O composto denominado comercialmente por Aspartame é comumente utilizado como adoçante artificial, na sua versão enantiomérica denominada S,S-aspartamo. A nomenclatura oficial do Aspartame especificada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é ácido 3-amino-4-4-[(benzil-2-metóxi-2-oxoetil)amino]-4-oxobutanoico e sua estrutura química de função mista pode ser vista abaixo.
A fórmula molecular e as funções orgânicas que podem ser reconhecidas na estrutura do Aspartame são:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UNIT) Os pesquisadores estavam à procura de uma forma de proteger as mulheres grávidas contra a malária, o que pode causar enormes problemas porque ela ataca a placenta. Mas acabaram indo além. Segundo os cientistas, o parasita da malária, conhecido como plasmódio, associa-se a um carboidrato presente nas placentas, que é idêntico a um carboidrato encontrado nas células cancerosas. E é essa semelhança que poderia ser explorada na busca pela cura do câncer, já que ele assegura que a placenta cresça rapidamente e tem a mesma função em tumores.
(OS PESQUISADORES estavam à procura..., 2015)
No Brasil, a malária é uma doença de potencial clínico grave e muito comum na Região Amazônica.
Sobre a forma como a malária é transmitida, está correta a alternativa:
- Física
Em um calorímetro são colocados 2,0 kg de água, no estado líquido, a uma temperatura de 0 °C. A seguir, são adicionados 2,0 kg de gelo, a uma temperatura não especificada. Após algum tempo, tendo sido atingido o equilíbrio térmico, verifica-se que a temperatura da mistura é de 0 ºC e que a massa de gelo aumentou em 100 g.Considere que o calor específico do gelo (c = 2,1 kJ/kg.°C) é a metade do calor específico da água e que o calor latente de fusão do gelo é de 330 kJ/kg; e desconsidere a capacidade térmica do calorímetro e a troca de calor com o exterior.Nessas condições, a temperatura do gelo que foi inicialmente adicionado à água era, aproximadamente,
- Arte | 2. Pré-História
Pintura Rupestre.
Disponível em: http://www.fashionbubble2.com/wp-content/uploads/2008/12/cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009.
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) O falecimento de uma criança é um dia de festa. Ressoam as violas na cabana dos pobres pais, jubilosos entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos ares, fortes, as coplas dos desafios, enquanto, a uma banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o anjinho exposto espelha, no último sorriso paralisado, a felicidade suprema da volta para os céus, para a felicidade eterna — que é a preocupação dominadora daquelas almas ingênuas e primitivas.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição comemorativa do 90.º
ano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992, p. 78.Nessa descrição de costume regional, é empregada
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Na década de 1990 foram descobertas, no genoma de aves e mamíferos, inúmeras sequências de DNA que tinham grande similaridade com os retrovírus infecciosos e por isso foram denominadas retrovírus endógenos (RVEs).
Sabemos hoje que esses estranhos elementos constituem 8% do genoma humano.
(Fonte: Instituto Ciência Hoje – coluna Deriva Genética.)
Sobre os retrovírus endógenos, considere as seguintes afirmativas:
1. Retrovírus endógenos surgem a partir da evolução de genes mutantes do próprio organismo.
2. Para que esses elementos surjam, é necessária a presença, em algum momento do processo, da enzima transcriptase reversa.
3. Os retrovírus endógenos são encontrados no citoplasma das células infectadas.
4. A origem de retrovírus endógeno pode se dar a partir da infecção de organismos por vírus que possuem RNA como material genético.
Assinale a alternativa correta.