(UNIT)
Um barco que se deslocava ao longo de um rio, para atender a populações ribeirinhas, durante uma campanha de vacinação, estava submetido à ação de uma força resultante, que variou de acordo com o gráfico da figura.
Sabendo-se que o barco, com massa de meia tonelada, tinha velocidade de 18,0 km/h no instante inicial, t = 0, a velocidade do barco no instante 5,0 segundos, em km/h, era, aproximadamente, de
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIT) O preço da soja é definido internacionalmente, mas não considera que, para se produzir cada saca, são aplicadas generosas doses de agrotóxicos que permanecem no ambiente natural – e no ser humano – por anos ou mesmo décadas. “Ao final das contas, quem paga pela intoxicação dos trabalhadores e pela contaminação ambiental é a sociedade”. [...] Estão registrados no mercado brasileiro 434 ingredientes ativos, que, combinados, resultam, em pelo menos 2.400 formulações de agrotóxicos amplamente utilizadas em nossas lavouras. O cardápio é eclético: inseticidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas, acaricidas, rodenticidas, moluscidas, formicidas e por aí vai – os responsáveis pela regulação e controle de tais produtos são os ministérios da Saúde (MS), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA). [...] O mematidofós, poderoso genotóxico e neurotóxico, já proibido na Europa, China, Índia e Indonésia, é usado principalmente em plantações de alface e tomate e sua comercialização, por aqui, só foi proibida em junho de 2012. [...] Dados da Anvisa levantados em 2010 apontam que, pelo menos, um terço das 2488 amostras de frutas, verduras e legumes coletadas foram consideradas insatisfatórias. “Encontramos diversas irregularidades, como quantidades de agrotóxicos muito acima do permitido, presença de ingredientes ativos inapropriados para a cultura em que foram detectados, além de produtos proibidos pela legislação”. Alerta máximo para o pimentão (teve 91% das amostras com níveis de toxicidade acima do permitido, pepino (57%), alface (54%) e cenoura (49%). [...] “A humanidade domina a agricultura há, pelo menos, 10 mil anos, e o modelo imposto no século 20 vem apagando a herança e o acúmulo de conhecimento dos métodos tradicionais”. Defende-se que precisamos de outra estrutura agrária — baseada em propriedades menores, com produção diversificada e privilegiando mercados locais, contemplando a conservação da biodiversidade. “Monoculturas são grandes desertos verdes”. “A agroecologia, portanto, requer uma mudança paradigmática no modelo agrário, que resultaria, na verdade, em uma mudança cultural. ”
(KUGLER, 2012. p. 21-24).
Os níveis de toxicidade detectados no pimentão, pepino e alface, por exemplo, alertam para a necessidade de uma nova estrutura agrária, pois “monoculturas são grandes desertos verdes”.
Nesse contexto, uma abordagem agroecológica deve considerar que:
- Língua Espanhola | 2.04 Formação do Plural e Acentuação
(UFRGS) El Sur también existe
01. Con su ritual de acero
02. sus grandes chimeneas
03. sus sabios clandestinos
04. su canto de sirenas
05. sus cielos de neón
06. sus ventas navideñas
07. su culto de dios padre
08. y de las charreteras
09. con sus Ilaves del reino
10. el norte es el que ordena
11. pero aquí abajo abajo12. el hambre disponible
13. recurre al fruto amargo
14. de lo que otros deciden
15. mientras el tiempo pasa
16. y pasan los desfiles
17. y se hacen otras cosas
18. que el norte no prohíbe
19. con su esperanza dura
20. el sur también existe
(...)
21. con su como francés
22. y su academia sueca
23. su salsa americana
24. y sus llaves inglesas
25. con todos sus misiles
26. y sus enciclopedias
27. su guerra de galaxias
28. y su saña opulenta
29. con todos sus laureles
30. el norte es el que ordena
31. pero aquí abajo abajo32. cerca de Ias raíces
33. es donde Ia memoria
34. ningún recuerdo omite
35. y hay quienes desaparecen
36. y hay quienes se desviven
37. y así entre todos logran
38. lo que era un imposible
Adaptado de: BENEDETTI, Mano. Preguntas al azar. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1986. p. 153-154.
As palavras que seguem a mesma regra de formação do plural de chimeneas (l. 02), misiles (l. 25) e raíces (l. 32) são, respectivamente
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UNIOESTE) Considerando as diversas estruturas celulares relacionadas no Quadro abaixo, escolha a alternativa cuja estrutura corresponde corretamente à função e à distribuição.
- Matemática | 09. Probabilidade
O organizador de uma competição de lançamento de dardos pretende tornar o campeonato mais competitivo. Pelas regras atuais da competição, numa rodada, o jogador lança 3 dardos e pontua caso acerte pelo menos um deles no alvo. O organizador considera que, em média, os jogadores têm, em cada lançamento, de probabilidade de acertar um dardo no alvo.
A fim de tornar o jogo mais atrativo, planeja modificar as regras de modo que a probabilidade de um jogador pontuar em uma rodada seja igual ou superior a Para isso, decide aumentar a quantidade de dardos a serem lançados em cada rodada.
Com base nos valores considerados pelo organizador da competição, a quantidade mínima de dardos que devem ser disponibilizados em uma rodada para tornar o jogo mais atrativo é
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Unisc) Em recente artigo publicado na Revista Brasileira de Educação, a pesquisadora Heloisa Helena Martins analisa a relação entre juventude e mercado de trabalho.
No seu texto, ela apresenta o seguinte comentário: “Informações referentes às montadoras de carros no Brasil revelam que no período de 1991 a 1995 houve um crescimento da produção de 70% e de 78% na produtividade, enquanto verificou-se uma redução no emprego de 5%. No setor de autopeças, no mesmo período, houve um aumento no faturamento de 74%, de 97% na produtividade, e uma diminuição de 12% no emprego (DIEESE, 1996a). O que esses dados demonstram é o crescimento econômico acompanhado pela redução dos postos de trabalho e que, apesar da exigência cada vez menor de mão de obra, obtêm-se cada vez mais bens e serviços.”
(MARTINS, Heloísa Helena Teixeira de Souza. O jovem no mercado de trabalho. Rev. Bras. Educ. 1997, n.05-06, pp. 96-109. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24781997000200009&lng=pt&nrm=iso. ISSN 1413-2478.)
Com base no argumento da autora, é possível afirmar: