Enquanto o pensamento de Santo Agostinho representa o desenvolvimento de uma filosofia cristã inspirada em Platão, o pensamento de São Tomás reabilita a filosofia de Aristóteles — até então vista sob suspeita pela Igreja —, mostrando ser possível desenvolver uma leitura de Aristóteles compatível com a doutrina cristã. O aristotelismo de São Tomás abriu caminho para o estudo da obra aristotélica e para a legitimação do interesse pelas ciências naturais, um dos principais motivos do interesse por Aristóteles nesse período.
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
A Igreja Católica por muito tempo impediu a divulgação da obra de Aristóteles pelo fato de a obra aristotélicaQuestões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise a imagem a seguir, que representa a comparação entre os calendários hebreu, cristão e muçulmano.
Disponível em: BRAICK, Patrícia Ramos. Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p.22.
Explique por que o calendário adotado no Ocidente é chamado de calendário cristão.
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UERJ) Os capilares são os vasos sanguíneos que permitem, por difusão, as trocas de substâncias, como nutrientes, excretas e gases, entre o sangue e as células. Essa troca de substâncias é favorecida pela seguinte característica dos capilares: - Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
O Vale dos Vinhedos pode ser o destino perfeito também para a turminha do suco de uva
por Alexandra Aranovich
Quando minha filha tinha seis meses, meu marido preparou uma surpresa para o meu aniversário. Buscou-me no trabalho e seguiu rumo à estrada para Bento Gonçalves. Fiquei feliz e, ao mesmo tempo, em choque por deixar um bebê tão pequerrucho em casa. Ao chegarmos na Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira, a surpresa foi ainda maior: amigos e família e, é claro, minha pitoca enrolada num poncho. Todos me aguardavam para cantar os parabéns. Catarina, minha filha, pulou de colo em colo e acompanhou o grupo nas voltas pelo Caminhos de Pedra, no almoço típico colonial do Nona Ludia e nas maravilhas do jantar harmonizado da Pousada e Vinícola Don Giovanni.
Anos se passaram, e o bebê fofo do poncho foi para a escolinha. Para a minha sorte, na turma havia uma mãe que agitava programas de lazer que unissem os coleguinhas nos finais de semana (é tu mesma, Ana Leal!). Assim, lá fomos nós mais uma vez em bando para Bento. Comemos capelletti e galeto no Canta Maria, dançamos a tarantela no trem Maria Fumaça e passamos o final de semana curtindo a área verde do hotel Villa Michelon com os amiguinhos recém-saídos das fraldas.
Mesmo sem atividades específicas voltadas para a turminha do barulho, a região continuou proporcionando boas lembranças em família. Programas gostosos como comer bem (quem não gosta?), conhecer a cultura italiana e fazer piquenique. [...]
Aos poucos, a terra dos vinhos foi se transformando no nosso vale da turma do suco de uva. Após uma série de experiências pessoais gratificantes, Bento provou ser um destino gostoso em família por detalhes cada vez mais raros em nosso cotidiano urbano: o contato com a natureza e a proximidade com os amigos e familiares. E o melhor, bem próximo de casa e com o temperinho sem igual da cozinha de gringo da Serra. Com uma boa dose de sol e parceria, nada melhor do que rolar pelo gramado dos vinhedos. Saluti!
Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/05/
alexandra-aranovich-vale-das-criancas-4151121.html>.
Acesso em: 23 abr. 2015.
Vocabulário:
vinícola – fábrica de vinhos.
capelletti; galeto – comidas típicas da Itália.
Leia as afirmações abaixo:
I. A expressão suco de uva é utilizada para diferenciar a bebida adequada às crianças da bebida própria para os adultos.
II. Ana Leal é uma colega de Catarina.
III. Bento Gonçalves oferece muitas atividades específicas para crianças.
IV. A expressão cozinha de gringo da Serra pode ser justificada pelo uso anterior das expressões capelletti, galeto e cultura italiana.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Geografia | 6.4 Transportes
Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.
ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO, F. D., Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio-ago, 2014 (adaptações).
Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a - Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(FUVEST 2010 1ª FASE) O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin.
Diante disso, considere as seguintes afirmativas:
I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.
Está correto o que se afirma em