(UFU) Tem havido um bom número de grandes revoluções na história do mundo moderno, e certamente a maioria bem-sucedida. Mas nunca houve uma que tivesse se espalhado tão rápida e amplamente, se alastrando como fogo na palha por sobre fronteiras, países e mesmo oceanos. 1848 foi a primeira revolução potencialmente global, cuja influência direta pode ser detectada na insurreição de 1848 em Pernambuco (Brasil) e poucos anos depois na remota Colômbia.
HOBSBAWM, Eric. A era do capital: 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 30. (Adaptado)
A onda revolucionária de 1848 estava ligada, inicialmente, à delicada conjuntura sociopolítica da França que, entre outros aspectos, caracterizava-se
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Matemática | 3.6 Exponencial
Um pesquisador constatou que a quantidade de um certo tipo de bactéria presente em uma cultura pode ser descrita pela função Q(t) = 100,4t + 2000, na qual Q é a quantidade de bactérias na cultura, e t é o tempo, em horas. Após dez horas da cultura iniciada, foi aplicada uma dose de antibiótico que matou três em cada quatro bactérias presentes naquele momento.
A quantidade de bactérias restante na cultura após a aplicação do antibiótico é igual a
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Inundações naturais dos rios são eventos que trazem benefícios diversos para o meio ambiente e, em muitos casos, para as atividades humanas. Entretanto, frequentemente as inundações são vistas como desastres naturais, e os gestores e formuladores de políticas públicas se veem impelidos a adotar medidas capazes de diminuir os prejuízos causados por elas.
Qual das medidas abaixo contribui para reduzir os efeitos negativos das inundações?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Metade do volume de óleo de cozinha consumido anualmente no Brasil, cerca de dois bilhões de litros, é jogada incorretamente em ralos, pias e bueiros. Estima-se que cada litro de óleo descartado polua milhares de litros de água. O óleo no esgoto tende a criar uma barreira que impede a passagem da água, causa entupimentos e, consequentemente, enchentes. Além disso, ao contaminar os mananciais, resulta na mortandade de peixes. A reciclagem do óleo de cozinha, além de necessária, tem mercado na produção de biodiesel. Há uma demanda atual de 1,2 bilhões de litros de biodiesel no Brasil. Se houver planejamento na coleta, transporte e produção, estima-se que se possa pagar até R$ 1,00 por litro de óleo a ser reciclado.
“Programa mostra caminho para uso do óleo de fritura na produção de biodiesel”.
Disponível em: http://www.nutrinews.com.br. Acesso em: 14 fev. 2009.
De acordo com o texto, o destino inadequado do óleo de cozinha traz diversos problemas. Com o objetivo de contribuir para resolver esses problemas, deve-se:
- Física | 2.5 Estática
(MACKENZIE) Com o intuito de facilitar seu trabalho, um operário construiu um artifício com cordas e polias fixas ideais e ainda uma barra homogênea de comprimento L= 20 m articulada no ponto A. A massa da barra vale MB = 60 kg e o peso do bloco levantado tem módulo Q= 500 N.
Considerando-se que o sistema está em equilíbrio no instante em que é retratado, que o módulo da aceleração gravitacional local seja g= 10 m/s², que o trecho BC da corda esteja perpendicular à barra e que o valor do ângulo é θ = 53°, afirma-se corretamente que o módulo da reação horizontal da força na barra no ponto B vale, em N (newton),
Dados: sen 53°= 0,80; cos 53°=0,60