(IFSP) A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depósitos e a abundância de suas matérias-primas; enquanto localizou o gênio inventivo das raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nesta extremidade continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos de matérias-primas nas Áfricas, Ásias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lançariam o elã dos países civilizados. Estas imensas extensões incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas, deveriam ser deixadas virgens, abandonadas à ignorância ou à incapacidade? (...) A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza é o tesouro comum da Humanidade."
SARRAUT, Albert. Grandeur et Servitude Coloniales. Paris: Nathan, 1931. p. 18-19. CARVALHO, Alek Sander de. Documentos para análise: Discursos Imperialistas no Século XIX/XX.
Disponível em: http://apreenderhistoria.blogspot.com.br/2015/02/documentos-para-analise-discursos.html. Acesso: 09 out. 2017.
O texto acima é um documento que se refere ao Imperialismo, também conhecido como o Colonialismo Contemporâneo, marcado pelo processo de expansão das potências industrializadas.
A partir dele e de seus conhecimentos sobre o Imperialismo, marque a alternativa CORRETA.