O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda – Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.
Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).
O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A linha, ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linhas. Cada uma sugere uma sensação diferente. Esses tipos de linhas são padronizados no mundo inteiro.
Reta. A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza obra de Mario Fresco.
Curva. A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade
Vertical. Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.
Horizontal Indica repouso. Também pode expressar quietude.
Inclinada Faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.
Ondulada. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.
Espiral. Indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
Quebrada. Indica movimento. Forma-se combinando-se linhas retas.
http://assuntosdaana.blogspot.com/2010/03/linhas.html
Converse com a turma sobre o elemento de linguagem visual linha e sugira que pesquisem sobre o assunto em livros, revistas e sites, principalmente sobre os tipos de linhas que existem e suas aplicações no mundo. Abra uma roda de discussão para proporcionar a troca das informações pesquisadas e sugira aos alunos que eles busquem os vários tipos de linhas no espaço da escola e até mesmo em seu entorno próximo.
Proponha aos alunos fazerem alguns registros fotográficos que exemplifiquem os tipos de linhas, não importando se são linhas criadas pelo homem ou encontradas na natureza, como por exemplo, as linhas curvas do rosto. A partir dos registros feitos, cada aluno deverá escolher uma foto para cada tipo de linha e fazer alguns estudos utilizando lápis preto sobre papel branco tamanho A4, para cada foto escolhida. No primeiro estudo ele deverá utilizar a linha contínua, ou seja, sem interrupção, sem tirar o lápis do papel, como no exemplo abaixo, no segundo estudo deverá usar linhas interrompidas, sempre definindo cada linha em separado, sem continuar em outra linha, e um último estudo livre.
Monte na sala de aula um varal com os melhores trabalhos de cada aluno e abra uma roda de discussão para avaliarem os trabalhos de acordo com a proposta.
http://constancalucas.blog.uol.com.br/arch2007-05-01_2007-05-31.html
- História | 6.03 Revolução Industrial
(FEEVALE) A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra a partir de meados do século XVIII, pode ser compreendida como uma revolução sem precedentes, que resultou em transformações de ordem econômica e social.
Sobre essa Revolução, são feitas algumas afirmações.
I. Implicou em um processo de mecanização do campo, alterando costumes e paisagens.
II. Implicou em mudanças de grande amplitude, como a nova organização das relações trabalhistas.
III. Implicou em uma nova concepção de tempo, vinculada à produção e ao trabalho nas fábricas.
Marque a alternativa correta.
- Geografia | 6.2 Energia
(UEPB) As proposições abaixo fazem referência à temática BIODIESEL. Analise-as.
I. A produção das matérias primas importantes para geração de biodiesel vem colocando o Brasil corno carro chefe na discussão geopolítica em torno dos caminhos a serem tomados pelos investidores mundiais, a partir de possível substituição dos combustíveis fósseis pelos que gerar “energia limpa”.
II. Apesar da grande extensão territorial do Brasil e da existência de grandes áreas de fronteiras agrícolas, não há mais possibilidades de incorporação de novos espaços produtivos para a produção de matéria-prima voltada para geração de biodiesel.
III. A geopolítica energética do mundo mudou no século XXI, com o discurso ambiental dos projetos de gestão. Esses discursos afirmam que o cultivo agrícola voltado para geração do biodiesel é uma necessidade para as agendas de proteção ambiental, que precisam de “combustíveis limpos”, o que torna o Brasil um importante país para sua produção e exportação.
Está(ao) corretas(s):
- Física | 3.2 Dilatação
Na figura são mostradas quatro placas metálicas retangulares feitas de um mesmo material. A medida de cada um dos lados dessas placas vale L, 2L ou 3L. A temperatura das placas sofre um aumento T a partir de um mesmo valor inicial,T0.
Marque a alternativa onde as relações entre os aumentos, A, nas áreas das placas estão indicadas corretamente.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST 2017 1° FASE) Helena, cuja massa é 50 kg, pratica o esporte radical bungee jumping. Em um treino, ela se solta da beirada de um viaduto, com velocidade inicial nula, presa a uma faixa elástica de comprimento natural L0= 15 m e constante elástica k = 250 N/m. Quando a faixa está esticada 10 m além de seu comprimento natural, o módulo da velocidade de Helena é
Note e adote:
- Aceleração da gravidade: 10 m/s2.
- A faixa é perfeitamente elástica; sua massa e efeitos dissipativos devem ser ignorado.