(UFRGS) Ao longo do século XIX, acirraram-se as diferenças e contradições na sociedade estadunidense, expondo a fragilidade dos laços que uniam a porção sulista à porção nortista.
A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
I - Enquanto no norte a sociedade vivia em um mundo cada vez mais urbano e competitivo, na sociedade sulista predominava a estrutura rural de uma aristocracia há muito estabelecida.
II - O norte revelou-se mais apto ao desenvolvimento científico-industrial que o sul, embora, em termos econômicos, tenha havido um forte impulso à industrialização em ambos os lados.
III - O norte possuía uma clara vocação política centralizadora, já que necessitava de coesão interna para o crescimento de sua indústria, enquanto os estados ao sul pretendiam manter sua autonomia federativa.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
Em relação aos platelmintos, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) Não apresentam sistema circulatório, excretor, nervoso e respiratório.
( ) Apresentam corpo achatado, dorsoventralmente, não segmentado e podem ser de vida livre ou parasitas.
( ) A classe Monogênea apresenta aparelho sugador e corpo formado por escólex, colo e estróbilo (proglótides).
( ) Os ecto e endoparasitas de vertebrados, da classe Trematoda, apresentam ventosa oral muscular e glândulas de penetração e encistamento.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
Materiais:
- Imagens apresentadas no item 05 do Desenvolvimento ampliadas, coloridas em fotocópias no tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
- Papel sulfite branco ou papel canson ou cartolina no tamanho A4 - um para cada aluno
- Canetinhas e lápis de cor coloridos
- Lápis de desenho HB e borracha
- Cola e tesoura
- Imagens da página 21 do Livro de Arte fotocopiadas e ampliadas para o tamanho A4 - uma fotocópia para cada aluno
Desenvolvimento:
1 - Para início de conversa, é preciso compreender que já não seria, na Contemporaneidade, adequado classificar com distinção a Arte Africana da Arte Ocidental. Em tempos de comunicação e tecnologia, bem como numa investigação rápida sobre a Arte Contemporânea no continente africano, veremos que o que existe hoje por lá é arte Contemporânea como em qualquer outro lugar do mundo. Quando pensamos, então, na Arte Africana, temos que ter em mente o caráter histórico, temporal. No caso do livro de Arte, temos exemplos claros da Arte Africana pré-colonialista, ou seja, aquela produzida antes do século XIX. Considero esclarecedor o texto contido no seguinte endereço eletrônico no qual diferentes autores comentam sobre as questões relacionadas à Arte Africana: http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/i-encontro-afro-atlantico/relatos/mesa-redonda-arte-africana-e-o-conceito-de-arte. Acesso em: set. 2013.
2 - Este posicionamento teórico terá grande influência sobre os alunos, pois é preciso trazer a África para o "mundo real" e deslocá-la de seu sentido puramente etnocêntrico. É claro que a tradição cultural de um povo influencia a configuração de sua arte, mas é preciso ter cuidado para, sob este único prisma, não incorrer no rótulo - o que restringe muito a percepção do que as coisas realmente são.
3 - O que acontecerá no modernismo em relação à África é o que acontece quando passamos a conhecer melhor alguém sobre quem ouvíamos apenas falar. Após a falência do tráfico negreiro, assistimos a um neocolonialismo do continente africano pelos europeus e que só chegará ao fim em meados do século XX. É em meio a este cenário de exploração e intensos estudos sociológicos e culturais que os artefatos africanos chegarão aos países europeus, revestidos de exotismo e espanto.
4 - Os artistas modernistas sentirão forte atração por este novo modelo estético, completamente diferenciado daqueles cuja herança edificou a arte europeia. Picasso, assim como outros artistas no período, tem grande interesse por colecionar objetos africanos, sobretudo máscaras, e compreender o que eles têm a dizer para sua própria produção artística. Se quiser, leia mais em: AJZENBERG, Elza; MUNANG, Kabengele. Arte Moderna e o Impulso criador da Arte Africana. Disponível em: http://www.pesquisaemdebate.net/docs/pesquisaEmDebate_9/artigo_4.pdf. Acesso em: set. 2013.
5 - Veja alguns estudos de Picasso:
Disponível em: http://aartemoderna.blogspot.com.br/2006/04/arte-africana.html. Acesso em: set. 2013.
Disponível em: http://artescolapublica.blogspot.com.br/2013/03/pablo-picasso.html. Acesso em: set. 2013.
Disponível em: https://plus.google.com/102925180288953856069/posts. Acesso em: set. 2013.
6 - Na página 21 do Livro de Arte, vocês encontram várias imagens relacionadas à cultura Africana.
7 - Após apresentar aos alunos os conceitos e as imagens disponibilizados nesta atividade, convide-os a realizar desenhos a partir das imagens da página 21. Para isso, entregue a cada um a fotocópia ampliada das mesmas.
8 - Divida a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. O trabalho criativo do grupo poderá ser inspirador individualmente.
9 - Colorir, trabalhar a contra-forma (fundo) e realizar uma bela exposição dos trabalhos montados sobre cartolina branca com margem de 7 cm.
10 - Se for considerado interessante, pode-se subdividir o papel a ser desenhado em dois, criando a mesma relação que existe nos exemplos aqui apresentados dos esboços de Picasso: de um lado a referência africana e, do outro, a imagem criada pelo aluno.
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Foram realizadas duas experiências com dois ovos de galinha. Inicialmente, ambos foram imersos em vinagre até a dissolução total da casca, que pode ser considerada constituída prioritariamente por carbonato de cálcio. Os ovos envoltos apenas em suas membranas foram cuidadosamente retirados do vinagre e deixados secar por um breve período. A seguir, um ovo foi imerso em água pura e, o outro, numa solução saturada de sacarose, sendo ambos assim mantidos até se observar variação volumétrica de cada ovo.
No experimento descrito são plausíveis as observações
- Química | 4. Química Ambiental
(UNIG) O gás metano CH4(g) é considerado o segundo maior responsável pelo efeito estufa do planeta. Uma das principais fontes desse gás provém do cultivo de arroz irrigado por inundação e da pecuária. Segundo pesquisadores da área agrícola, se estima que esse tipo de cultura no Brasil contribua para a emissão de 288 giga gramas de metano anualmente.
Considerando-se as informações do texto, à luz dos conhecimentos de Química, é correto afirmar:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto apresentando o Pantanal brasileiro. Sobrevoei o Pantanal pela primeira vez em 1992, e o “fumacê” das queimadas mudava os tons do entardecer. Vi paisagens, grafismos e cores mais vibrantes à medida que o sol buscava o horizonte. Deixei a região acreditando ter visto o lugar mais bonito do mundo. Vinte anos depois, ainda tenho a mesma convicção. Depois de meia centena de viagens à região, digo que é de lá a melhor luz que um fotógrafo pode desejar; fora isso, entrei em contato com a cultura do homem pantaneiro, a fauna, os rios que invadem as terras na estação das chuvas e dão àquele lugar características tão próprias.
Disponível em: <http://viajeaqui.abril.com.br/materias/100-lugares-mais-lindos-do-mundo>. Acesso em: 30 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
O texto mostra que as pessoas se identificam com as paisagens a partir da
Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoTexto base: Leia o texto apresentando o Pantanal brasileiro. Sobrevoei o Pantanal pela primeira vez em 1992, e o “fumacê” das queimadas mudava os tons do entardecer. Vi paisagens, grafismos e cores mais vibrantes à medida que o sol buscava o horizonte. Deixei a região acreditando ter visto o lugar mais bonito do mundo. Vinte anos depois, ainda tenho a mesma convicção. Depois de meia centena de viagens à região, digo que é de lá a melhor luz que um fotógrafo pode desejar; fora isso, entrei em contato com a cultura do homem pantaneiro, a fauna, os rios que invadem as terras na estação das chuvas e dão àquele lugar características tão próprias.
Disponível em: <http://viajeaqui.abril.com.br/materias/100-lugares-mais-lindos-do-mundo>. Acesso em: 30 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
O texto mostra que as pessoas se identificam com as paisagens a partir da