(UNIT)
O diagrama representa a superposição de três sons musicais simples, lá3, lá4 e lá5 , resultando em um som composto. Sendo o período do lá3 igual a 1/435 s, com base nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIC) O cianeto de hidrogênio (fórmula molecular HCN) é um agente ubíquo na natureza. Sua liberação no ambiente ocorre através de emissões vulcânicas, queima de biomassa, e de vários processos biológicos naturais através de bactérias, algas e fungos superiores. O cianeto pode ser encontrado em vegetais, tais como mandioca, sendo também subproduto da queima de diversos componentes usados na indústria, como o plástico, o acrílico e a espuma de poliuretano.
A intoxicação por cianeto, podendo levar à morte, se deve a seguinte ação dessa substância na célula:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(Ufpb) Os seres vivos apresentam diversas características que lhes permitem, por exemplo, apresentar uma grande diversidade morfológica e sobreviver em diferentes ambientes.
Uma dessas características está ilustrada na figura a seguir, que mostra a Dionaea muscipula, um tipo de planta insetívora, que captura e digere insetos como forma de obtenção de energia.
O mecanismo pelo qual a D. muscipula captura o inseto pode ser definido como:
- Filosofia | 3. Medieval
Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim.
AQUINO. T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).
No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de
- História | 3.2 Era Vargas
De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os setores. Todas elas têm sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar.
DANTAS, M. A força nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942.
De que maneira as políticas e as mudanças jurídico-institucionais implementadas pelo governo de Getúlio Vargas nas décadas de 1930-1940 responderam às lutas e às reivindicações dos trabalhadores?
- Geografia | 5.2 Migração
(FUVEST) Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano.
Garton Ash, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29/11/2015. Adaptado.
Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes:
I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul.
II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa.
III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista.
Está correto o que se afirma em