Um gás desconhecido foi obtido de uma reação química e foi coletado em um frasco próprio para gases. A massa inicial do frasco com o gás coletado foi de 34,867 g. Foi elaborado um sistema de medição do volume desse gás em água, de acordo com a figura abaixo.
Após deslocar um volume de 224 cm³ de água da proveta, é realizada uma nova medição da massa do frasco, encontrando-se uma massa de 34,227g. Considerando que o gás segue o modelo de gás ideal, assinale a alternativa que representa o gás da reação química.
Dados: 1 mol de gás ideal = 22,4 L.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[...] Melhor, se arrepare: pois num chão, e com igual formato de ramos e folhas, não dá mandioca mansa, que se come comum, e a mandioca-brava, que mata? Agora, o senhor já viu uma estranhez? A mandioca doce pode de repente virar azangada - motivos não sei; às vezes se diz que é por replantada no terreno sempre, com mudas seguidas, de manaíbas - vai em amargando, de tanto em tanto, de si mesma toma peçonhas. E, ora veja: a outra, a mandioca-brava, também é que às vezes pode ficar mansa, a esmo, de se comer sem nenhum mal. [...] Arre, ele (o demo) está misturado em tudo.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Na obra de Guimarães Rosa, destaca-se o aspecto subjetivo no contorno dos elementos dos sertões descritos. Nesse fragmento, o narrador empresta à descrição das mandiocas uma expressividade apoiada na
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel canson formato A4
- Giz de cera
- Cola relevo – cores variadas
- Lápis de cor
- Canetinha
- Fotos impressas da obra “A Sala Vermelha - Henri Matisse”, no tamanho de 10x15 cm
Disponível: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre o Fauvismo.
“ Fauvismo: Escola que utiliza cores vibrantes e livre tratamento da forma na representação
do mundo, iniciando a redução da linguagem da pintura a seus meios de expressão
essenciais : cor, forma e pincelada [Matisse está entre os seus expoentes.].
Disponível: https://www.google.com/search?q=fauvismo&oq=fauvismo&aqs=chrome..69i57j0l5.2305j1j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “ A Sala Vermelha – Matisse” e falar um
pouco sobre esta obra.
“Matisse pintou “A Sala Vermelha” em 1908. O próprio artista definiu essa tela como um
painel decorativo e foi produzida para a sala de jantar da mansão de um famoso colecionador
russo chamado Sergey Shchukin, no tamanho de 180,5 x 221 cm
. Matisse sempre usou cores puras e o branco em suas telas, com o objetivo de criar uma
atmosfera cheia de luz em suas pinturas. Ao invés de usar modelagem ou sombreamento
para dar volume e estrutura para suas fotos, Matisse usava áreas contrastantes de cor pura.
Essas ideias permaneceram sempre importantes em toda a sua carreira.
. Sua arte sempre valorizou imagens decorativas. No entanto, embora o artista ser
popularmente conhecido como um pintor dedicado ao prazer e ao contentamento, o uso da
cor em sua obra é muitas vezes deliberado, causando desorientação e inquietamento ao
observador de seus quadros.
. A figura humana foi fundamental para o trabalho de Matisse, tanto na escultura quanto na
pintura. Às vezes a figura humana era fragmentada duramente, outras vezes tratava isso
como um elemento decorativo, curvilíneo. Alguns de seus trabalhos refletem o humor e a
personalidade de seus modelos, mas frequentemente Matisse usava seus modelos como
veículos para extravasamento de seus próprios sentimentos.
. Estudiosos da década de 1950 descrevem Matisse e o Fauvismo como precursores do
Expressionismo Abstrato e de grande parte da arte moderna, mas, até hoje, a arte de
Matisse continua a seduzir não apenas artistas, mas também colecionadores, que compram
suas pinturas por mais de US$ 17 milhões.”
Fonte: https://www.mestresdapintura.com.br/blog/cores-inquietantes-desorientadoras-de- matisse/
Fonte: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
- O professor vai propor para as crianças a releitura da obra citada acima.
- O professor deverá entregar para cada criança o papel canson e o impresso com o desenho
da obra.
- Pedir as crianças para fazerem um desenho, se inspirando nesta obra.
- Depois do desenho feito, incentive as crianças a colorir, utilizando cores bem fortes.
- O professor pode sugerir que as crianças façam o acabamento nos desenhos utilizando a cola
relevo.
- É importante lembrar as crianças que o uso de cores vibrantes e o preenchimento de todas as
áreas do desenho são características marcantes do fauvismo.
- Depois de todos os trabalhos prontos, o professor deverá escolher um local na escola para
expor os trabalhos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
- História | 3.4 Ditadura Militar
A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(IFSP) Desde a descoberta de um tipo de radiação por Röentgen em 1895, a aplicação da radiação é extremamente importante na sociedade moderna, principalmente como fonte de geração de energia elétrica, pelas usinas nucleares, e como método de diagnóstico e tratamento na medicina. Entretanto, as desvantagens da sua utilização são os acidentes nucleares, os riscos de contaminação e o lixo radioativo. De fato, no ano de 1986, em Chernobyl, ocorreu a explosão de uma usina, liberando cerca de 400 vezes mais contaminação que a bomba atômica de Hiroshima e matando mais de 4 mil pessoas. Chernobyl trabalhava com o átomo de Césio. Um ano depois, em Goiânia, houve um acidente com contaminação com Césio 137, o maior acidente nuclear do Brasil e o primeiro no mundo fora de uma usina nuclear.
É correto afirmar que o elemento radioativo Césio, na tabela periódica, é classificado com
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Antes de pintar a sala de sua casa, Luiz realizou todas as medições necessárias. São quatro paredes, duas com área de 8,8 m 2 cada e duas com área de 16,1 m 2 cada. A sala tem duas portas de 1,9 m 2 cada e uma janela de 2,8 m 2, que não serão pintadas.
O rendimento da tinta indicado na lata é de 12 m 2 por litro.
Com base nessas medidas, quantos litros de tinta Luiz vai gastar?