"Os artrópodes constituem o grupo animal com maior número de espécies conhecidas: de cada quatro espécies animais, três são artrópodes".
(Lopes, Sônia; Rosso, Sérgio. Bio. Vol.3. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 356).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um animal pertencente a esse grupo seguido de sua característica.
Questões relacionadas
- Química
A começar pelos pigmentos naturais utilizados nas primeiras pinturas rupestres, as substâncias químicas têm sido desde sempre utilizadas pelos artistas. Atualmente, diversas substâncias químicas modernas, sintéticas ou naturais, como solventes, resinas, colas e fungicidas, são essenciais para preservar a herança artística e cultural mundial. Por exemplo, os químicos, juntamente com restauradores e curadores de museus, buscam compreender a natureza e a composição dos materiais utilizados por determinado artista, as mudanças físicas e químicas que ocorrem nesses materiais com o passar dos anos e como afetam a composição e as propriedades cromáticas do material original.
Esses estudos demonstram que o índigo é um dos pigmentos orgânicos mais antigos, tendo sido usado na Índia e também no Império Maia. O índigo foi, inicialmente, produzido a partir do indican, um produto natural obtido de plantas, como a Indigoferatinctoria.
Observe as equações químicas, mostrando a síntese do índigo a partir do indican:
O produto A, na primeira reação, é uma aldose que também está presente na constituição da sacarose. Qual o nome de A?
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UFU) Em uma pesquisa acerca do deficit habitacional no Brasil, encontra-se a seguinte afirmação:
No contexto da rápida urbanização nos países em desenvolvimento, o deficit habitacional se constitui no grande desafio para a gestão das cidades. [...] No Brasil, em 2008, o deficit habitacional foi estimado em mais de 5,5milhões de unidades, do qual 83% é registrado em zonas urbanas, afetando, principalmente, as famílias com renda de até 3 salários mínimos, atingidas por 89,6% desse deficit.
PASTERNAK, Suzanna; BÓGUS, Lucia Maria Machado. Habitação de aluguel no Brasil e em São Paulo. Caderno CRH, V.29, n.77, 2016.
Políticas públicas que visam a atacar o problema do deficit habitacional poderiam ser descritas como políticas de garantia de um direito:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
O ácido nalidíxico é um medicamento antibacteriano, utilizado no tratamento de infecções do trato urinário causadas por bactérias gram-negativas. Esse fármaco, cuja fórmula estrutural está representada acima, atua inibindo a síntese do DNA bacteriano.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
XXVI Conferencia Internacional de la Cruz Roja y de la Media Luna Roja: Mito y realidad
El extraordinario progreso técnico y el galopante crecimiento demográfico que caracterizan nuestro siglo nos obligan a hacer constar: el hombre no ha conseguido gestionar estos fenómenos en beneficio de toda la humanidad y cada vez hay más personas en la miseria, más personas vulnerables o excluidas de la sociedad que necesitan ayuda y compasión.
Así pues, el cometido básico del Movimiento Internacional de la Cruz Roja y de la Media Luna Roja en favor de las personas vulnerables, principalmente en tiempo de conflicto armado, pero también en cualquier otra circunstancia, es hoy esencial.
La principal esperanza suscitada por la Conferencia está estrechamente relacionada con esta situación y con la función básica de la Conferencia: se trata de reanudar o, más bien, de relanzar y potenciar el diálogo entre los Estados y nuestro Movimiento, a fin de examinar cómo pueden coordinar sus esfuerzos de la manera más eficaz para mejorar la suerte que corre la inmensa masa de personas que carecen de lo esencial y cuya vida es, a menudo, un calvario sin esperanza. Podemos y debemos hacer más. Podemos y debemos colaborar mejor. La Conferencia es una ocasión para reflexionar al respecto y para abrir nuevos caminos
Disponível em: https://www.icrc.org. Acesso em: 20 set. 2021.
Os textos são importantes para a comunicação dos seres humanos, eles são elaborados com uma finalidade, após a leitura deste a sua finalidade é:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
“O cenário é Jebel Irhoud, um conjunto de cavernas a 100 quilômetros de Marrakesh, no Marrocos. Mas ainda não existe Marrakesh nem Marrocos. Estamos num fim de tarde de 300 mil anos atrás -100 mil antes do surgimento dos primeiros seres humanos modernos. Mas eis que enxergamos ao longe um grupo de humanos. Sujos, cabelos desgrenhados, mas claramente humanos. Com o devido banho de loja, todos passariam despercebidos se cruzassem a Avenida Paulista na hora do almoço.”
Fonte: Revista Superinteressante, nº 378, agosto 2017.
I. Mutação e recombinação genética são fatores evolutivos que alteram a variabilidade genética da população, pois a mutação reorganiza os genes existentes, enquanto a recombinação insere genes novos.
II. A irradiação adaptativa é caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes, adaptados a explorar ambientes diferentes.
III. As conquistas tecnológicas podem alterar a variabilidade genética das populações. Na população humana, por exemplo, promovem o relaxamento das pressões seletivas sobre essa população, permitindo a sobrevivência de indivíduos que seriam normalmente eliminados através do mecanismo da seleção natural.
IV. Órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, são estruturas pouco desenvolvidas e sem papel significativo atualmente, não se caracterizando, portanto, evidência evolutiva entre as espécies.
V. Um dos ancestrais do Homo sapiens foi o homem de Neandertal que, entre outras habilidades, fabricava armas e ferramentas utilizando, principalmente, ossos de animais.
Sobre o tema abordado no texto acima analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.