México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.
OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).
O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho do discurso do Primeiro-Ministro indiano Nehru na Conferência de Bandung, realizado em 1955, na Indonésia.
Não concordamos com os ensinamentos comunistas, não concordamos com os ensinamentos anticomunistas, (...) Eu nunca contestei o direito do meu país de defender a si próprio; ele o tem. Nós defenderemos nós mesmos com não importa quais armas e força tivermos, e se não tivermos, nos defenderemos sem armas. […] nenhum país pode conquistar a Índia. (...) Eu conheço meu povo. Mas sei também que se nós confiarmos em outros, independentemente do que as grandes potências podem ser, se buscarmos seu apoio, então nós estaremos realmente frágeis....
NERHU. Conferência de Bandung . 1955. Disponível em:< http://www.labpac.faed.udesc.br/oficina_Bandung.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2013.
Em um contexto de mundo bipolar, o discurso de Nehru revela o posicionamento político dos representantes dos povos asiáticos e africanos reunidos na Conferência de Bandung. Esse posicionamento diz respeito à
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico mostra estimativas da produção brasileira de trigo em safras recentes:
A média da produção brasileira de trigo de 2005/06 a 2009/10, em milhões de toneladas, é de:
- Biologia | 05. Embriologia
A figura ilustra os vasos sanguíneos maternos e fetais na região da placenta, responsável pela troca dos gases respiratórios oxigênio e dióxido de carbono.
Como a circulação e a ventilação pulmonar nos fetos só iniciam após o nascimento, conclui-se que o sangue do cordão umbilical é conduzido:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O texto 2 serve de base para as questão:
Texto 2
Redes sociais e os jovens na política
O que o movimento Ocupe Wall Street, as marchas na Avenida Paulista e os protestos na Praça Tahrir, no Egito, têm em comum? Essencialmente, os atos foram convocados por jovens que, insatisfeitos com seus países, usaram como arma de mobilização as redes sociais. Embora diferentes, as reivindicações ganharam eco na internet antes de invadir as ruas.
Para Alexandre Matias, editor do Link, caderno de cultura digital do [jornal] Estado, a combinação entre redes sociais e mídias digitais, como o celular, possibilitou a esses movimentos alcançarem projeção além dos locais onde ocorreram. “Isso não seria possível há 5 anos”, diz. E ele chama a atenção […] para a declaração da ONU, feita este ano, de que o acesso à internet é um direito humano básico e que desconectar indivíduos da web vai contra a lei internacional. […]
Foi justamente o que fez o então presidente do Egito, Hosni Mubarak, em 28 de janeiro. Após três dias consecutivos de protestos na Praça Tahrir, no Cairo, convocados por Twitter e Facebook, o governo desconectou o país inteiro da internet. Pelo me nos 93% das redes egípcias ficaram fora do ar, deixando 23 milhões de usuários sem acesso à internet. O bloqueio durou cinco dias e deixou os manifestantes ainda mais enfurecidos. Mubarak caiu em fevereiro.
(LORDELO, Carlos. “Redes sociais e os jovens na política”. In: O Estado de S. Paulo.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vida,atualidades-na-fuvest-redes-
-sociais-e-os-jovens-na-politica,789996,0.htm>. Acesso em: 15 jan. 2012.)
A principal informação apresentada pelo texto diz respeito
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Texto base: Leia as imagens. Elas fazem parte de uma fonte histórica riquíssima em informações sobre o dia-a-dia dos indivíduos durante a Idade Média.
Enunciado:
- A) Identifique qual atividade está sendo desempenhada em cada uma das imagens.
- B) Analise quais foram os impactos da atividade econômica realizada na segunda imagem durante o período conhecido como Baixa Idade Média.