O DNA é o material genético dos seres vivos. A molécula é uma dupla hélice formada pela união de nucleotídeos e sua estrutura possibilita a duplicação, o que é fundamental para a hereditariedade, bem como para a expressão da informação genética.
Com base nos conhecimentos sobre ácidos nucleicos e genética, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do historiográfico, faça o que se pede.
a) Enumere as principais transformações ocorridas durante o período republicano em relação ao direito de voto da população brasileira.
b) Escolha uma das fases do período republicano e cite os principais fatos políticos ocorridos durante essa fase
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Após observar os mapas, relacione o surgimento do estado de Minas Gerais à descoberta do ouro.
- Física
Um móvel parte do repouso com movimento de aceleração constante e após 4s mantém sua velocidade constante como mostra o gráfico. A aceleração do móvel no intervalo de tempo de 0 a 4s, em m/s2, foi de:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(PUC-PR) Os genes, como os diamantes, são eternos, mas não exatamente da mesma forma que os diamantes. Estes são cristais de diamantes individuais, que permanecem como padrões inalterados de átomos. As moléculas de DNA não têm esse tipo de constância. A vida física de qualquer molécula de DNA é bastante curta – talvez uma questão de meses, e certamente não mais do que a duração de uma vida. Mas uma molécula de DNA pode, teoricamente, viver, na forma de cópias de si própria, durante milhões de anos. Além disso, tal como acontecia com os antigos replicadores do caldo nutritivo, as cópias de um determinado gene poderão estar distribuídas por todo o mundo.
DawKins, R. O gene egoísta, 196.76.
Todo processo de hereditariedade depende direta ou indiretamente do material genético que cada indivíduo carrega. Dentre as características que propiciam tamanha importância dessa molécula, destaca-se a
- Física | 6.2 Eletrodinâmica
O LED é um componente eletrônico que emite luz sob certas condições. Por ser formado por materiais semicondutores, seu funcionamento é diferente de uma lâmpada convencional. O LED só acende quando a diferença de potencial elétrico (d.d.p.) em seus terminais for maior que determinado valor. Por exemplo, para o LED de cor amarela, a d.d.p. mínima em seus terminais é de 2,1 V. Um estudante, ao montar um brinquedo para seu sobrinho, utiliza um LED amarelo e 2 pilhas comuns, que fornecem tensão elétrica efetiva ao circuito de 1,5 V.
O estudante liga e desliga rapidamente o circuito. O circuito que permitiu ao estudante a fazer com que a lâmpada LED acenda é: