(UFPI) Mikhail Gorbachov assumiu a chefia da União Soviética, em março de 1985. Analise as afirmações a seguir sobre as características de seu governo.
I. Fim da economia planejada com a liberação dos preços.
II. Incentivo aos movimentos de autonomia das nacionalidades.
III. Autorização para o funcionamento de pequenas empresas privadas.
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Biologia
(UFLA) A respeito do processo evolutivo da espécie humana (Homo sapiens), analise se as afirmativas são Falsas (F) ou Verdadeiras (V); a seguir, marque a alternativa CORRETA. ( ) A espécie humana possui diferentes capacidades de se adaptar às condições ambientais.
( ) A espécie humana surgiu em uma atmosfera primitiva rica em metano, submetida a altas temperaturas.
( ) A espécie humana tem sua origem explicada pela teoria de abiogênese.
( ) A espécie humana é formada por seres eucariontes, heterótrofos, com circulação dupla, completa e fechada.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Uma ambulância A em movimento retilíneo e uniforme aproxima-se de um observador O, em repouso. A sirene emite um som de frequência constante
O observador possui um detector que consegue registrar, no esboço de um gráfico, a frequência da onda sonora detectada em função do tempo f0(t),
Qual esboço gráfico representa a frequência f0(t) detectada pelo observador?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
“As tendências da moda, literatura, música, cinema, esportes, política, vida familiar refletem a mentalidade de uma época. E os mercados de ações registram, da mesma forma, essa mentalidade prevalecente. Os preços das ações são o melhor indicador do grau de otimismo, da disposição, da psicologia das multidões,” afirma Robert Prechter, em Cultura Popular e o Mercado de Ações (1985).
Época. Ed. 549, 24 nov. 2008.
O texto mostra como as práticas sociais estão relacionadas com os valores predominantes em uma determinada época, em que os fatores influenciadores são ações
- História
“Os desenhos de Hassis que constituem esta obra representam uma bela, comovente e rara oportunidade de marcar os cem anos do Contestado. Com seus traços firmes e substantivos, Hassis nos convida a conhecer, a adentrar naqueles tempos e naquelas paragens. Cada desenho é pleno de sentido. Impossível acompanhar com indiferença a sucessão dos quadros, a força histórico-cronológica de sua admirável representação artística e a sua leitura humanista da luta cabocla”.Marli Auras, in: Hassis: Arte e História da Guerra do Contestado, Florianópolis
Tempo Editoral, 2014. p. 8 e 16
Tendo como referência as figuras acima, desenhos do artista Hassis, e a História da Guerra do Contestado, analise as proposições, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O monge João Maria foi o responsável por organizar e treinar, militarmente, jagunços da região para lutar contra a tirania dos coronéis locais, e restaurar o regime monárquico no Planalto Catarinense.
( ) No que diz respeito à cronologia e ao contexto, a Figura 1 destaca a presença do monge João Maria curando e abençoando os maragatos da Revolução Federalista de 1893, e a Figura 2 destaca o monge José Maria fazendo a pregação aos sertanejos do Contestado.
( ) A postura dos homens, nas Figuras 1 e 2, em sinal de reverência aos monges demonstra o fervor religioso dos sertanejos do Contestado, pois repudiavam os santos da religião católica.
( ) Desde meados do século XIX, a região do Planalto Catarinense foi visitada por diversos curandeiros e andantes que ficaram conhecidos como monges ou “homens santos”, entre eles os monges João Maria e José Maria.
( ) A violenta repressão ao movimento do Contestado, no ano de 1916, pôs fim às crenças no poder de cura do monge João Maria e permitiu o avanço mais efetivo da Igreja Católica na região.
( ) Entre as atividades praticadas pelos monges constam pregações escatológicas, conhecimento de ervas medicinais, benzeduras, realização de batismos e casamentos em domicílios familiares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do “homem cordial”. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual da nossa sociedade. Acontece que, como a palavra “cordial” na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do “homem cordial” ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico. E Sérgio Buarque foi muito criticado por essa maneira de ver os brasileiros.
(O’DONNEL, Júlia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 346-347.)
Segundo Sérgio Buarque de Holanda aponta o conceito de “Homem Cordial” como elementar para a compreensão do brasileiro. Tal cordialidade indica um (a)