(UERN) Marque a alternativa que apresenta uma associação correta entre os filos do reino animal, suas características e seus representantes.
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FUVEST 2015 1ª FASE) Se o açúcar do Brasil o tem dado a conhecer a todos os reinos e províncias da Europa, o tabaco o tem feito muito afamado em todas as quatro partes do mundo, em as quais hoje tanto se deseja e com tantas diligências e por qualquer via se procura. Há pouco mais de cem anos que esta folha se começou a plantar e beneficiar na Bahia [...] e, desta sorte, uma folha antes desprezada e quase desconhecida tem dado e dá atualmente grandes cabedais aos moradores do Brasil e incríveis emolumentos aos Erários dos príncipes.
André João Antoni. Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas. São Paulo: EDUSP, 2007. Adaptado.
O texto acima, escrito por um padre italiano em 1711, revela que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto para contestar a las cuestiones 02 y 03. ¿Quiere África Subsahariana aprender español? Por: Vivian Murcia González. Editora de El PortalVoz.
trasfondo económico.
África quiere aprender español, cuando escribo esto rondan en mi cabeza aquellos jóvenes que conozco provenientes de alguno de esos países y que han llegado a España, como yo, a estudiar y a crecer como persona, el español es, para ellos, el punto de entrada a todo el continente europeo y, así, (en nuestro imaginario de inmigrantes, a lo mejor muy ingenuo) a un mundo de posibilidades académicas y económicas. Pero puede que en el fondo todo esté barnizado por un
Leo los patrocinadores del libro, Gas Natural, Indra, Isolux, grandes multinacionales españolas que ahora están ávidas de expansión. Hay que llegar a África, hay que llegar –aún más porque ya se ha llegado– a su mercado. Entonces me resigno, el español es usado como vehículo mercantil, un interés velado en medio de tanta algarabía y ganas de aprender castellano. No niego el gran esfuerzo de los hispanistas reunidos en este libro, todo lo contrario, sus investigaciones son tan rigurosas que me sorprende el interés académico de quienes trabajan por el idioma en zonas remotas.
Mi resignación se produce cuando vuelvo a preguntarme lo que al comienzo de este texto me interesaba: ¿Con qué fines se inclinan los habitantes de estos países a estudiar español? puede que en alguno de ellos la iniciativa sea plenamente intelectual, pero la realidad es que la razón económica está, a esa ya nadie la puede negar, es más, ahora se usa como justificante para millones de estudios, no digo que este sea el caso.
Disponible en: <http://www.nci.tv/index.php/menuportalvoz/submenu-caminantes/12814-quiere-africa-subsahariana-aprender-espanol>. Acceso el: 06 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Según el punto de vista de la autora, los principales motivos por los cuales se enseña español en países africanos son
- Matemática | 13.6. Circunferência
(UEL) Com a finalidade de se calcular a quantidade de pessoas presentes em manifestações sociais em determinado trecho urbano, são utilizadas diferentes metodologias, sendo que uma delas consiste em quatro etapas:
1. estabelece-se a área A (em m² da região delimitada pelo trecho da manifestação;
2. posicionam-se alguns fiscais que ficam responsáveis, cada um, por uma sub-região fixa e exclusiva do trecho urbano, a fim de coletar, de maneira simultânea e periódica, quantas pessoas se encontram em sua sub-região no momento de cada medição;
3. calcula-se a média M de todas as medições realizadas por todos os fiscais;
4. ao final, declara-se que há A.M pessoas presentes na manifestação.
Suponha que uma manifestação ocorreu na região hachurada dada pelo setor de uma coroa circular de centro O (conforme figura) e que foi observada por 3 medições com 2 fiscais cada, cujas tabelas dos dados coletados encontram-se a seguir.
Medição 1
Medição 2
Medição 3
Fiscal 1
3
3
4
Fiscal 2
2
4
2
Considerando essa metodologia e a aproximação π ≈ 22/7, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a quantidade de pessoas que estiveram presentes na manifestação, naquele trecho.
- Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Em um estudo realizado pelo IBGE em quatro estados e no Distrito Federal, com mais de 5 mil pessoas com 10 anos ou mais, observou-se que a leitura ocupa, em média, apenas seis minutos do dia de cada pessoa. Na faixa de idade de 10 a 24 anos, a média diária é de três minutos. No entanto, no grupo de idades entre 24 e 60 anos, o tempo médio diário dedicado à leitura é de 5 minutos.
Entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, a média é de 12 minutos.
A quantidade de pessoas entrevistadas de cada faixa de idade seguiu a distribuição percentual descrita no quadro.
Disponível em: www.oglobo.com. Acesso em: 16 ago. 2013 (adaptado).
Os valores de x e y do quadro são, respectivamente, iguais a
- Física | 2.4 Gravitação Universal
A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?