Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX) com a baseNH3,de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio NH4X de acordo com a equação química genérica:
FELIX. E. P.; CARDOSO, A. A. Fatores ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, n. 21, maio 2005 (adaptado).
A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por
Questões relacionadas
- Matemática | 11. Binômio de Newton
(FGV) Desenvolvendo-se o binômio P(x) = (x+1)5, podemos dizer que a soma de seus coeficientes é:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença.
São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Os textos a seguir são respectivamente, uma notícia e um gráfico. Leia-os e resolva as questões.
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SEGUE MATANDO
Falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano, diz ONU
A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que " o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial".
Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que "põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o “acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarréicas”.
Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinados para mulheres.
Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.
Isso aconteceria porque, por exemplo, "o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana", explicou a especialista.
"No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano" em nível mundial, afirmou.
Falta de água potável segue matando. Postado por @infoambiental . Folha OnLine – Ambiente. Mar. de 2009. Disponível em:
http://aguadonadavida.blogspot.com.br/2009/03/falta-de-agua-potavel-segue-matando.html. Acesso em: 15 de mar. de 2012.
O texto I é uma notícia que aborda a falta de água no mundo. Releia com atenção os trechos sublinhados e explique o efeito que essas informações provocam no leitor.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(PUC-SP) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozoides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Texto para a questão Aquarela Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela;
Cheiro de chão que amanhece.
Estavas sob a latada
Quando te abri a janela. Cheiro de jasmim-laranja
Pelos jardins anoitece;
Junto a papoulas dobradas,
Num canteiro florescendo,
A tua saia singela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... Não sei se és tu, se eras outra,
Não sei se és esta ou aquela,
A que não quis nem me quer,
Fugindo sob a latada
Nessa tarde de aquarela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... CARDOZO, Joaquim. Signo Estrelado. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 193. Vocabulário:
Macaibeira ou macaubeira – palmeira comum desde a América Central até a região Sudeste do Brasil.
Latada – caramanchão, alpendre de casa rústica
Enunciado:
Em sua fala, o eu lírico dirige-se: