Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado;
E em contemplá-lo tímido esmoreço.
Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado;
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!
Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era;
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!
(Obras. 1996)
No soneto, o eu lírico expressa-se de forma
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- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(IFCE) Sobre as proteínas e sua formação, é correto afirmar que
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(ENEM SIMULADO 2009) O gráfico a seguir ilustra, de maneira hipotética, o número de casos, ao longo de 20 anos, de uma doença infecciosa e transmissível (linha cheia), própria de uma região tropical específica, transmitida por meio da picada de inseto. A variação na densidade populacional do inseto transmissor, na região considerada, é ilustrada (linha pontilhada). Durante o período apresentado não foram registrados casos dessa doença em outras regiões.
Sabendo que as informações se referem a um caso típico de endemia, com um surto epidêmico a cada quatro anos, percebe-se que no terceiro ciclo houve um aumento do número de casos registrados da doença. Após esse surto foi realizada uma intervenção que controlou essa endemia devido:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(IMED) TEXTO: Dia da Proclamação da República
1____ exatos 125 anos, em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a república do Brasil.
Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.
2Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os 3imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.
As perdas também foram grandes para os coronéis, 4pois 5________ gasto uma enorme 6quantidade de dinheiro investindo nos escravos, e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização a eles.
A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta 7contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.
Os movimentos republicanos também já aconteciam no 8país, a 9imprensa trazia politização 10____ população civil, 11para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.
A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para 12acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, 13mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando 14_____ igreja 15_____ ir contra o governo.
Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o imperador dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.
16Porém seu afastamento não foi nada favorável, fazendo com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.
Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.
No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que, a partir daquela data, o país seria uma república.
Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo 17havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a 18Portugal.
Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros foram escolhidos para formar os ministérios.
(FONTE: Jussara de Barros, http://www.brasilescola.com-Texto Adaptado)
No que tange ao uso de nexos coesivos no texto, analise as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na referência 4, pois poderia ser substituído por porque sem causar alteração de sentido.
( ) Na referência 11, o vocábulo para expressa finalidade.
( ) Na referência 13, a palavra mas expressa oposição, assim como Porém na referência 16.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
Leia o trecho abaixo e responda à questão.
“Aceitemos o labéu, e corrompamos de cabeça erguida o idioma luso, na certeza de estarmos a elaborar obra magnífica.”
(Monteiro Lobato, “A Língua Brasileira”) Passando os verbos, acima sublinhados, para a 2ª pessoa do plural e mantendo o mesmo modo, tempo ou forma nominal, a alternativa correta é:
- História | 3.4 Ditadura Militar
(FUVEST 2019 1° FASE) Examine a tabela.
Porcentagem da variação do desempenho econômico do Brasil
Anos
Produto Interno Bruto
(PIB)
Indústria
Agricultura
1971
12,0
12,0
11,3
1972
11,1
13,0
4,1
1973
13,6
16,3
3,6
1974
9,7
9,2
8,2
1975
5,4
5,9
4,8
1976
9,7
12,4
2,9
1977
5,7
3,9
11,8
1978
5,0
7,2
‐2,6
1979
6,4
6,4
5,0
1980
7,2
7,9
6,3
1981
‐1,6
‐5,5
6,4
1982
0,9
0,6
‐2,5
1983
‐3,2
‐6,8
2,2
1984
4,5
6,0
3,2
FISHLOW, A., Uma história de dois presidentes: a economia política da gestão da crise. STEPHAN, A. (org), Democratizando o Brasil.
Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1988, p. 144
Os dados da tabela referem‐se a anos transcorridos durante a Ditadura Militar no Brasil. O desempenho econômico nesse período entrelaçou‐se ao panorama político do país. Nesse sentido, é correto afirmar: