(PUCRJ) A alizarina, cuja estrutura está representada a seguir, é um corante orgânico que pode ser utilizado como indicador de pH. Em meio alcalino (pH=12) esse corante apresenta coloração violeta.
Dentre as soluções incolores (preparadas com água pura, ou seja, com pH neutro), qual poderia promover o aparecimento da coloração violeta no indicador de pH alizarina?
Questões relacionadas
- Física
Em um pêndulo, um fio de massa desprezível sustenta uma pequena esfera magnetizada de massa igual a 0,01kg O sistema encontra-se em estado de equilíbrio, com o fio de sustentação em uma direção perpendicular ao solo.Um ímã, ao ser aproximado do sistema, exerce uma força horizontal sobre a esfera, e o pêndulo alcança um novo estado de equilíbrio, com o fio de sustentação formando um ângulo de 45° com a direção inicial.Admitindo a aceleração da gravidade igual a 10 m.s-2 a magnitude dessa força, em newtons, é igual a:
- História | 3.2 Era Vargas
(FGV) “Em 1930, Getúlio Vargas já era um líder conhecido da política do Rio Grande do Sul e experimentara cargos a nível federal (...). Embora para os gaúchos fosse uma importante figura política, no conjunto do movimento ‘revolucionário’ de 1930 era apenas uma das lideranças. Assumiu a chefia do Governo Provisório apenas por ter sido o candidato derrotado da eleição que motivara o movimento. Ou seja, em inícios da década de 1930, Vargas era um dentre outros nomes que poderiam ascender na política nacional. Se seu prestígio cresceu ao longo dessa década, isso se deveu a um conjunto de fatores.”
(GOMES, Ângela de Castro. A última cartada. In: Nossa História, ago. 2004, p. 16)
Não constitui um fator que favoreceu o crescimento do prestígio político de Vargas ao longo das décadas de 1930 e 1940, a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Leia o trecho do conto A carteira, de Machado de Assis.
D. Amélia não sabia nada; ele não contava nada à mulher, bons ou maus negócios. Não contava nada a ninguém. Fingia-se tão alegre como se nadasse em um mar de prosperidades. Quando o Gustavo, que ia todas as noites à casa dele, dizia uma ou duas pilhérias, ele respondia com três e quatro; e depois ia ouvir os trechos de música alemã, que D. Amélia tocava muito bem ao piano, e que o Gustavo escutava com indizível prazer, ou jogavam cartas, ou simplesmente falavam de política.
Um dia, a mulher foi achá-lo dando muitos beijos à filha, criança de quatro anos, e viu-lhe os olhos molhados; ficou espantada, e perguntou-lhe o que era.
— Nada, nada.
Compreende-se que era o medo do futuro e o horror da miséria.
MACHADO DE ASSIS, J. M. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000180.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
No trecho, estão presentes os discursos
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEB) Energia numa interpretação da física é aquilo que permite a realização de trabalho. É, em termos gerais, uma definição desapontadoramente frustrante para quem espera por qualificações claras, simples e diretas para as coisas do mundo. Mas, ainda assim, não se pode negar que há uma beleza quase tangível na ideia de que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada. Há um fascinante jogo de espelhos no fenômeno natural que identificamos por energia e a investigação disso por uma área da ciência, a termodinâmica, ou o estudo do calor e de outras formas de energia. A termodinâmica tomou forma basicamente no século XIX, tanto como interesse científico, quanto como necessidade tecnológica. Foi a base da Revolução Industrial, sob a forma de máquinas a vapor, alimentadas pelo carvão, na determinação, dentre outros motivos, de substituir músculos humanos e de animais pelo poder mecânico das máquinas. (CAPOZZOLI, 2010, p. 12-13).
Os sistemas vivos são sistemas autopoiéticos, ou seja, são capazes de se autoproduzir e de se autorregenerar, desenvolvendo uma organização interna que os mantém afastados de uma desordem própria do Universo — a entropia — o qual tende a um equilíbrio termodinâmico.
Em relação a esses princípios termodinâmicos no estabelecimento e na manutenção da vida e suas repercussões, é possível afirmar:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Uma administração municipal encomendou a pintura de dez placas de sinalização para colocar em seu pátio de estacionamento.
O profissional contratado para o serviço inicial pintará o fundo de dez placas e cobrará um valor de acordo com a área total dessas placas. O formato de cada placa é um círculo de diâmetro d = 40 cm, que tangencia lados de um retângulo, sendo que o comprimento total da placa é h = 60 cm, conforme lustrado na figura. Use 3,14 como aproximação para π
Qual é a soma das medidas das áreas, em centímetros quadrados, das dez placas?