No sistema nervoso humano
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia os textos I e II, a seguir, e resolva as questões
TEXTO I
Procura-se
Procura-se um lugar que tenha cheiro e gosto de mato, mas não seja mato, pois a
vida em comunidade, respeitados os espaços particulares, é a melhor
Aquele jeito tranquilo de viver, casa depois de casa, ruas calmas e sem barulho, vizinhos se cumprimentando a cada vez que se encontravam e a certeza que todos tinham de que, diante de qualquer necessidade, muitas mãos surgiriam para ajudar, colaborar, trabalhar junto. A palavra valendo mais do que qualquer documento passado em cartório, mas os compromissos escritos sendo, também, certamente cumpridos. A cidade crescendo em harmonia com seus habitantes.
Todas as crianças na escola pública, que nem se dizia de qualidade porque não se conhecia o contrário. A educação sentida como o passaporte indispensável para o crescimento, herança maior que os pais legavam a seus filhos, que todo país deve a seus cidadãos.
Procura-se por uma vida simples e comum – mesmo que aqui seja uma metrópole e haja muito asfalto, muitos prédios, muitos carros e essa estonteante luta pela sobrevivência. Civilidade, civilização. Lixo na lata de lixo. Regras de convivência respeitadas. Conhecer o próprio direito e valorizar o do semelhante. Sem mágica, discursos e demagogia, uma transformação possível de ser conquistada com competência, solidariedade, trabalho e muita honestidade.
“Aqui vive um povo que merece mais respeito e belo é o povo como é belo todo amor.” Sonhar utopias e realizar o possível e o necessário. Sem a vã glória do poder. Espírito público, servir ao público. Pensar antes de falar e fazer besteira. Refletir. Não há deuses nos palácios. A vida brasileira pode e deve ser uma jornada feliz, ou pelo menos mais feliz do que é para muitos. Procura-se com muita vontade.
BRANT, Fernando. Procura-se. Jornal Estado de Minas. 20 de maio de 2009.
VOCABULÁRIO
Legavam: deixavam, transmitiam.
Demagogia: manipulação da população em função de interesses próprios e pouco lícitos.
.
TEXTO II
Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond. Cidadezinha Qualquer. Disponível em: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html. Acesso em: 15 de julho de 2009.
O narrador do texto I externa um desejo, uma busca em relação à sociedade. Explique o tipo de sociedade que o narrador procura. Justifique sua resposta com duas passagens do texto.
- Matemática | 3.6 Exponencial
Um banco oferece uma aplicação de longo prazo em que devem ser depositados no mínimo R$ 20.000,00 e seu rendimento, um pouco maior que a poupança, será de 23% a cada 3 anos. Qual a função que relaciona o montante M acumulado após t anos se uma pessoa investiu nessa aplicação a quantia mínima?
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(IFSUL) Uma das aplicações dos percloratos é o uso em foguetes de propulsão. O combustível sólido é preparado segundo a equação química abaixo:
São características dos não metais Cl, C e N:
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Um produtor rural registrou queda de produtividade numa das áreas de plantio de arroz de sua propriedade. Análises químicas revelaram concentrações elevadas do íon amônia (NH 4+) e baixas dos íons nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-) no solo. Esses compostos nitrogenados são necessários para o crescimento dos vegetais e participam do ciclo biogeoquímico do nitrogênio.
Em qual etapa desse ciclo biogeoquímico são formados os compostos que estão em baixa concentração nesse solo?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: Leia o texto a seguir. A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. [...] A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente da guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, [...] os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial [...]. A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia influência [...] e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista [...] assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética. HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 224. (Fragmento)
Enunciado:
Considerando o contexto histórico abordado pelo autor,
a) explique porque ele considera a Guerra Fria “uma guerra muito peculiar”.
b) identifique quais eram as duas maiores potências políticas, econômicas e militares envolvidas no conflito.
c) explique porque a Guerra Fria pode ser considerada uma “Terceira Guerra Mundial”.