A jararaca-ilhoa é uma cobra encontrada exclusivamente na Ilha da Queimada Grande (30 quilômetros da costa sul de São Paulo), é diurna e sobe nas árvores para caçar aves, diferenciando-se das serpentes encontradas no continente. Seu veneno é cinco vezes mais letal em pássaros do que o da jararaca-comum, sua parente mais próxima.
PASCHOAL, Fabio. O surgimento de uma nova espécie: o caso da jararaca-ilhoa. Disponível em:
.
Acesso: 03 out. 2016.
Segundo a teoria de Darwin, um veneno cinco vezes mais letal para aves foi uma característica
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UFPA) Um expressivo polo de ferro-gusa tem se implantado ao longo da ferrovia de Carajás, na região sudeste do Pará, o que ensejou um aumento vertiginoso na produção de carvão, produzido normalmente com a utilização de fornos conhecidos como "rabos-quentes", que a foto a seguir ilustra. Além dos problemas ambientais causados por esses fornos, a questão relativa às condições altamente insalubres e desumanas a que os trabalhadores são submetidos é preocupante. A enorme temperatura a que chegam tais fornos propaga uma grande quantidade de calor para os corpos dos trabalhadores que exercem suas atividades no seu entorno.
Com base nas informações referidas no texto apresentado, analise as seguintes afirmações:
I. O gás carbônico (CO2) emitido pelos fornos é um dos agentes responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera.
II. Nas paredes do forno de argila o calor se propaga pelo processo de convecção.
III. O calor que atinge o trabalhador se propaga predominantemente através do processo de radiação.
IV. O deslocamento das substâncias responsáveis pelo efeito estufa é consequência da propagação do calor por condução.
Estão corretas somente
- Biologia | 15.2 Mutações
A sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro presentes em um gene de um fungo, constituída de sete códons, está escrita a seguir.
Pesquisadores submeteram a sequência a mutações independentes. Sabe-se que os códons UAG e UAA são terminais, ou seja, indicam a interrupção da tradução.
Qual mutação produzirá a menor proteína?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Objetos afetivos selecionados pelos alunos relacionados à vida de criança
- Espaços selecionados na escola para receber os objetos
Desenvolvimento:
1 - Proponha às crianças a criação de um museu com o tema vida de criança.
2 - Ao longo de um mês realize a coleta do acervo que será exposto no museu: brinquedos preferidos, jogos, fotografias, roupas, sapatinhos, etc. É importante ressaltar o caráter afetivo destes objetos para as crianças.
3 - Realizem uma votação a respeito do melhor lugar para que o museu seja montado.
4 - As fotografias poderão ser montadas em colorset preto com margem de 7 cm. Evite usar cola, fita adesiva, fita crepe ou fita dupla face nesta montagem. A 3M fabrica uma massa adesiva que não gruda e pode ser retirada depois da montagem. Ela é prática e barata. Serve também para prender papéis na parede, veja:
5 - Os objetos poderão ser organizados segundo suas funções ou identidades. Se o espaço for aberto, sugiro até mesmo a disposição dos objetos em nichos pelo chão com placas indicativas do acervo. Caso não queira proceder assim, organize carteiras lado a lado e exponha os objetos sobre elas. Forre as carteiras e os seus pés com papel de presente cuja temática seja a infância. Você poderá compor a montagem com fitas coloridas. Outra possibilidade é montar um museu suspenso como os objetos pendurados por fios de nylon. A montagem dependerá do espaço que você terá disponível.
6 – Certamente, valores como preservação, respeito ao patrimônio, conhecimento vivenciado a partir da memória, organização, entre outros, deverão fazer parte da proposta. As crianças poderão ser escaladas para acompanhar a visitação, bem como para mantê-la em ordem.
7 - Cada objeto e fotografia poderão conter número e nome do doador.
8 - Elabore um convite para visitação do museu e coleque placas impressas indicativas dos acervos:
- Fotografia;
- Brinquedos;
- Jogos, etc.
Observações:
Se for interessante envolver toda a escola ou o ensino fundamental - séries iniciais, convide colegas de trabalho para fazer parte da proposta.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações sobre alguns peixes a seguir
Fonte: Coleção O fascinante mundo animal.
Os peixes voadores podem ter tamanhos variados de acordo com a tabela. Qual a diferença de tamanho entre o maior e o menor peixe voador?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
“Os boias-frias, quando tomam umas biritas
Espantando a tristeza
Sonham
Com bife a cavalo, batata frita
E a sobremesa
É goiabada cascão
Com muito queijo
Depois café, cigarro
E o beijo de uma mulata
Chamada Leonor ou Dagmar.”
(Rancho da Goiabada. João Bosco e Aldir Blanc)
Milhares de camponeses no Brasil não têm terra. Muitos deles são chamados boias-frias. São aqueles que trabalham temporariamente no campo na época de plantio e colheita, muitas vezes em condições precárias. É possível associar esse grave problema social brasileiro com a concentração da propriedade rural no Brasil que se iniciou com