Na bula de um analgésico, encontra-se o quadro com a dosagem desse remédio, de acordo com a massa corporal do paciente.
Estão relacionados alguns pacientes e suas respectivas massas corporais, quantidade de gotas por dose e quantidade de vezes que tomaram o remédio em um determinado dia:
Paciente I: 16 kg, 15 gotas, 5 vezes ao dia.
Paciente II: 24 kg, 80 gotas, uma vez ao dia.
Paciente III: 40 kg, 45 gotas, 2 vezes ao dia.
Paciente IV: 46 kg, 15 gotas, 3 vezes ao dia.
Paciente V: 60 kg, 60 gotas, uma vez ao dia.
Qual paciente tomou o remédio de acordo com a bula, levando em consideração a relação de dependência entre a massa corporal, quantidade de gotas por dose e dosagem máxima diária?
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
A construção da imagem de Getúlio como protetor dos trabalhadores ganhou forma pelo recurso a várias cerimônias e ao emprego intensivo dos meios de comunicação. Dentre as cerimônias, destacam-se as comemorações de 1º de maio, realizadas a partir de 1939 no estádio São Januário (maior estádio do Rio de Janeiro na época). Nesses encontros, que reunia grande massa de operários e o povo em geral, Getúlio iniciava seu discurso com o famoso " Trabalhadores do Brasil” e anunciava alguma medida muito aguardada de alcance social.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. Pág. 320. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. VOT2022
A construção da imagem de Getúlio Vargas, como o “pai dos pobres”, envolve uma estratégia política na qual se evidencia o (a)
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Potes de areia ou arroz
- Chapas de radiografia
- Aparelho de som
- Computador
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar esta aula mostrando o vídeo do youtube que mostra como se produz a sonoplastia durante a exibição da história narrada:
- Disponível: Vídeo: Efeitos Sonoros Radionovela: <http://www.youtube.com/watch?v=xpAPjdLOT3c>
- Este vídeo mostra produção de sons com vários tipos de objetos durante a exibição do programa.
- Após assistirem ao vídeo, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões como por exemplo, como você imaginava a produção destes sons se estivesse só ouvindo? Os sons produzidos se assemelham aos sons reais?
- A partir das questões, o professor pode explicar a importância dos sons produzidos, tanto as músicas quanto os efeitos sonoros, na composição de cada parte da história. Inclusive o trabalho das vozes pelos atores. Vê-se que há um estudo aprimorado na emissão das vozes, utilizando artifícios como mexer na posição da boca, colocar a mão na frente, falar dentro do copo, essas são algumas formas de variar a voz.
- Comentar que essas produções de radionovela inspiraram a teledramaturgia na TV brasileira, fato que até hoje se apresenta nas novelas brasileira.
- Para aprofundar o conhecimento sobre a produção de trilha sonora em uma radionovela acesse o vídeo no Portal do Professor que demonstra como produzir alguns sons utilizando objetos, aplicando numa narração.
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- O professor vai propor para os alunos uma pesquisa sobre sonoplastia trazendo algumas questões como: O que é sonoplastia? Qual a importância dos sons e músicas nas radionovelas? Como eram feitos os sons nas radionovelas? O que são radionovelas e quando surgiram? Esta pesquisa pode ser realizada por meio de uma webquest. A webquest é uma forma de metodologia de pesquisa online, organizada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão.
- Para o professor conhecer o processo de criação de uma webquest, segue as orientações no link em <http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf>
- Para orientar como se elabora uma pesquisa acesse o link <http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm> (acessado em 24/06/12)
- Neste site é apresentado passo a passo de como realizar uma pesquisa escolar.
- Depois, em grupo, os alunos deverão selecionar algumas cenas de novelas trazidas de casa ou obtidas no laboratório de informática da escola. Após a escolha dos trechos, apresentar para a turma fazendo eles mesmos a fala e os efeitos sonoros ao vivo.
- Importante nesta atividade é a produção dos sons utilizando objetos sonoros produzidos pelos próprios grupos.
- Mostrar novamente o vídeo do Portal do Professor antes da atividade
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- Para produzir estes sons os alunos poderão confeccionar alguns objetos sonoros que podem ser feitos em casa ou na escola, como, por exemplo, potes com areia ou arroz (imitar som de chuva virando o pote de um lado para o outro), chapas de radiografias (som de trovoada) ou pode ser produzido por meio de sons vocais (imitando sons).
- Como exemplo de sons produzidos só com a boca, pode ser apresentado aos alunos o vídeo a seguir: <http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE>
-
- Coral representa sons do carro e do ambiente somente com a boca.
- Depois o professor poderá propor aos alunos a criação de suas próprias radionovelas.
- Para isso, poderão realizar em grupo a narração de uma história que poderá ser baseada em crônicas, quadrinhos, contos, lendas, etc.
- Nesta produção os alunos deverão privilegiar as falas de personagens, os efeitos sonoros produzidos ao vivo e música tema, que poderá ser gravada em casa ou anteriormente no laboratório de informática.
- Para o bom desenvolvimento desta atividade o professor deverá auxiliar os alunos a produzirem um roteiro com todas as partes já especificadas, com os personagens, os efeitos sonoros e a música.
- Esta atividade pode ser apresentada em sala de aula com uso de aparelho de som.
- Para a gravação sugere-se o editor de áudio Audacity. Veja o manual com tutorial na página Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf> (volume1)
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf> (volume2)
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41220>
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(IFSUL) As formas de propagação do calor ocorrem em diversas situações, tanto na natureza quanto nas atividades humanas. Fenômenos aparentemente muito diferentes são semelhantes quando analisados mais detalhadamente. Assim, a energia emitida pelo Sol que aquece o nosso planeta e a energia emitida pelo magnétron do forno de micro-ondas, que aquece os alimentos colocados em seu interior, são fenômenos que envolvem as formas de propagação do calor.
Portanto, afirma-se que as formas de propagação de energia entre o Sol e a Terra e entre o magnétron e os alimentos são, respectivamente:
- Química | A. Equilíbrio Químico
A dissolução do cloreto de cobalto (II), CoCℓ2(s), em ácido clorídrico, HCℓ(aq), leva à formação do sistema em equilíbrio químico representado pela equação química reversível. À temperatura ambiente, a coexistência de íons Co(H2O)2+6(aq), de cor rosa, com íons CoCℓ2-4(aq), de cor azul, confere a solução uma coloração violeta. Entretanto, considerando o princípio de Le Chatelier, quando o equilíbrio químico é perturbado por fatores, como adição ou remoção de um reagente ou produto, variação da temperatura ou da pressão, o equilíbrio desloca-se até que um novo estado de equilíbrio seja estabelecido.
A partir da análise das informações e da equação química, que representa o sistema em equilíbrio, é correto concluir:
- Língua Espanhola | 2.03 Pronomes
(UNIMONTES) Los mineros se quejan de censura
Victor Zamora había sido hasta ahora el 5bromista oficial del grupo de 33 mineros enterrados en la mina San José. Enviaba chistes y poemas a la superficie, escribía que estaba encantado de estar allá abajo porque así no tenía que lavarse. Todo eso, por cartas. El pasado sábado los organizadores lograron ingeniárselas para que cada uno de los 33 pudiese hablar con tres de sus familiares por espacio de un minuto. Por fin, sus gentes iban a poder mirarles a los ojos mientras hablaban. Pero lo que estaba destinado a ser un día de fiesta destapó el malestar de algunos mineros. Zamora se quejó a su familia de que solo le había llegado una carta en una semana. Temía que le estuviesen ocultando algo. “Pero nosotros le enviamos por lo menos 15”, indicó su esposa, Jéssica Cortés. “Yo cada día le escribo una, y su madre, también, y sus hermanos”.
“Ahí arriba hay unas niñas que dicen que son psicólogas, pero yo no les he visto ninguna identificación donde ponga que son psicólogas”, añadió Cortés. “Y ellas se ponen a leer nuestras cartas y las meten en una bolsa y no sabemos qué hacen con ellas. Al parecer, las leen porque hay algunos mineros que tienen varias mujeres y no quieren que les lleguen a ellos los problemas de sus mujeres. Pero con gente que solo tiene una esposa y un niño, como Victor, no debería haber problemas”. Cortés cree que unas 22 de las 33 familias padecen el mismo problema de obstrucción de 2misivas. “El único que debería leerlas es el psicólogo. Y si dejaran más tiempo de comunicación con ellos no habría este problema”, señaló la madre de Víctor Zamora.
El campamento de los familiares en la mina San José parecía estos días un inmenso taller literário donde en todo momento se veía a alguien leyendo o escribiendo una carta. En plena era digital, el papel ha sido fundamental para calmar la 3desazón de todos. Pero parece que 4abulta demasiado cuando solo hay dos tuberías de apenas 12 centímetros para comunicarse con los de abajo. El coordinador de psicólogos, Alberto Iturra, reconoció ayer que ha habido “problemas de organización” en la transmisión de cartas. “Al principio todo funcionaba bien porque se enviaban solo 33 cartas; con 80, empezamos a quitarle espacio a la comida, y si llegan a ser 1.000, ya dejamos de enviar otras cosas indispensables. No hay que olvidar que esto es una operación de rescate, no de comunicación. No nos perdamos”.
Según Iturra, a partir de ayer mismo estaba prevista la organización de videoconferencias de cinco minutos en las que pudieran verse tanto la parte de arriba como la de abajo. El sábado, la comunicación fue de cinco minutos, pero los mineros no pudieron ver a sus familiares. “Entonces no tendrá sentido supervisar el contenido de las cartas porque la comunicación con los 33 será real e instantânea”, señaló Iturra.
1Al psicólogo le plantearon la posibilidad de enviarles alcohol a los mineros para celebrar el bicentenario el próximo 18 de septiembre. “No estamos de fiesta. La minería chilena tiene 600 años de tradición y no se suele beber dentro de la mina. Si ha sido así hasta ahora será por algo”. Los periodistas insistieron en que el ministro de Salud, Jaime Mañalich, había declarado que se les enviaría una copa de vino. “No intenten ponernos en pugna. Una cosa es la expresión de un deseo, que es lo que hizo el ministro, y otra es la realidad. No tiene sentido romper un equilibrio que hasta ahora ha funcionado bien”.
http://www.elpais.com/articulo/internacional/mineros/quejan/censura/elpepiint/20100906..., 19-6-2010.
“Al psicólogo le plantearon la posibilidad...” (ref. 1).A que se refere o termo acima sublinhado?