternativa que resume adequadamente o texto.
- Ciências - Fundamental | 07. Relação entre os Seres Vivos e o Ambiente
A figura apresenta um grave problema das cidades atualmente, resultado de ações inadequadas e inconsequentes dos seres humanos.
Escreva qual é o problema retratado.
- Geografia - Fundamental | 1.03 Regionalizações do Mundo em Blocos Econômicos
Vivemos em um mundo desigual, tradicionalmente dividido entre um grupo composto de países desenvolvidos e outro formado por países subdesenvolvidos. Mas a desigualdade não para por aí. Dentro de cada um desses grupos existe a possibilidade de realizar várias subdivisões, tamanha a disparidade entre os aspectos socioeconômicos dos países. Observe a imagem apresentada a seguir que destaca um grupo formado por cinco países, conhecido como Brics:
Sobre o Brics, podemos afirmar corretamente que:
- Matemática - Fundamental | 29. Multiplicação e divisão de decimais
Texto base: Uma professora de Educação Física quer fazer petecas para os alunos das suas duas das turmas de 5 o ano. Veja o texto que ela consultou para saber quanto iria gastar e quais seriam os materiais necessários para confeccionar as petecas.
Gastando com consciência. Descobrindo o valor das coisas. Cerbase, Gustavo e Souza, Maurício. São Paulo: Gente, 2012, p. 63.
Enunciado:
De acordo com as informações do texto, complete a tabela para saber o valor gasto, em reais, na produção de diferentes quantidades de petecas.
Quantidade de petecas
Valor gasto na produção
1
2
5
10
12
25
34
40