(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) Um longo trecho retilíneo de um rio tem um afluente perpendicular em sua margem esquerda, conforme mostra a figura. Observado de cima,um barco trafega com velocidade constante pelo afluente para entrar no rio.Sabe-se que a velocidade da correnteza desse rio varia uniformemente, sendo muito pequena junto à margem e máxima no meio. O barco entra no rio e é arrastado lateralmente pela correnteza, mas o navegador procura mante-lo sempre na direção perpendicular à correnteza do rio e o motor acionado com a mesma potência.
Pelas condições descritas, a trajetória que representa o movimento seguido pelo barco é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Texto base: Leia a piada para responder à questão 8. Cemitério? Dois caipiras estavam discutindo. Queriam saber como se escreve cemitério.
— Óia cumpadre, eu acho que é cemetério, porque lá é tudo feito de cemento.
— Pois eu acho que é sumitério, cumpadre, porque, quando nóis vai pra lá, nóis sume. Disponível em: <http://humortadela.bol.uol.com.br/piadas-texto/26439>. Acesso em: 31 out. 2013.
Enunciado:
O humor do texto decorre de
- Matemática | B. Regra de Três
José e Pedro decidiram fazer uma viagem de férias para o litoral brasileiro. José, que já havia feito este percurso, afirmou que rodando uma média de 8 horas por dia a uma velocidade média de 60 km/h, tinha levado 6 dias para completá-lo. Pedro comprometeu-se a dirigir 9 horas por dia à velocidade média de 80 km/h.Considerando que Pedro vá dirigindo, a quantidade de dias, que levarão para completar o percurso da viagem, será de:
- Física | A. Escalar
(FACULDADE GUANAMBI) A prática esportiva é uma ferramenta importante para melhorar a saúde dos indivíduos. Uma excelente atividade física é a caminhada.
Considerando-se um paciente de uma clínica de reabilitação que realiza diariamente uma caminhada de 10,0 min em uma esteira desenvolvendo uma velocidade de 40,0 cm/s, é correto afirmar que a distância diária que o paciente percorre, em km, é igual a
- História - Fundamental | 05. A Vida na Pré-História
Leia o texto:
“Os animais lutam, mas não fazem guerra. O homem é o único primata que planeja o extermínio dentro de sua própria espécie e o executa entusiasticamente e em grandes dimensões”
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Guerra Civil, São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
Os homens do início do século XX conheceram o horror de uma guerra marcada por uma violência sem precedentes que “arruinou vencedores e vencidos”. Dentre os diversos fatores responsáveis pela eclosão da I Guerra Mundial podem ser apontados, EXCETO.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
. CRIANÇAS BLOGUEIRAS SOLTAM A CRIATIVIDADE NA INTERNET
Cada vez mais garotos e garotas blogueiras se destacam na internet. Alguns contam seus dramas, compartilham novidades com amigos ou falam de coisas que curtem. Mas algumas crianças vão além e mostram toda sua criatividade na rede. Exemplos são a Joana Brandão Ziller, a Jojo, 10, e o Gabriel Naressi, 13.
Jojo gosta de transformar em arte tudo o que vê. Ela não sabe se gosta mais de desenhar ou de escrever poesias. Na dúvida, faz os dois. Assim, imagem vira quadro e quadro vira poema. Em vez de guardar as pinturas no armário, a menina criou um blog para postar suas criações.
Já Gabriel Naressi trilha o caminho do humor. Blogueiro há três anos, o Mundo Tosco tem umas sacadas incríveis --vale sempre dar um pulinho lá.
Confira abaixo bate-papo com os jovens blogueiros.
JOJO
Por que resolveu ter um blog?
Como eu fazia muitas pinturas, elas acabavam indo para o lixo ou iam parar em lugares que depois eu não conseguia encontrar. A ideia era ter um lugar onde as pinturas que eu gostasse ficassem, para eu poder me lembrar delas.
Você se inspirou em algum blog para fazer o seu?
Meu pai tem um blog chamado Trinca da Pesada. Lá ele coloca frases engraçadas que eu e meus irmãos falamos no dia a dia. Eu queria fazer um blog há algum tempo, aí ele me ajudou a criar o blog.
Você atualiza o blog com frequência?
Não, porque não consigo fazer uma pintura rápido. Tenho que ter um certo tempo para fazer. Gosto de fazer, aí deixar de lado, retomar e fazer de novo para ver como está.
O que você mais gosta de desenhar?
Depende muito do momento. Quando estou muito inspirada, gosto de desenhar coisas que não existem, o que vier primeiro na minha cabeça. Quando não estou, tento imaginar coisas que já existem para eu fazer.
Quem são seus artistas plásticos favoritos (entre desenhistas, pintores, designers etc.)?
Gosto muito do Picasso, do Leonardo da Vinci (adoro o traço dele, é muito firme). Mas não conheço muitos.
Você também escreve poesias. Sobre o que fala nelas? Têm relação com as imagens que pinta?
Gosto bastante de poesia, e também de ler. Muitas vezes eu faço um desenho, imagino uma coisa e faço uma poesia. Ou eu faço um desenho e depois a poesia.
GABRIEL
Com quantos anos começou a postar no blog?
Comecei com dez anos.
Tem gente que já fala que blog é coisa de "velho" (tipo 30 anos ou mais)... Concorda? Por quê?
Mais ou menos. Blog não é só pra adultos que vivem disso, mas pra quem quer escrever como hobby. Acho que nos últimos tempos as crianças têm ingressado ainda mais nos blogs.
O que você mais gosta de postar?
Gráficos, tirinhas, vídeos, imagens. O mais divertido e rápido são os gráficos.
Você faz várias piadas gráficas. Da onde vêm essas ideias?
Ah... durante a aula de matemática, quando eu estou andando, antes de dormir... São coisas que vêm no meu cérebro.
Ultimamente você tem postado menos. Está fazendo algo diferente na internet?
Não. Estou no nono ano do ensino fundamental e fazendo cursinho. O tempo fica menor com todas essas provas e trabalhos. Mas prometo para os meus leitores que os posts voltarão com muito mais frequência nas férias, com algumas coisas novas também.
Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/745873-criancas-blogueiras-soltam-a-criatividade-na-internet.shtml> Acesso em 05/06/2010
a) Complete o quadro, fazendo uma comparação entre os entrevistados e seus blogs.
b) Cite uma semelhança entre os dois blogueiros entrevistados.