(UFPA) Em 2010, a Câmara Municipal de Belém aprovou lei que autorizava a mudança do nome da Travessa Apinagés para o nome de um empresário local, que passou a identificar a referida travessa. Um dos principais mecanismos utilizados pela população para protestar contra essa lei foram as redes sociais.
As novas tecnologias e redes sociais, considerando o fato supramencionado, caracterizam-se por
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Texto base: No final do século XIX , muitos brasileiros instalaram-se na região do Acre em busca de melhores condições de vida com a extração da borracha na Floresta Amazônica. Os conflitos entre bolivianos e brasileiros tornaram-se comuns e, em 1899, o espanhol Luis Gálvez Rodriguez de Arias aproveitou a situação para proclamar a independência do Acre. Insatisfeitos, os brasileiros que exploravam os seringais da região não acatavam as ordens expressas do policiamento boliviano e passaram a exigir que a área fosse declarada como jurisdição autônoma , ou que acontecesse a incorporação ao território brasileiro. Todo esse movimento acarretou uma série de conflitos armados na região e muitas mortes de ambos os lados. As lutas pelo controle do território prosseguiram até 1903, quando os governos do Brasil e da Bolívia assinaram um acordo de paz: o Tratado de Petrópolis. A região adquirida pelo nosso governo envolveu o Acre inferior cuja extensão era de 142.000 km, e também o Acre superior – com 48.000 km –, território abundante em florestas e reservas de seringueiras. Disponível em: < http://redes.moderna.com.br/2011/11/17/tratado-de-petropolis-a-aquisicao-do-acre/ >. Acesso em: 20 abr. 2015. Apesar de a definição territorial inicial brasileira ter se dado ainda durante o período colonial, as disputas por territórios foram constantes entre os países de colonização espanhola e o Brasil de colonização portuguesa. 81 anos após a independência, o governo brasileiro comprou uma parte do território boliviano, que foi incorporado ao nosso território e se tornou mais um dos nossos estados, o Acre.
Enunciado:
A partir da leitura do texto, o território brasileiro foi, desde o Tratado de Tordesilhas,
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(ENEM) As lâmpadas econômicas transformam 80% da energia elétrica consumida em luz e dissipam os 20% restantes em forma de calor. Já as incandescentes transformam 20% da energia elétrica consumida em luz e dissipam o restante em forma de calor. Assim, quando duas dessas lâmpadas possuem luminosidades equivalentes, a econômica apresenta uma potência igual a um quarto de potência da incandescente.
Quando uma lâmpada incandescente de 60 W é substituída por uma econômica de mesma luminosidade, deixa-se de transferir para o ambiente, a cada segundo, uma quantidade de calor, em joule, igual a
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el mensaje a seguir y observa el uso de tengo ganas y apetece.
Disponible en: <http://www.portalesmedicos.com/foros_medicina_salud_enfermeria/ubbthreads.php/posts/142581.>. Acceso el: 03 mar. 2014.
Completa las frases con las expresiones del cuadro a seguir.
Me gusta
Tengo ganas
Me apetece
Te gusta
Quieres
A) ¿_____________________ que te arda el estómago de hambre?
B) ______________________ de comer algo que sea saludable.
C) Vamos a ayudarte a no tener hambre. ¿_____________________ esa ayuda?
D) _______________________ una ensalada poco salada.
E) _______________________ comer pastel de chocolate con fresas.
- Geografia | 6.1 Agricultura
A segurança alimentar perseguida por cada agrupamento humano ao longo da história passa a depender atualmente de algumas poucas corporações multinacionais que passam a deter uma posição privilegiada nas novas relações sociais e de poder. Essa concentração de dependência no ano de 2001 se aplica a cada um dos quatro principais grãos — trigo, arroz, milho e soja, — de forma que cerca de 90% da alimentação da população mundial procede de apenas 15 espécies de plantas e de 8 espécies de animais.
O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).
Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a)
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: O texto a seguir expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. [...] Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. [...] Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. [...] GÓMARA, Francisco López de. "Historia General de las India". Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Identifique no texto como a conquista dos povos indígenas era vista pelos espanhóis. Dê dois (2) exemplos que comprovem sua resposta.
- B) Com base em sua análise da imagem, você concorda com o autor do texto quando ele diz "[...] Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas)”? Justifique sua resposta.