Ironia ao natural
é bom
e quanto mais melhor,
como os cogumelos
vermelhos,
as rãs azuis
ou o suco de serpente...
É químico,
processado,
é mau,
como a
aspirina,
um perfume
ou o plástico
da válvula
cardíaca
de um coração...
João Paiva, quase poesia quase química. Sociedade Portuguesa de Química, 2012, p. 15. Disponível em www.spq.pt/files/docs/boletim/poesia/quase-poesia-quase-quimica- jpaiva2012.pdf. Acessado em 06/07/2016.
Nesse poema, há:
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental(FGV) O texto seguinte refere-se a um documento do Departamento Nacional de Produção Mineral e descreve a utilidade de um combustível fóssil:A utilidade do combustível X pode ser vinculada às suas propriedades, como o alto poder calorífico por unidade de massa, já que o calor resultante da sua queima aquece caldeiras, que geram vapor, que movimentam turbinas, que geram energia elétrica. O gás produzido por esse combustível pode resultar em fertilizantes, amônia, combustíveis líquidos, lubrificantes, combustível para aviação e isqueiros, metanol, etc.
(https://sistemas.dnpm.gov.br/publicacao/mostra_imagem.asp?IDBancoArquivoArquivo=3970. Adaptado)
O combustível X descrito no texto é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: ( ...) As pirâmides maias eram fruto do grande conhecimento de matemática e arquitetura desse povo. Na cidade de Chichén Itzá, no México, estão localizadas El Castillo e outras seis pirâmides. (...) Em El Castillo, tem um detalhe arquitetônico (...), uma serpente com plumas. A construção da pirâmide foi feita de maneira que, nos dois equinócios do ano (datas em que o dia e a noite têm exatamente 12 horas de duração cada), os raios de Sol projetam a sombra de uma serpente nas laterais da escadaria. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-eram-os-templos-maias> Acesso em: 29 de nov. 2015.
Enunciado:
Os maias construíam as pirâmides com o objetivo de
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Na bula de um analgésico, encontra-se o quadro com a dosagem desse remédio, de acordo com a massa corporal do paciente.
Estão relacionados alguns pacientes e suas respectivas massas corporais, quantidade de gotas por dose e quantidade de vezes que tomaram o remédio em um determinado dia:
Paciente I: 16 kg, 15 gotas, 5 vezes ao dia.
Paciente II: 24 kg, 80 gotas, uma vez ao dia.
Paciente III: 40 kg, 45 gotas, 2 vezes ao dia.
Paciente IV: 46 kg, 15 gotas, 3 vezes ao dia.
Paciente V: 60 kg, 60 gotas, uma vez ao dia.
Qual paciente tomou o remédio de acordo com a bula, levando em consideração a relação de dependência entre a massa corporal, quantidade de gotas por dose e dosagem máxima diária?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.3 Verbo
Texto base: Leia um trecho de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo cujo título é Tintim, para responder à questão.
Enunciado:
O verbo sobrevivera, presente na crônica, está no tempo verbal
- Química | 2.4 Cinética Química
(ACAFE) Considere a reação de decomposição do pentóxido de dinitrogênio:
2N2O5(g) -> 4NO2(g) + O2(g)
Considerando que a velocidade de desaparecimento do pentóxido de dinitrogênio seja de 6 .10-3 mol . L- . s-, assinale a alternativa que apresenta o valor correto para a velocidade de aparecimento NO2 expressa em mol/L.s.