(ESPCEX) Assinale a alternativa que contém, na sequência, a forma correta da substituição da voz passiva analítica pela voz passiva pronominal e, ao mesmo tempo, a substituição dos termos destacados pelos pronomes oblíquos correspondentes.
Era notada no olhar dela uma expressão feliz.
Era vista no rosto dele a palidez da morte.
São vistas no corpo dele as marcas das balas.
Foi notado no rosto dele algo de estranho.
Foi inserida na opinião dele um dado novo.
Questões relacionadas
- Física
Muitos parques de diversão se utilizam de princípios físicos para seu completo funcionamento. O “chapéu mexicano”, por exemplo, é um brinquedo no qual o indivíduo fica girando sentado em uma cadeira pendurada por uma corrente de 5 metros de comprimento a uma velocidade de 12,1 m/s
Considerando que o valor da gravidade local seja g=9,8 m/s2 podemos afirmar que as pessoas que andam no chapéu mexicano ficam submetidas a uma aceleração centrípeta de aproximadamente:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Ufpr) Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos.
(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.)
Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduos:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo assistiu a importantes transformações da sociedade moderna. Houve grandes avanços científicos e tecnológicos. As cidades e a população cresceram. Os meios de comunicação existentes na época (jornais, revistas, TV, rádio, cinema, cartazes etc.) invadiram o cotidiano, espalhando ideias e costumes.
(...) No Brasil, os novos hábitos de consumo e de comportamento alteraram o ritmo de vida das grandes cidades. O supermercado foi implantado em São Paulo, em 1953, e sua expansão nos anos seguintes prejudicou o pequeno comércio, provocando o fechamento de muitos armazéns e quitandas. O “reclame”, como era chamada a propaganda, foi rebatizado de “publicidade”, cujo objetivo era criar novas necessidades e estimular o consumo. O rádio, com seus programas de auditório, e principalmente a televisão, com a magia da imagem, anunciavam as transformações do mundo.
Adaptado de: KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise M. Frayze. História do Brasil no contexto da história ocidental.
São Paulo: Atual, 2003. p. 470-471.
Segundo o texto, marque a alternativa que destaca corretamente as mudanças vivenciadas pelo Brasil no século XX, no contexto pós segunda guerra mundial.
- Matemática | 8.3 Combinação
Certa repartição pública conta com 60 servidores. Após uma reunião, decidiu-se estabelecer uma comissão composta por cinco membros que desempenharão funções de acordo com a tabela a seguir.
Considerando que todos os servidores estão aptos para desempenhar qualquer dessas funções, um modo de encontrar a quantidade de maneiras de montar essa comissão é
- Biologia
Segundo dados de 2017 da Organização Mundial de Saúde, um quarto da população mundial sofre com ascaridíase, ancilostomose ou tricuríase. Esse contingente de enfermos afeta também a economia dos países, que investem nos tratamentos e perdem em produtividade. Isso porque as pessoas parasitadas rendem menos no trabalho, particularmente quando apresentam anemia, diarreia e cansaço. Assim, o dinheiro público investido em profilaxia (como saneamento básico) apresenta melhores resultados do que o investido no tratamento das doenças.
As doenças em questão são causadas por