Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 13 maio 2013 (adaptado).
Esse projeto sinaliza uma interferência no meio físico motivada pelo(a)Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o fragmento da reportagem a seguir.
O texto é argumentativo. Além de informar, ele tem como objetivo,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
A notícia abaixo, sobre um youtuber que foi condenado à prisão, foi publicada no início de 2019. Leia com atenção:
Justiça proíbe youtuber que humilhou um mendigo de usar a rede social por cinco anos
ReSet também é condenado a 15 meses de prisão e a pagar o equivalente a 88000 reais de indenização
Uma juíza de Barcelona proibiu o youtuber conhecido como ReSet de utilizar essa rede social durante os próximos cinco anos. Kanghua R., de 21 anos, criador do popular canal que leva seu apelido, foi condenado por humilhar um mendigo ao lhe oferecer biscoitos Oreo recheados com pasta de dente e gravar a cena em vídeo. [...]
A juíza impôs ao jovem, além disso, o pagamento de uma indenização de 20 000 euros (88 000 reais) pelos “danos morais” causados à vítima, um sem-teto de origem romena que dorme no bairro La Marina, na Zona Franca de Barcelona. [...]
A juíza considerou que o vídeo que ele postou foi “um ato claro e inequívoco de conteúdo vexatório” e que, além disso, a ingestão da pasta de dente provocou um “sofrimento físico” − o morador de rua vomitou e teve desconforto digestivo − e psíquico. No julgamento, o jovem alegou que o vídeo fazia parte dos “desafios” que ele encarava periodicamente em seu canal e que foi tudo “uma brincadeira”. [...]
O jovem aceitou o desafio de um dos usuários de seu canal de rechear biscoitos Oreo com pasta de dente, mas o modificou ao decidir dá-los a um morador de rua. Fez isso, diz a sentença, “para atrair de forma efetiva a atenção mórbida de seus seguidores” e, de quebra, obter “um apetitoso aumento da receita” que recebia do Google por publicidade. Kanghua foi às ruas com seu celular e se deparou com Gheorge L., que pedia esmola na frente de um supermercado. Entregou-lhe 20 euros (88 reais) e o pacote de biscoitos. Gravou a cena e a subiu ao YouTube, onde comentou: “Talvez eu tenha ido um pouco longe, mas veja o lado positivo: isso o ajudará a limpar os dentes. Acho que ele não os limpa desde que ficou pobre”.
[...]
“Não foi um ato isolado”, diz a sentença, que lembra como, em outros vídeos, ReSet mostrou “comportamentos cruéis” e sempre com “vítimas fáceis ou vulneráveis”. Algo que ele não negou no julgamento: “Se me meto com gente mais musculosa, corro o risco de que me batam, porque as pessoas têm muito mau humor”. O youtuber ofereceu, por exemplo, sanduíches com excrementos de gato a idosos e crianças em um parque.
Kanghua “humilhou uma pessoa vulnerável, sem lar, de muito mais idade, que não fala as línguas oficiais e se deteriorou devido à vida nas ruas e ao alcoolismo”, ressalta a juíza. O comportamento de ReSet foi ainda mais grave porque ele divulgou a ação no YouTube. Embora tenha sido apagado depois, o vídeo continua circulando na Internet. No julgamento, o youtuber fez uso do direito à última palavra para tentar minimizar o caso: “Faço as coisas para dar espetáculo, as pessoas gostam de coisas mórbidas”.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/31/internacional/1559298970_871759.html>.
Acesso em: 18 jul. 2019.
O texto revela que o youtuber espanhol ReSet foi proibido de utilizar a rede YouTube por humilhar um morador de rua em um desafio realizado para o seu canal de vídeos na internet.
Imagine que você é um articulista de um jornal impresso e decidiu escrever a respeito da decisão judicial e da punição ao rapaz. Em seu artigo jornalístico, apresente sua opinião em relação a essa punição e os argumentos que tem para justificá-la.
Atenção: Você poderá ser a favor da decisão judicial ou contra ela.
Instruções complementares:
1. Ao escrever o artigo, utilize esta estrutura:
1º parágrafo – breve exposição do tema e sua opinião sobre ele;
2º parágrafo – dois argumentos que justifiquem seu ponto de vista;
3º parágrafo – conclusão (retomada da opinião expressa anteriormente).
2. Utilize o texto como apoio para introduzir o tema e para argumentar, mas não o copie.
3. Dê um título expressivo e coerente ao seu artigo.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
UNISC) Durante uma divisão celular, podem ocorrer diferentes erros na segregação dos cromossomos. Um desses erros é a não disjunção cromossômica.
Considerando uma célula 2n = 46 que inicia o processo de divisão meiótica e sofre a não disjunção de um (1) cromossomo, durante a meiose 1 quais serão os gametas resultantes ao final da meiose?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: Leia a anedota a seguir. O menino chega em casa no final do ano e diz: – PAI, tenho uma notícia pra você! – O que é? – pergunta o pai. – Você não me prometeu uma bicicleta se eu passasse de ano??? – Sim, meu filho. – Então se deu bem. Economizou um dinheirão. Disponível em: <http://www.piadas.com.br/>. Acesso em: 21 out. 2015.
Enunciado:
O humor da anedota é construído com base na interlocução que se estabelece entre pai e filho. Nessa situação comunicativa, há uma quebra de expectativa, pois
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Desde o período monárquico do Brasil, existe uma Constituição em nosso país.
a) Explique o que é a Constituição de um país.
b) Dê dois exemplos de aspectos da vida do país que são definidos por ela.