A cobertura de uma tenda de lona tem formato de uma pirâmide de base quadrada e é formada usando quatro triângulos isósceles de base y. A sustentação da cobertura é feita por uma haste de medida x. Para saber quanto de lona deve ser comprado, deve-se calcular a área da superfície da cobertura da tenda.
A área da superfície da cobertura da tenda, em função de y e x, é dada pela expressão
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UESB) O ciclo de vida dos organismos multicelulares inclui duas novidades: o sexo e a morte programada. O sexo, porque foi nesses organismos que surgiu o mecanismo de fusão de células especializadas e genomas como meio de reprodução. A morte programada, porque neles, também pela primeira vez, é que surgiram células cujo material não é incorporado ao novo ser vivo. As células não germinativas, cuja função é garantir a sobrevivência das células reprodutivas, perdem o sentido após o nascimento dos filhos, envelhecem e têm sua morte programada.
(REINACH, 2010, p. 86-87)
A novidade na reprodução sexuada mantida pelos seres multicelulares envolve processos biológicos, como a:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Ao longo do processo evolutivo, plantas e animais estabeleceram padrões de relação muito interessantes. As folhas, por exemplo, costumam acumular alcaloides que as fazem tóxicas ou lhes conferem paladar desagradável, desencorajando a ingestão pelos animais. Algumas espécies de animais, porém, não só conseguem tolerar a presença de alcaloides nas folhas, como os acumulam no organismo, tornando-se tóxicos ou desagradáveis ao paladar de seus predadores. Já as frutas maduras são doces e suculentas, convidando os animais a consumi-las, o que auxilia a dispersão das sementes. Entretanto, são pobres em proteínas, dificultando a sobrevivência de larvas de insetos que se alimentem exclusivamente da polpa da fruta, tornandoas menos atrativas para os animais maiores. As larvas de insetos, por sua vez, compensam a falta de proteínas ingerindo grandes quantidades de fruta.
O processo evolutivo no qual características ou estruturas evoluem em espécies ecologicamente relacionadas, como resultado do processo de interação, denomina-se
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
Analise o gráfico apresentado a seguir.
Devido à revolução da Terra em torno do Sol, à curvatura da superfície de nosso planeta e à inclinação do eixo de rotação terrestre, a duração do período claro do dia é variável para as diferentes latitudes. Considerando a revolução da Terra em torno do Sol como um movimento circular uniforme, as funções das durações do período claro do dia na figura, para latitudes diferentes de 0°, equivalem a movimentos harmônicos simples (MHS). Estes MHS, aproximadamente, ocorrem em função da duração do período claro do dia em horas (d) em relação aos meses m à frequência angular e à fase inicial em 21 de março.Diante do exposto, conclui-se que, em relação às latitudes as durações do período claro do dia ao longo dos meses correspondem, respectivamente, à:
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UNIT) O corpo humano apresenta uma estrutura óssea de suporte, remodelado durante toda a vida por um sistema bem coordenado, constituído por células bem específicas. Durante esse período, ocorrem reabsorções ósseas e também deposições, proporcionando o desenvolvimento de todos os ossos.
No processo de reabsorção, é imprescindível a presença dos:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Sim, convém destacar a primeira esquisitice desse terrível entardecer de maio. Não só perto do quiosque, mas também em toda a aleia paralela à rua Málaia, não havia vivalma. Naquela hora, quando não se tinha forças nem para respirar, quando o sol, após incandescer Moscou, mergulhava numa neblina seca, ninguém viera para a sombra das tílias, ninguém se sentara no banco, a aleia estava vazia.
— Uma água com gás – pediu Berlioz.
— Não tem – respondeu a mulher do quiosque, e sabe-se lá por que se ofendeu.
— Tem cerveja? – quis saber Bezdômny, com a voz rouca.
— Vão trazer mais tarde – respondeu a mulher.
— Então tem o quê? – perguntou Berlioz.
— Refresco de damasco, e só quente – disse a mulher.
— Então vai, pode ser, pode ser!…
O refresco de damasco formou uma espuma densa e amarela, surgiu no ar um cheiro de cabeleireiro. Depois de beberem, os literatos imediatamente começaram a soluçar, pagaram e sentaram-se no banco, de frente para o lago. […]
Nesse momento, ocorreu a segunda esquisitice, que só tinha a ver com Berlioz. Ele parou de soluçar repentinamente, seu coração bateu e, num rufo, sentiu como se tivesse despencado para algum lugar e depois voltado, mas com uma agulha cega cravada nele. Além disso, Berlioz foi tomado por um medo infundado, mas tão forte, que teve vontade de sair correndo imediatamente, sem olhar para trás. Empalideceu, enxugou a testa com um lenço e pensou: “O que está acontecendo comigo? Nunca senti isso… o coração está falhando… estou esgotado…”.
Na mesma hora, o ar tórrido condensou-se diante dele e desse ar fez-se um cidadão transparente, de aspecto estranhíssimo. Na pequena cabeça, um boné de jóquei, um paletó xadrez apertado e também vaporoso… Um cidadão de estatura colossal, mas de ombros estreitos, incrivelmente magro e de fisionomia, quero destacar, zombeteira. Empalidecendo ainda mais, ele esbugalhou os olhos e pensou, confuso: “Isso não pode ser real!”.
Nesse instante, o pavor tomou conta de Berlioz de tal forma que ele fechou os olhos. Quando os abriu, viu que tudo tinha acabado, a miragem evaporara, o xadrez desaparecera e, a propósito, a agulha cega se desprendera de seu coração.
— Ê, diabo! – exclamou o editor. — Sabe, Ivan, quase tive um ataque cardíaco por causa do calor! Tive até mesmo um tipo de alucinação… – Tentou sorrir, mas a aflição ainda saltava aos olhos e as mãos tremiam. Acalmou-se aos poucos e abanou-se com o lenço.
Vocabulário:
aleia – caminho de parque com árvores ou arbustos; alameda
tília – árvore nativa da Europa
Para o narrador, a primeira esquisitice descrita é: