A água é uma substância que possui funções importantes e essenciais para a sobrevivência dos organismos vivos. Uma função da água nas células vivas é
Questões relacionadas
- História
No início do século XIV, o fim da ordem templária marca um importante momento da transição entre a primeira fase do feudalismo, caracterizada pela cultura cavalheiresca, e a segunda fase, caracterizada pela formação de uma forte burguesia mercantil. Sobre a ordem templária, é correto afirmar que foi
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(ESCOLA NAVAL) Em um polígono regular, cujos vértices A, B e C são consecutivos, a diagonal forma com o lado um ângulo de 30º. Se o lado do polígono mede ℓ unidades de comprimento, o volume da pirâmide, cuja base é esse polígono e cuja altura vale o triplo da medida do lado, é igual a:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UNIFACS) Neurocientistas procuram entender os mecanismos da memória na intrincada rede de eventos neuroquímicos e neurocelulares. Onde e como as recordações são guardadas? Como são ativadas? O que é e por que ocorre o esquecimento? Que caminhos as células nervosas percorrem para recordar? A série de experimentos permitiu ao grupo descrever alguns mecanismos do funcionamento da memória, que formam a base material do pensamento. O cérebro está sob influência de várias substâncias moduladoras e neurotransmissores das atividades neurais e de hormônios. Tanto os hormônios quanto os neuromoduladores estão associados à manifestação de estados emocionais e influenciam a formação e a evocação de memórias.
(BERCHT, 2010, p.36-38)
Os atuais estudos experimentais sobre a memória se baseiam na ideia de que suas bases biológicas estão nas alterações anatômicas e fisiológicas das ligações entre as células nervosas, denominadas sinapses.
Com base nos conhecimentos existentes acerca deste processo e sua importância para o desenvolvimento da memória, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As sinapses químicas desenvolvem-se a partir da liberação de um neurotransmissor, o que possibilita a propagação do estímulo nervoso às células vizinhas.
( ) As conexões ou sinapses estabelecidas entre as células cerebrais possibilitam o surgimento da memória.
( ) A perda de memória pode estar relacionada com a formação de novos neurônios e estabelecimento de sinapses.
( ) A bainha de mielina que recobre as células do sistema nervoso possibilita a condução mais rápida dos impulsos nervosos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(ESPCEX) Determine o volume (em cm³) de uma pirâmide retangular de altura “a” e lados da base “b” e “c” (a, b e c em centímetros), sabendo que a + b + c = 36 e “a”, “b” e “c” são, respectivamente, números diretamente proporcionais a 6, 4 e 2.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir:
A cidade de Pompéia, uma cidade no sul da Itália, servia como local de férias e descanso para aqueles que fugiam da agitação de Roma, quando, em 79 d.C., uma erupção do vulcão Vesúvio provocou a morte e o sepultamento de grande parte da população. [...]
As ruínas de Pompéia revelam [...] muitos aspectos da vida cotidiana dos romanos antigos. A ornamentação das casas é muitas vezes riquíssima. A beleza das pinturas nas paredes (afrescos), elaboradas com cores vivas e representando cenas mitológicas, dos pisos caprichosamente feitos de mosaico, das estátuas e dos jardins causa a seus visitantes um deslumbramento inesquecível.
As casas da classe alta de Pompéia dão-nos a idéia do luxo em que viviam seus moradores. Mostram também recursos ‘modernos’ de que dispunham os habitantes privilegiados da cidade: encanamentos de chumbo, janelas com vidraças, pisos de mármore e móveis luxuosos. [...].
FERREIRA, Olavo Leonel. Visita a Roma antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 94-98.(Fragmento)
a) Qual a importância das ruínas de Pompéia para o trabalho dos historiadores?
b) Identifique quais características e elementos da vida cotidiana dos romanos antigos que estão evidenciadas nas ruínas de Pompéia.