(MACKENZIE) “Em um zoológico, satisfazem-se as necessidades materiais básicas, mas não se pode sair da clausura. Nessas circunstâncias, muitos animais suspiram por voltar à selva. Sem dúvida, esquecem, ou nunca souberam, que o mundo da selva é cruel e que poucos ali sobrevivem decentemente e menos ainda são os que triunfam. Além disso, durante o período da grande transição, as vantagens do zoológico são subestimadas e as da selva, exageradas.”
L. Enmerij, “Perestroika en Occidente”, in R. Haesbaert, Blocos internacionais no poder.
Considerando o processo de declínio do mundo socialista, o texto sugere que
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Tribus urbanas, ¿Te identificas?
Mechones de colores, piercings, tatuajes, maquillaje facial, patinetas, tenis, estos elementos integran la personalidad de 20 millones de jóvenes en el país, la cifra más alta de este sector de la población alcanzada en años.
En otras palabras, en México predominan los jóvenes, no así los programas federales destinados a su atención. Cada año, miles de ellos son rechazados de las universidades públicas, con lo que queda descartada la consecución de un proyecto escolar; y si a eso le sumamos el desempleo juvenil por falta de experiencia o la contratación con sueldos miserables, se agudiza la crisis entre los chavos de diversas edades.
La comprensión de la problemática por la que atraviesan debería comenzar con el respeto a sus identidades, aquellas que el sociólogo italiano Michel Maffesoli nombró como “tribus urbanas”, mejor llamadas identidades urbanas. En entrevista, el antropólogo y director de UFM Alterna de la UAEM, Francisco López, habla de estos grupos y cómo es posible atenderlos desde el sector gubernamental.
Concepto
Paco López define a las identidades urbanas como “las formas que los jóvenes tienen de distinguirse y de marcar una diferencia entre el mundo adulto, para vivir su tiempo”. Para comenzar a hablar de la presencia de las identidades urbanas en Cuernavaca, el antropólogo precisa que nuestra ciudad siempre se ha visto influenciada por lo que se desarrolla en las grandes urbes, como lo es el Distrito Federal. Por ello, hay que echar un vistazo a lo que sucede en ellas.
Disponible en:http://www.diariodemorelos.com/index.php?option=com_content&task=view&id=85902&Itemid=80.Acceso el 22 de agosto de2011. Fragmento
Lee una vez más el fragmento del texto: “En otras palabras, en México predominan los jóvenes, no así los programas federales destinados a su atención. Cada año, miles de ellos son rechazados de las universidades públicas,...”En el contexto las palabras destacadas se refieren a
- Física | A. Escalar
O Super-homem e as leis do movimento
Uma das razões para pensar sobre física dos super-heróis é, acima de tudo, uma forma divertida de explorar muitos fenômenos físicos interessantes, desde fenômenos corriqueiros até eventos considerados fantásticos. A figura seguinte mostra o Super-homem lançando-se no espaço para chegar ao topo de um prédio de altura H. Seria possível admitir que com seus superpoderes ele estaria voando com propulsão própria, mas considere que ele tenha dado um forte salto. Neste caso, sua velocidade final no ponto mais alto do salto deve ser zero, caso contrário, ele continuaria subindo. Sendo g a aceleração da gravidade, a relação entre a velocidade inicial do Super-homem e a altura atingida é dada por: v2 = 2gH.
A altura que o Super-homem alcança em seu salto depende do quadrado de sua velocidade inicial porque
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(PUC-RS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A coragem (...) só se torna uma 12virtude quando a serviço de outrem ou de uma causa geral e generosa. Como traço de caráter, a coragem é, sobretudo, uma fraca sensibilidade ao medo, seja por ele ser pouco sentido, seja por ser bem suportado, ou até provocar prazer. É a coragem dos estouvados, dos brigões ou dos 10impávidos, a coragem dos “durões”, como se diz em nossos filmes policiais, e todos sabem que a 2virtude pode não ter nada a ver com ela.
Isso quer dizer que 1ela é, do ponto de vista moral, totalmente indiferente? Não é tão simples assim. Mesmo numa situação em que 3eu agiria apenas por 11egoísmo, pode-se estimar que a ação generosa (por exemplo, o combate contra um agressor, em vez da súplica) manifestará maior domínio, maior 13dignidade, maior 14liberdade, 15qualidades moralmente significativas e que darão à coragem, como que por retroação, 5algo de seu valor: sem ser sempre moral, em sua essência, a coragem é aquilo sem o que, não há dúvida, qualquer moral seria impossível ou sem efeito. 4Alguém que se entregasse totalmente ao medo que lugar poderia deixar aos seus deveres? (...) O medo é egoísta. A covardia é egoísta. (...) Como virtude, ao contrário, a coragem supõe sempre uma forma de 7desinteresse, de 8altruísmo ou de 9generosidade. Ela não exclui, sem dúvida, uma certa 16insensibilidade ao medo, até mesmo um gosto por ele. Mas não 6os supõe necessariamente. Essa coragem não é a ausência do medo, é a capacidade de superá-lo, quando ele existe, por uma vontade mais forte e mais generosa. Já não é (ou já não é apenas) fisiologia, é força de alma, diante do perigo. Já não é uma paixão, é uma virtude, é a condição de todas. Já não é a coragem dos durões, é a coragem dos doces, e dos heróis.
André Comte-Sponville. Pequeno tratado das grandes virtudes. p. 55 a 57 (adaptado).
A propósito do sentido de certos vocábulos no texto, afirma-se:
1. “impávidos” (ref. 10) significa “destemidos” e poderia ser substituído por “valentes” sem prejuízo à coerência da frase.
2. “egoísmo” (ref. 11) e “altruísmo” (ref. 8) são antônimos.
3. “virtude” (ref. 12) inclui, em seu sentido amplo, os sentidos de “dignidade” (ref. 13), “liberdade” (ref. 14), “qualidades” (ref. 15) e “generosidade” (ref. 9).
4. Na composição das palavras “desinteresse” (ref. 7) e “insensibilidade” (ref. 16), há elementos de valor semântico equivalente.
As afirmativas corretas são, apenas:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
O movimento eugênico brasileiro é bastante heterogêneo, mas vale destacar sua atuação junto à saúde pública e ao saneamento, bem como à psiquiatria e à “higiene mental” ao longo das décadas de 1920 e 1930, o que permite verificar algumas das principais questões nas quais a questão urbana se relaciona ao pensamento eugênico. Parte do sucesso do eugenismo nesse período parece devido à sua formulação suprapolítica. Podendo ser utilizada por qualquer tendência político-ideológica, a eugenia “oferecia mecanismos de contenção dos conflitos sociais provenientes das reivindicações trabalhistas e justificavam o fortalecimento do Estado”. Nesse contexto, a ideologia do branqueamento se consolidou.
SILVA, M. V. Disponível em: www.vitruvius.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014.
A ideologia do branqueamento a que o texto se refere está diretamente associada à perspectiva do(a)
- História | 2.3 Segundo Reinado
Passada a festa da abolição, os ex-escravos procuraram distanciar-se do passado de escravidão, negando-se a se comportar como antigos cativos. Em diversos engenhos do Nordeste, negaram-se a receber a ração diária e a trabalhar sem remuneração. Quando decidiram ficar, isso não significou que concordassem em se submeter às mesmas condições de trabalho do regime anterior.
FRAGA, W.; ALBUQUERQUE, W. R. Uma história da cultura afro-brasileira. São Paulo: Moderna, 2009 (adaptado).
Segundo o texto, os primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil tiveram como característica o(a)