(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO) Estas palavras ecoavam docemente pelos atentos ouvidos de Guaraciaba, e lhe ressoavam n’alma como um hino celestial. Ela sentia-se ao mesmo tempo enternecida e ufana por ouvir aquele altivo e indômito guerreiro pronunciar a seus pés palavras do mais submisso e mavioso amor, e respondeu-lhe cheia de emoção: — Itajiba, tuas falas são mais doces para minha alma que os favos de jataí, ou o suco delicioso do abacaxi. Elas fazem-me palpitar o coração como a flor que estremece ao bafejo perfumado das brisas da manhã. Tu me amas, bem o sei, e o amor que te consagro também não é para ti nenhum segredo, embora meus lábios não o tenham revelado. A flor, mesmo nas trevas, se trai pelo seu perfume; o fonte do deserto, escondida entre os rochedos, revela-se por seu murmúrio ao caminhante sequioso. Desde os primeiros momentos, tu viste meu coração abrir-se para ti, como a flor do manacá aos primeiros raios de sol. GUIMARÃES, B. O ermitão de Muquém.
Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.
O texto de Bernardo Guimarães é representativo da estética romântica. Entre as marcas textuais que evidenciam a filiação a esse movimento literário está em destaque a
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- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Increasing greenhouse gas concentrations will have many effects Greenhouse gas concentrations in the atmosphere will continue to increase unless the billions of tons of our annual emissions decrease substantially. Increased concentrations are expected to:
- > Increase Earth's average temperature
- > Influence the patterns and amounts of precipitation
- > Reduce ice and snow cover, as well as permafrost
- > Raise sea level
- > ncrease the acidity of the oceans
- > ncrease the frequency, intensity, and/or duration of extreme events
- > Shift ecosystem characteristics
- > Increase threats to human health
These changes will impact our food supply, water resources, infrastructure, ecosystems, and even our own health. United States Environmental Protection Agency. Available at: http://www3.epa.gov/climatechange/science/future.html. Accessed on: oct. 30, 2015. (Extract)
In the previous text, the United States Environment Protection Agency presents
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(UNIOESTE) Texto 1
“[...] Quando um homem deseja professar a bondade, natural é que vá à ruína, entre tantos maus. Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade”.
(MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 99).
Texto 2
“[...] Assim deve o príncipe tornar-se temido, de sorte que, se não for amado, ao menos evite ódio, pois é fácil ser, a um só tempo, temido e não odiado, o que ocorrerá uma vez que se prive da posse dos bens e das mulheres dos cidadãos e dos súditos, e, mesmo quando forçado a derramar o sangue de alguém, poderá fazê-lo apenas se houver justificativa apropriada e causa manifesta” [...].
(MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 106-7)
Considerando o pensamento de Maquiavel e os textos citados, assinale a alternativa CORRETA
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Se olharmos para a disposição de zonas desérticas ao redor do mundo, perceberemos que não existe deserto ao leste da Cordilheira dos Andes, mesmo com as condições propícias para que isso acontecesse. Para Antonio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a grande responsável por manter o clima ameno no coração do continente sul-americano é a Floresta Amazônica. No caso do Sudeste brasileiro, a Amazônia teria sido a responsável por manter as condições climáticas naturais da região, mesmo com a destruição completa da Mata Atlântica.
Disponível em: http://www.observatoriodoclima.eco.br. Acesso em: 18 set. 2019.
A relação apontada no texto, entre Floresta Amazônica e regulação do clima, está associada ao fato de que a floresta apresenta altos valores de
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Documentário homenageia a era de ouro do rádio
Newton Almeida
Divulgação
Dirigido pelo paranaense Gil Baroni, o filme resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos
As atemporais canções que embalavam o cotidiano da sociedade brasileira entre os anos 30 e 50 e atravessam gerações são retratadas no documentário Cantoras do rádio.
O filme, que entra em cartaz a partir do dia 11, em cinco capitais (Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo), conta a história de vida de quatro artistas que fizeram parte da chamada Era de Ouro do Rádio no Brasil, com suas alegrias, o sucesso e a dificuldade em manter as eternas canções ainda vivas na cultura popular.
O documentário, dirigido pelo paranaense Gil Baroni, resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos. As protagonistas do documentário acompanharam a pré estreia, exibida esta semana no Unibanco Arteplex do Shopping Crystal em Curitiba.
O filme traz os depoimentos das cantoras em meio a um show, gravado no Rio de Janeiro em 2005, produzido especialmente para as filmagens, no qual as cantoras, num surpreendente ato de resistência, lutam para sobreviver da música.
Segundo Gil Baroni, além de um resgate dos valores culturais da sociedade brasileira, o foco do filme é mostrar a força de vontade das cantoras. “É admirável saber da persistência dessas mulheres. É importante mostrar a experiência que estas senhoras podem trazer para a juventude”, afirma.
Baroni conta que as cantoras conviveram com grandes compositores e intérpretes que fizeram sucesso nos anos dourados da MPB. Com o declínio da era do rádio, elas amargaram um período de ostracismo.
“A intenção foi fazer um trabalho de resgate sem apelar para o saudosismo, evitando uma coisa apelativa, mas, como diz a Carminha, mostrar a beleza da alma.”
Para Baroni, que também foi um dos roteiristas, o documentário presta um serviço cultural, já que, segundo ele, “uma parte das pessoas não sabe que a raiz da Música Popular Brasileira está nesse período”.
No show, exibido durante o filme, as cantoras homenageiam as Divas do rádio, das quais fizeram parte. O roteiro do show, produzido pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin, relembra Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Em depoimentos reveladores, as cantoras relatam casos e bastidores daquela época.
O documentário, do início do projeto até a edição, levou cinco anos para ser concluído. No entanto, o diretor não esconde a satisfação em apresentar o filme. “Foi como se todos da equipe descobrissem um tesouro enterrado”, diz.
Segundo Baroni, o filme, que foi exibido no Festival do Rio 2008, em sessão de gala no Cine Odeon, foi muito bem recebido na capital fluminense. O documentário Cantoras do rádio foi idealizado pela produtora curitibana Laura Dalcanale e produzido pela sua Arte Lux Produções.
http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/377181/
Converse com a turma sobre a época em que a música brasileira era difundida através do rádio, conhecida como “Época de ouro do rádio”, peça aos alunos para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois de realizadas as pesquisas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam trocar as descobertas, se conseguirem músicas daquela época, promova um momento de audição das músicas e incentive-os a procurar vídeos que mostrem essa época.
Proponha aos alunos que montem uma peça teatral que mostre o resultado da pesquisa, enfatizando as grandes cantoras do rádio Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Oriente os alunos na montagem do roteiro, do cenário e figurino.
Organize uma apresentação no espaço cultural da escola e auxilie os alunos na divulgação
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(PUCRJ) O gráfico abaixo apresenta a taxa de reação de três diferentes enzimas em função do pH, em seres humanos. Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações.
Quais das afirmações estão corretas?
I. Cada enzima catalisa sua reação em taxa máxima em um pH específico.
II. As curvas de atividade têm seu pico no valor de pH em que cada enzima é mais efetiva.
III. A pepsina, por exemplo, pode atuar no duodeno, pois sua atividade máxima ocorre em pH básico.