(UEFS) Para determinar o volume de um bloco de madeira com base retangular, utilizou-se uma régua cuja escala tinha como menor divisão 1,0 mm. As medidas da largura, do comprimento e da altura do bloco foram determinadas como sendo, respectivamente, iguais a 55,0 mm, 10,00 cm e 2,000 dm.
O volume do bloco, calculado a partir dessas medidas, deve ser escrito corretamente com um número de algarismos significativos igual a
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Leia o texto e observe a imagem.
A arte de desenhar
Muito antes do desenvolvimento da escrita a raça humana já desenhava. Fosse para se comunicar, para se expressar ou exercer alguma influência sobre os seus inimigos, nossos ancestrais buscavam, por meio dessa linguagem, representar o real e o imaginário. O desenho, portanto, é uma das mais antigas e eficientes maneiras de se comunicar.
[...]
Lembre-se: desenhar não é apenas buscar a perfeição das formas existentes na natureza, mas também transmitir emoção e sentimentos por meio de linhas, formas, texturas e volumes.
GALESSO, Laerte. A arte de desenhar. Disponível em: <www.abra.com.br/artigos/14-a-arte-de-desenhar>. Acesso em: 11 out. 2016. Adaptado.
Os desenhos já se mostravam importantes para os ancestrais dos seres humanos, pois era por meio deles que representavam
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo para responder à questão. O verbete não foi encontrado Dia desses, ao parar o carro numa vaga demarcada no estacionamento do shopping, soltei uma palavra muito usada em minha terrinha natal e que não consta de nenhum dicionário. A vaga não era paralela às demais, mas em um ângulo diferente, oblíquo, por estar entre duas colunas. Então a Jane achou estranha a posição em que estacionara o veículo e me perguntou se estava correta. Eu disse que sim e acrescentei: — A vaga é de vangüê! (Usei o banido e injustiçado trema, para que o leitor saiba exatamente a pronúncia do vocábulo.) Perguntei a ela, então, se em Miracema, sua terra, também se usava isso. [...] E veio, em seguida, pela força da memória que me resta, o seu sinônimo, também não dicionarizado: revesguete (com /e/ fechado em todas as sílabas e também com a pronúncia do /u/). Veja, caro leitor, que para enviesado, quer dizer, de viés, usamos com frequência vanguê e revesguete. Desta forma, um olhar de soslaio é um olhar de vanguê ou de revesguete. Sair de fininho de uma situação embaraçosa também significa, por metáfora, sair de revesguete ou de vanguê. A bola que se chuta e sai pela tangente, não indo na direção pretendida pelo jogador, é uma bola de vanguê ou de revesguete. A peça mal encaixada num conjunto é porque entra de revesguete ou de vanguê. [...] Saint-Clair Mello. Disponível em: <http://asfaltoemato.blogspot.com.br/
2017/02/o-verbete-nao-foi-encontrado.html>.
Acesso em: 2 mar. 2017.
O que motivou o autor a lembrar do termo “revesguete”?
- Química | 2.5 Oxirredução
(IME) Marque a resposta certa, correspondente aos números de oxidação dos elementos sublinhados em cada fórmula, na ordem em que estão apresentados.
AgO; NaO2; H2S2O8; Ni(CO)4; U3O8
- Matemática | 3.4 Modular
(CFT-MG) A soma das raízes da equação modular |x + 1|2 - 5 |x + 1| + 4 = 0 é
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UNICAMP) Para Portugal, não era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colônias, tais como França, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colônia e, depois, do recém-criado império do Brasil poderia significar um risco. Daí, a preferência por imigrantes dos estados alemães, da Suíça, e da Itália. Pedro I continuou essa política enfatizando que era necessário apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o número de braços dos quais necessitávamos.
Adaptado de João Klug, “Imigração no Sul do Brasil, em Keila Grinberg e Ricardo Sales (org.).
O Brasil Imperial. v. III. 1870-1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 247.
Assinale a alternativa correta.