(UPE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto abaixo para responder à(s) questão(ões) a seguir.
Considerando os recursos utilizados para assegurar a coesão e a coerência do texto "Pedestre, a medida de todas as coisas", assinale a alternativa CORRETA.
Questões relacionadas
- Física
Qual é o efeito na força elétrica entre duas cargas q1 e q2quando se coloca um meio isolante, isotrópico e homogêneo entre elas?
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UDESC) Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos. Associe a primeira coluna de acordo com a segunda.
( 1 ) Giberelina
( ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas amadurecimento de frutos.
( 2 ) Auxina
( ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.
( 3 ) Ácido abscísico
( ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.
( 4 ) Etileno
( ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.
( 5 ) Citocinina
( ) Estímulo à germinação de sementes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Biologia | 09. Botânica
O estômato é uma estrutura epidérmica que controla a entrada e a saída de gases da planta. Assinale a alternativa que apresenta a relação dos fatores ambientais que afetam a fisiologia do funcionamento dos estômatos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base: CurriculoAvaliacao 3553
Leia um trecho das memórias de um adolescente e responda à questão. Amor inventado Numa tarde de verão, depois de um banho de piscina, olhando as verdes montanhas da cidade, no ar uma música romântica, inventei Rosa. Acho que foi invento mesmo. Ou talvez ela já existisse e andasse por aí, sem a gente perceber. Só sei que ela me fazia falta, muita falta. Eu já tenho quinze anos e nunca arrumei uma namorada. A turma de minha sala vive contando vantagens de namoradas e eu, sempre calado e com ar de sabichão, vivia dizendo que não gosto de falar de assunto particular. Mas, muitas vezes, me traía e falava mentiras, falava de uma namorada de longe e até inventava uma cidade. Como não tenho memória e não sei mentir, quando me perguntavam de novo, talvez pra me testar, eu dizia outra cidade. Já tinha me esquecido da anterior e era um desastre. Aí um cara me falava: "Mas você não disse que ela era de Varginha?" Aí eu me mordia de raiva, enrolava tudo e não dava pra enganar. Tava na cara que era mentira. Agora não; se me perguntam, tenho resposta firme para dar: tenho uma Rosa. Mora aqui mesmo. É magrinha, loira, tem cabelos longos e olhos grandes. Está no mesmo ano que eu, só que em outra escola. Mora em outra rua, em outro bairro. Quando não apareço prum bate-bola ou pra rodar de moto na praça, logo alguém me pergunta: “Como é, estava com a sua Rosa?” Não digo que sim nem que não, deixo no ar, fico reticente, para criar mais suspense. Elias José. Primeiras lições de amor. São Paulo: Formato, 1994. p. 12.
Enunciado:
Qual é o conflito gerador do enredo nessa narrativa?
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
Assinale a alternativa que explica corretamente o funcionamento dos elementos componentes de um circuito elétrico: