Em um mês,uma loja de eletrônicos começa a obter lucro já na primeira semana.O gráfico representa o lucro (L) dessa loja desde o início do mês até o dia 20.Mas esse comportamento se estende até o último dia,o dia 30.
A representação algébrica do lucro (L) em função do tempo (t) é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 1
Governo reconhece “racismo institucionalizado” apontado pela ONU
Ricardo Senra
BBC Brasil de São Paulo
“O Governo Brasileiro reconheceu e reconhece sua responsabilidade e criou a Secretaria
de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003.”
O comentário, enviado à BBC Brasil pela secretaria com status de ministério, responde a um relatório divulgado nesta sexta-feira pela ONU. O órgão mundial afirma que o racismo “permeia todas as áreas da vida” no Brasil.
As Nações Unidas concluem que o país vive um “mito de democracia racial” e que há “racismo institucionalizado” e uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade brasileira.
As Nações Unidas concluem que o país vive um “mito de democracia racial” e que há “racismo institucionalizado” e uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade brasileira.
Segundo o Planalto, a implementação de cotas raciais na educação e no serviço público e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foram medidas importantes no processo de reversão deste problema histórico no país.
A ONU concorda e diz que os principais avanços ocorreram durante o governo do ex-presidente Lula.
As críticas do relatório e o posterior “mea culpa” são resultado da visita de um grupo de trabalho da ONU a Brasília, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.
Os especialistas foram recebidos por representantes do governo, do judiciário e de organizações da sociedade civil.
Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140911_eleicoes2014_onu_racismo_rs.shtml>. Acesso em: 3 jun. 2016.
Texto 2
(Comentário sobre a notícia do texto 1)
O brasileiro tem por tradição nunca ser o que se apresenta à sociedade. É muito comum ver estrangeiros reclamarem dessa característica tão peculiar do brasileiro. Moldamos nossa personalidade às condições existentes no momento. Ora somos brincalhões, ora somos sérios ao extremo, ora somos religiosos em situações aflitivas e ora somos ateus convictos, depende do momento que se apresente. Sobre essa égide é que conseguimos esconder por toda uma vida o malfadado racismo. [...]
A prova maior disso tudo são as próprias leis de proteção aos que sofrem o racismo, elas são segregadoras. Quando você cria quotas de inserção para qualquer coisa ou qualquer raça, você está indiretamente oficializando um ato segregador para aqueles.
[...]
#Disse Carlos Leonardo
Disponível em: <http://opinando.blog.br/2016/04/governo-reconhece-racismo-institucionalizado-apontado-pela-onu/>.
Acesso em: 3 jul. 2016.
Glossário:
égide – escudo, proteção.
Considere as afirmações sobre o texto 1:
I. A existência de uma “ideologia do embranquecimento” é apresentada como argumento de que a democracia racial brasileira é fantasiosa, irreal.
II. Embora faça críticas, o relatório da ONU elogia os esforços do governo e reconhece as dificuldades insuperáveis, por se tratar de um problema histórico do país.
III. A expressão “mea culpa” (“minha culpa”) refere-se à nota da Seppir, através da qual o governo reconhece sua responsabilidade na questão do racismo institucionalizado.
IV. Como resultado da visita de um grupo de trabalho ao país, a ONU voltou atrás e passou a afirmar que o governo já reverteu o problema do racismo institucionalizado.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(IFPE) Cerca de duas mil pessoas são diagnosticadas com hanseníase em Pernambuco a cada ano. Somente em 2016, Recife notificou 329 novos casos, representando 20,2% do número no estado. A doença não apresenta mortalidade, mas tem uma representação por possíveis complicações, como o grau de incapacidade provocado pela perda de força muscular, por exemplo. A hanseníase é infecciosa, afeta os nervos periféricos, ou seja, provoca alteração de sensibilidade. Então, se percebe quando não há pelos na região, não se sente frio, calor ou dor.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Consultório móvel alerta sobre hanseníase.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um(a)
- Biologia
Assinale a opção em que todas as características descritas pertencem aos Cnidários.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIFACS) Desde 1918, com a epidemia de gripe espanhola, as autoridades do campo de saúde pública não decretam “emergência sanitária nacional”. Esses 97 anos de estabilidade nas epidemias tiveram solução de continuidade, quando o Ministério da Saúde foi levado a recorrer, nesse mês de novembro, novamente o expediente, ao receber o Relatório sobre bebês portadores de microcefalia na Região Nordeste, sobretudo em Pernambuco, que detém o maior número de notificações. A microcefalia é uma condição neurológica na qual o perímetro encefálico está abaixo do padrão internacional e pode ser causado por desnutrição da gestante, uso de bebida alcoólica ou epidemias infecciosas. O Ministério da Saúde está atribuindo o atual surto da doença à recente epidemia do Zika-vírus, um retrovírus, transmitido pelo mosquito da dengue, Aedes aegypti, que se dissemina, principalmente, no Nordeste. A situação, gravíssima por si só, tornou-se desoladora diante da desinformação e das precárias condições socioeconômicas da maioria das mães gestantes. A criança microcefálica necessita de cuidados especiais que, geralmente, têm um custo elevado, como fisioterapia constante e terapia ocupacional.
Uma análise da problemática da disseminação da microcefalia, associada ao Zika-vírus e relacionada aos conhecimentos das Ciências da Natureza, permite corretamente afirmar:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(FUVEST 2012 1ª FASE) Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino.
Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades:
I. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, como consequência da queima da vegetação.
II. Aumento do processo de laterização, devido à perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo.
III. Aumento da concentração de metano (CH4) atmosférico, liberado pela digestão animal.
IV. Diminuição da fertilidade dos solos pela liberação de cátions Na+, K+, Ca2+ e Mg2+, anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas.
Está correto o que se afirma em