A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas. As duplas ligações dos alcenos são clivadas pela oxidação com o ozônio (O3)
Considere a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno:
Quais são os produtos formados nessa reação?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
Leia o trecho do Decreto de Abertura dos Portos de 1808.
Que sejam admissíveis nas Alfândegas do Brasil todos e quaisquer Gêneros, Fazendas, e Mercadorias transportadas, ou em Navios Estrangeiros das Potências, que se conservam em Paz, e Harmonia com a Minha Real Coroa, ou em Navios dos Meus Vassalos, pagando por entrada vinte e quatro por cento; (…) Que não só os Meus Vassalos, mas também os sobredidos Estrangeiros possam exportar para os Portos, que bem lhes parecer a benefício do Comércio, e Agricultura, que tanto Desejo promover, todos e quaisquer Gêneros, Produções Coloniais, à exceção do Pau-brasil, ou outros notoriamente estancados, pagando por saída os mesmos Direitos já estabelecidos nas respetivas Capitanias (…). Escrita na Bahia aos 28 de janeiro de 1808.
Disponível em: http://www.brasilcultura.com.br/historia/28-de-janeiro-abertura-dos-portos/Acesso em: nov. 2011.
Aponte um efeito político e um efeito econômico da Abertura dos Portos para a América Portuguesa.
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(MACKENZIE) LAUGHING ALL THE WAY
Understanding jokes is part of the process of native language acquisition, and jokes are part of the charm that belongs to any language. Learning to understand jokes in a new language is both a cause, and a consequence, of language proficiency (Cook 2000).
The most obvious benefit of understanding jokes is that it can help students feel more comfortable in their new language. A shared moment of humor lowers the affective filter, that invisible barrier that makes learners feel awkward and uncomfortable. A low affective filter is one of the cornerstones of successfully learning a new language (Krashen 1982). If a class can laugh together, they are likely to learn better together, too. Jokes based on wordplay have additional benefits because they build metalinguistic awareness, or conscious awareness of the forms of language, and this, ___( I )___, helps in learning more language (Ely and McCabe 1994; Zipke 2008; Lems 2011). In particular, metalinguistic awareness boots reading comprehension and encourages higher-order thinking.
___( II )___ native speakers need to access a great deal of linguistic information and background knowledge to “get” a joke (Aarons 2012). At the same time, jokes that are based on wordplay in another language can be really hard to understand because they need to be processed very quickly. In a social setting where everyone is standing around chatting, understanding a joke that comes up may seem like a high-stakes test. Not understanding a joke in this situation can make someone feel like an outsider and create a sense of isolation. ___( III )___, an important part of learning a new language is learning to enjoy its jokes.
Puns: A special form of joke
Puns are a special form of humor based on double meanings. Puns are sometimes nicknamed “the lowest form of humor” and often greeted with groans, but in fact, the language knowledge needed to understand a pun is very sophisticated (Pollack 2011).___( IV )__ they require processing the sound and meaning of words twice, puns demand considerable language agility. __( V )__ humor based on sight gags, funny facial expressions, or amusing visual arrangements, the humor of pun is based on language play.
ENGLISH TEACHING FORUM – VOLUME 51 NUMBER 1 2013
The words that properly fill in blanks I, II, III, IV and V, in the text, are:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Homem morre afogado em lagoa de Linhares, no norte do ES
Um homem morreu afogado na Lagoa do Aguiar, zona rural de Linhares, norte do Espírito Santo, na tarde de domingo. Segundo a Polícia Civil, a vítima era moradora da Serra, na Grande Vitória, e foi passar o domingo na lagoa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Linhares, o afogamento aconteceu por volta das 14 horas. O homem estava em um bote com outra pessoa quando a embarcação virou e ele caiu na água. O corpo da vítima foi retirado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Colatina.
A lagoa fica em uma propriedade particular na região de Baixo Quartel. O corpo foi recolhido e levado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares.
Disponível em: <g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/11/homem-morre-afogado-em-lagoa-de-linhares-no-norte-do-es.html>.
Acesso em: 12 jan. 2015. Adaptado.
O texto tem por finalidade
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Maurício tem um estoque de 560 metros de cabo de cobre. Como o produto está em falta no mercado, ele venderá 3/7 do que possui para um colega de profissão, por R$ 2,60 o metro. Escreva a expressão numérica que representa o valor que Maurício receberá nessa transação. Em seguida, resolva essa expressão.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma determinada panificadora dispõe de cinco tipos de farinha de trigo, cujos percentuais de impureza estão indicados na tabela a seguir.
Tipo
Percentual de impureza
A
8%
B
10%
C
14%
D
15%
E
16%
Sabe-se que o limite máximo do percentual de impureza, presente na farinha de trigo, permitido para a produção de pães é 12%, e que essa panificadora prepara a farinha de trigo a ser utilizada, conforme o tipo do pão a ser produzido, de acordo com as orientações apresentadas a seguir.
Tipo de pão
Preparo da farinha
Baguete
Misturar 410 g do tipo A com 430 g do tipo E
Brioche
Misturar 360 g do tipo A com 480 g do tipo D
Ciabatta
Misturar 400 g do tipo B com 440 g do tipo C
Croissant
Misturar 460 g do tipo B com 380 g do tipo D
Francês
Misturar 280 g do tipo B com 560 g do tipo E
O tipo de pão produzido por essa panificadora que atende ao limite máximo do percentual de impureza estabelecido é o