Iracema, a virgem dos lábios de mel,
que tinha os cabelos mais negros que
a asa da graúna, e mais longos que seu
talhe de palmeira.
O favo da jatí não era doce como seu
sorriso; nem a baunilha recendia no
bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a
morena virgem corria o sertão e as matas
do Ipu, onde campeava sua guerreira
tribo, da grande nação tabajara. O pé
grácil e nu, mal roçando, alisava apenas
a verde pelúcia que vestia a terra com
as primeiras águas.
Do trecho acima que integra o romance Iracema, de José de Alencar, não se pode afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
A empresa norte-americana SavWatt, desenvolveu a lâmpada Ecopole para iluminação pública, que utiliza energia solar e eólica para funcionar. Embora tenha 50 W de potência, a lâmpada ilumina o equivalente a uma lâmpada incandescente de 200 W e está em fase de teste em algumas cidades. Sendo uma lâmpada de LED, a Ecopole é mais eficiente, quase não produzem calor e apesar de serem mais caras que os modelos tradicionais, a Ecopole tem maior durabilidade, cerca de 40 mil horas.
A economia obtida pela Ecopole em relação à lâmpada incandescente de igual iluminação citada no texto é de
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A taxa de inflação é um índice que aponta, em percentuais, a evolução média dos preços de mercadorias e serviços. Entretanto, cada família percebe a variação dos preços de modo particular, pois o peso de cada item no seu orçamento é diferente. Assim, se o preço dos medicamentos sobe muito, o impacto da inflação para as famílias que têm mais idosos tende a ser maior. Se o preço dos alimentos cai, o impacto da inflação para as famílias mais pobres tende a ser menor, já que boa parte de seu orçamento é gasto em alimentação.
Disponível em: http://www.dieese.org.br (adaptado).
Considere que os salários de determinado grupo de pessoas crescem 10,0% ao ano, mas a inflação, para esse grupo, cresce 6,0% ao ano.
O aumento percentual do poder de compra, em dois anos, das pessoas que pertencem ao referido grupo, mais aproximado, será de:
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST) Considere as anamorfoses:
As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País.
Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Não há desenvolvimento sem proteção ambiental
O desastre de Brumadinho é uma boa oportunidade para refletir sobre uma visão muito disseminada no Brasil de que a proteção ambiental é um entrave ao desenvolvimento. Tem aumentado o número de pessoas que acreditam na ideia de que o Brasil deveria afrouxar as políticas ambientais como forma de acelerar a economia. Muitos acreditam que devemos desenhar políticas econômicas sem analisar suas consequências ambientais. Isso está profundamente equivocado.
Não há desenvolvimento sem proteção ambiental. Os livros de economia das melhores universidades do mundo já não falam mais de crescimento sem considerar os seus impactos ambientais, que no passado eram tratados como simples “externalidades”. A visão de que o que importa é fazer o bolo crescer para depois dividir a renda e limpar a poluição está totalmente ultrapassada.
Na visão antiga, qualquer forma de produzir minério é boa porque faz a economia crescer, gerando empregos, e isso basta. Não entra nessa perspectiva a análise do custo das vidas e da degradação ambiental de desastres como Brumadinho ou Mariana (este foi o maior da história do Brasil). Se os órgãos ambientais tivessem exigido maiores investimentos da Vale na segurança das barragens antes de conceder a licença, isso teria sido visto como um “entrave ambiental”.
O que ocorre quando há um afrouxamento do licenciamento ambiental é que, de fato, aumenta-se a margem de lucro das empresas, em função da redução dos custos. Isso é bom para as empresas e seus acionistas. Porém, quando ocorre um desastre ambiental, o que há é uma socialização dos prejuízos, que são pagos pela sociedade como um todo. Esse prejuízo ocorre na forma de morte de pessoas, traumas psicológicos, perdas de pertences pessoais, doenças, degradação dos rios e lagos, contaminação dos mananciais de água potável, destruição das florestas que mantêm o regime de chuvas, a vazão dos rios e os insetos que polinizam as lavouras; dentre muitos outros. Portanto, interessa às empresas, mas não interessa à sociedade o afrouxamento do licenciamento ambiental.
Indo além das tragédias de Brumadinho e Mariana, podemos estender essa reflexão para o desenho de políticas econômicas e suas consequências ambientais. Dentro de uma visão convencional e simplista de economia, eliminar incentivos fiscais é positivo, pois reduz distorções do mercado e contribui para o aumento da competitividade. Essa visão está ultrapassada. É essencial considerar os impactos ambientais das políticas econômicas.
[...]
VIANA, Virgílio. Não há desenvolvimento sem proteção ambiental. El País: Opinião, 16 mar. 2019. Disponível em: https://brasil. elpais.com/ brasil/2019/03/15/opinion/1552674544_685747.html. [Adaptado].
Virgílio Viana apresenta em seu texto uma questão bastante polêmica: o desenvolvimento econômico e seu impacto ambiental. A estrutura desse texto revela que o autor faz uso de contraposição de ideias, evidenciando seu posicionamento de que
- Física
O gráfico representado a seguir é um modelo ideal do ciclo das transformações que ocorrem em um motor à explosão de quatro tempos (de um automóvel, por exemplo), uma das máquinas térmicas mais populares que existem. As transformações são realizadas no interior de um cilindro, usando uma mistura de vapor de gasolina e ar (considerada um gás ideal), para produzir movimento em um pistão. As evoluções de A para B e de C para D são processos adiabáticos enquanto de B para C e de D para A são processos isométricos da) para
Considerando o texto e o gráfico representados acima, analise as seguintes afirmações:
I. Na transformação de A para B, o trabalho realizado é positivo.
II. Na transformação de B para C, a variação da energia interna do gás é negativa.
III. Na transformação de C para D, a temperatura do gás diminui.
IV. A variação da entropia, na transformação reversível de C para D, é nula.
Estão corretas somente